PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

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    Memória e corpo na biografia de Ney Matogrosso : espaço público e privado no jornalismo de teor testemunhal.
    (2024) Santos Júnior, Carlos Augusto Pereira dos; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Schwaab, Reges Toni; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado
    Esta dissertação tem como objetos de pesquisa o livro "Ney Matogrosso: a biografia" (2021), escrito pelo jornalista e biógrafo Julio Maria, e duas entrevistas realizadas com o autor da obra. O objetivo geral é realizar uma análise da relação entre corpo (BUTLER, 2017; RUBIN, 2017; FOUCAULT, 1998; GONÇALVES, 2004; ZUMTHOR, 2018), memória (POLLAK, 1989; SARLO, 2007; SELIGMANN-SILVA, 2008; AGAMBEN, 2009), e testemunho jornalístico (FROSH, 2009; BARRETOS, 2017; MAIA, PERES, 2023), assim como dos limites entre o espaço público e privado (LONGUI, 2006; SILVA, 2006; CHRISTOFOLETTI, 2019; MAIA, FERNANDES, 2022). Com isso, surge o seguinte problema de pesquisa: "Em que medida as escolhas narrativas do biógrafo, no que concerne à memória e ao corpo, delineiam as fronteiras entre o espaço público e privado na elaboração de narrativas biográficas no âmbito do jornalismo de teor testemunhal?". A análise baseia-se em uma abordagem epistemológica fundamentada no jornalismo de teor testemunhal, respaldada pelos estudos de Frosh e Pinchevski (2009), Resende e Peres (2016), além de Maia e Fernandes (2023). Ainda foram definidos dois eixos norteadores: a relação entre biógrafo, biografado e fontes; e a relação entre biógrafo e processo da narrativa biográfica. Ambos têm como operadores metodológicos a "concepção de memória", que busca investigar as interpretações sobre memória no espaço público e privado; e a "concepção de corpo", a fim de se compreender como a interpretação sobre o corpo foi fundamental para a construção da biografia de Ney. Como resultados, evidenciou-se que a biografia de Ney, escrita por Maria (2021), considerou as ideias de memória e corpo na construção de uma narrativa centrada nas vivências do artista. Esses elementos configuraram a narrativa e levaram o jornalista a pensar sobre os limites no espaço público e privado. Assim, a pesquisa também suscita outras formas de configurações narrativas e pensa o processo de construção da pauta, captação e edição do livro jornalístico, e as relações entre biógrafo e biografado, e biógrafo e construção da narrativa.
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    Intôlerancia e diversidade no Twitter : disputas da esquerda política brasileira no perfil de Wilson Gomes entre 2018 e 2022.
    (2023) Faccion, Julia; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Borges, Priscila Monteiro; Rodrigues, Hila Bernadete Silva
    O objetivo desta dissertação de mestrado é verificar como se afeta a diversidade da esquerda brasileira entre si no Twitter, a partir dos agenciamentos de atores humanos e não humanos na rede, valendo-se de como se dão as disputas entre diferentes usuários no perfil de Twitter de Wilson Gomes acerca do que entendem como pertencente à esquerda política brasileira. Para isso, nosso estudo se concentrou entre 2018 e 2022 (momento em que o Brasil viveu o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro e quando a esquerda política ansiava pela retomada de representação governamental) sobre disputas entre diferentes usuários no perfil de Twitter de Wilson Gomes acerca do que entendem como pertencente à esquerda política brasileira. O perfil do professor foi escolhido porque ele conta com certa popularidade no mundo virtual justamente por tecer análises críticas sobre a política brasileira e mundial há alguns anos, além de se valer bastante da controvérsia, recorrentemente tocando tópicos voltados a disputas e identidades de pessoas de esquerda. Para compor essencialmente nosso referencial teórico, valemo-nos dos Estudos de Plataforma, Estudos Críticos de Algoritmos e a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour para trabalharmos a multiplicidade de atores e de possibilidades na plataforma do Twitter, abordando especificamente o algoritmo e as affordances da rede; tratamos dos laços com o Outro em meio a uma variedade de identidades através de Raquel Recuero, com os “Atos de ameaça à face e à conversação em redes sociais na internet” (2016) e arrematamos as noções de crença, dúvida e incômodo por meio de Charles Peirce, com “A fixação da crença” (1877), e Priscila Borges e Renira Gambarato, com a aplicação da fixação da crença em plataformas (“The role of beliefs and behavior on Facebook: a semiotic approach to algorithms, fake news, and transmedia journalism”, 2019); por fim, Kathryn Woodward (“Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual”, 2014) e Tomaz Tadeu da Silva (“A produção social da identidade e da diferença”, 2014) embasaram nossas análises sobre identidade e diferença, expandidas aqui para as análises de identidade política. Análises de conteúdo e análises de conversação são nossas principais diretrizes metodológicas. Foram coletados 50.858 tweets através de um código aberto e estes dados foram examinados de forma automatizada para serem categorizados e finalmente reduzidos a 755 publicações. Observamos as interações, analisando como o espectro político promove o debate público na plataforma, como entende o que compõe as próprias identidades da esquerda e como todas elas preservam diversidade entre si. Para isso, discutimos o algoritmo e apresentamos algumas affordances do Twitter, descrevendo como podem ser utilizadas para conversação ou não, de acordo com a apropriação de seu uso pelos usuários. Discutimos a formação e autocompreensão de identidade, especificamente a identidade política, e examinamos evidências disso nas publicações e interações de Wilson Gomes debatendo a esquerda, refletindo sobre ódio, ataque, intolerância e diversidade.
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    Entre a praia e as telas : a constituição do público na circulação midiática do “De Férias com o ex Caribe” no Twitter.
    (2023) Moreira, Marcella Souza; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Borges, Priscila Monteiro; Simões, Paula Guimarães
    Esta pesquisa tem como objetivo discutir a seguinte questão: como as interações dos telespectadores no Twitter sobre o De Férias com o Ex Caribe permitem observar a constituição de um público para o programa a partir de uma experiência coletiva e comunicacional de contato? Esse programa foi exibido pela MTV Brasil e pela Paramount+, entre 13 de janeiro a 31 de março de 2022, e mobilizou grande participação do público nas redes sociais digitais, em especial no Twitter. Observa-se, nessa pesquisa, que a circulação ampliada do reality show no Twitter expandiu o alcance do programa devido ao uso de uma segunda tela, que permitiu (e encorajou) a interatividade em tempo real, através de comentários online, hashtags e compartilhamento de conteúdo pelos telespectadores. Diante disso, busca-se compreender a emergência do público do programa no Twitter a partir das conversações síncronas e assíncronas referentes ao reality show, utilizando um conjunto de hashtags selecionadas para essa observação. Nesta pesquisa, entende-se o público como mutável, dinâmico e emergente das interações com o produto midiático, de forma que ele é mais do que um mero conjunto de pessoas, reconhecendo-os como sujeitos comunicacionais que se articulam relacionalmente por meio do contato com o produto midiático (modelo praxiólogico). O corpus deste trabalho foi constituído pelas hashtags mais destacadas no Twitter durante a transmissão do programa De Férias com o Ex Caribe, sendo elas: #DeFeriasCaribe, #DeFeriasComoEx e #ExNaMTV. A coleta abrangeu 20.266 tweets e foi realizada via plataforma Netlytic. Utiliza-se uma metodologia combinada de análise de conteúdo e análise de conversação, a fim de rastrear os temas recorrentes e o curso das interações travadas na plataforma. Para realizar a análise, essa pesquisa observa a articulação de três eixos: (1) o programa De férias com o Ex Caribe, com suas questões narrativas e discursivas; (2) a MTV, na condição de instância produtora e gerenciadora das redes sociais digitais do programa no Twitter, impulsionando hashtags e alimentando esse espaço de conteúdos referentes à emissão; e (3) o público do programa que se mobiliza no Twitter, estabelecendo interações vinculadas ao programa. Para analisar esses três eixos de forma articulada, foram criadas quatro categorias analíticas: O programa e as tensões dos relacionamentos amorosos; Os conflitos morais: o machismo, o vínculo amoroso esexual e a homoafetividade; A MTV, o programa e o público; O público e as interações. Percebe-se que interação entre a televisão e o Twitter exerce um papel central na experiência do telespectador, com suas interpretações influenciando a narrativa e vice-versa. Na análise, nota-se que o programa tenta gerenciar essas interações, como evidenciado pelo tom da narração, que se estende às ações da MTV e às interações na plataforma, resultando em um ciclo de influência mútua. Conclui-se que o público desempenha um papel essencial nacompreensão, disseminação e amplificação do conteúdo De Férias com o Ex Caribe no Twitter,sendo suas ações cruciais para aumentar o alcance e a visibilidade do programa.
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    Cartografia afetiva do Congado em Berilo - MG : territórios, tempos, tradições e sentidos compartilhados.
    (2023) Faria, Raissa Fernandes; Fonseca, Maria Gislene Carvalho; Fonseca, Maria Gislene Carvalho; Jácome, Phellipy Pereira; Tavares, Frederico de Mello Brandão
    Este trabalho produz e analisa narrativas em torno da manifestação religiosa e cultural do Congado no Médio Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, especificamente na cidade de Berilo. Essas narrativas estão manifestas em mapas afetivos produzidos de forma colaborativa com dois grupos de Congado do município: o Congado de Nossa Senhora do Rosário dos Quilombolas de Berilo e a Congada de São João Batista do Quilombo de Lagoa Ezequiel. Tem como métodos e éticas metodológicas processos cartográficos de deslocamentos e de mídia- processo. O objetivo é entender como os Congados de Berilo acionam temporalidades e territorialidades nos sentidos expressos por eles em seus mapas criados durante a pesquisa, tendo como referência para essa análise autores como Milton Santos (2006, 2014), Leda Maria Martins(2021) e Gilmar de Carvalho (2005). O trabalho constrói que os sentidos que o Congado tem para os grupos de Berilo e Lagoa são da possibilidade de uma existência livre, festiva e ancorada na ancestralidade. E, ainda, da necessidade de uma resistência e de um enraizamento com o território permanentes. São sentidos de uma tradição que é viva, que faz sentido no hoje para quem a pratica. O Congado é, para os grupos, uma maneira de resistir e de existir.
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    O lugar do(a) negro(a) sob um olhar decolonial : uma análise da série Atlanta.
    (2023) Nunes, Amanna Luiza de Brito; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Soares, Rosana de Lima
    Esta pesquisa surge com o intuito de se explorar e discutir as questões raciais abordadas na série Atlanta, através de uma perspectiva temporal que busque analisar o lugar do(a) negro(a) sob um olhar decolonial. Diversas violências estruturais existentes na América - como o racismo - são decorrentes do processo de colonização europeu que ocorreu séculos atrás. Ainda que com suas especificidades em cada região, o racismo permanece como uma marca colonial que institui hierarquias raciais, sociais e culturais e que prossegue reduzindo e inferiorizando o modo de ser do não branco. A série em questão, ao apresentar vivências dos negros e negras da periferia da cidade de Atlanta (Georgia - EUA), traz pontos relevantes sobre a questão racial nos Estados Unidos e demonstra que ideias coloniais de raça permanecem na realidade atual. Dessa maneira, pretende-se com esta dissertação, realizar um estudo sobre de raça, colonialidade e decolonialidade, como forma de compreender a construção de hierarquias sociais que se mantêm nos países colonizados, sob uma lógica colonial. Além disso, a pesquisa também irá trabalhar aspectos dos estudos culturais e midiáticos, de modo a refletir acerca da estrutura de poder imbricada nas relações da mídia com a sociedade. Por fim, a pesquisa buscará compreender o lugar do negro no audiovisual e os estigmas e estereótipos endereçados a eles neste contexto. A partir de todo este acervo teórico, será realizada uma análise de quatro episódios da série Atlanta, com o objetivo de observar a maneira com que a obra atua na construção/desconstrução de estereótipos raciais e sistemas de opressão, no contexto da comunidade negra nos Estados Unidos da América.
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    A comunicação pública da ciência das TVs universitárias de Minas Gerais no contexto da desinfodemia.
    (2023) Barros, Kelen Maria Ribeiro de; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Bianco, Nelia Rodrigues Del; Souza, Marcelo Freire Pereira de
    A presente proposta de pesquisa tem o objetivo de identificar o exercício de Comunicação Pública da Ciência pelas 23 TVs universitárias de Minas Gerais registradas no Mapa 4.0 da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) dentro do contexto da desinfodemia, termo que descreve a desinformação sobre a Covid-19 (POSETTI; BONTCHEVA, 2020a). Para tal finalidade, foi realizado o método da cartografia, um dos seis princípios do rizoma, teoria filosófica do modelo epistemológico apresentado por G. Deleuze e F. Guattari (1995). Por meio de pistas do método (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), como gestos atencionais (KASTRUP, 2009) e acompanhamento de processos (BARROS; KASTRUP, 2009), buscou-se ainda a identificação dos elementos da comunicação universitária na mídia televisão; da forma como as TVUs se organizam e os seus produtos; e dos espaços que as emissoras ocupam no contexto da Ecologia das Mídias (STRATE; BRAGA; LEVINSON, 2019). O trabalho cartográfico desenvolvido se baseia em dois momentos principais: na aplicação de questionários enviados às TVUs encontradas e na análise de uma amostra de programas produzidos pelas emissoras mineiras que participaram da pesquisa. Com um retorno de cerca de 65% destas TVUs, descobriu-se assim que 86,6% delas trabalharam na produção de conteúdos com a temática coronavírus dentro da perspectiva da divulgação científica, uma das estratégias de CP da Ciência (BUENO, 2010). Além disso, foi constatado que nas seis mesorregiões de Minas Gerais que se destacaram com o registro de pelo menos uma TVU de acordo com o Mapa 4.0 da ABTU houve o exercício de Comunicação Pública da Ciência, uma vez que os programas produzidos por elas atenderam às necessidades de interesse público (ZÉMOR, 2012), de apropriação dos aparatos tecnológicos e posterior tradução dos processos científicos para o público leigo (BRANDÃO, 2012), e de diálogo (ou de busca por ele) com a comunidade por meio do modelo de participação pública que a CP da Ciência envolve (CALDAS, 2011). Isso só foi alcançado porque todas as 15 TVUs mineiras que foram cartografadas estão dentro do panorama de Ecologia das Mídias se fazendo unanimamente presentes em alguma plataforma de mídia social que viabiliza a interação direta com os telespectadores.
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    Acontecimento e testemunho jornalístico : uma análise dos livros "Olga" e "Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço".
    (2023) Fernandes, Elias Costa; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Lage, Leandro Rodrigues; Barbosa, Karina Gomes
    Esta dissertação tem, como objeto de pesquisa, os livros “Olga” (2022), de Fernando Morais, e “Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço” (2018), de Adriana Negreiros. Nosso objetivo é compreender de que modo as duas biografias jornalísticas puderam oferecer uma segunda vida a suas personagens, uma vida simbólica (QUÉRÉ, 2012), bem como entender em que medida essa segunda vida traz à tona memórias ignoradas ou excluídas devido a violências de gênero. Optamos pela análise de narrativa como nossa metodologia e definimos dois operadores metodológicos: a relação entre repórter e fontes; e a relação entre repórter e biografada, com inspiração no trabalho de Dayane Barretos (2017) e Ticiane Alves (2021). No primeiro deles, temos, como eixo operador, o testemunho na mídia (FROSH, PINCHEVSKI, 2009), no qual investigamos os processos de produção das biografias, buscando compreender como os autores se apropriam de relatos testemunhais. No segundo operador metodológico, temos, como eixo operador, o testemunho pela mídia (FROSH, PINCHEVSKI, 2009), no qual investigamos a reconstrução da experiência pelas narrativas construídas e a afetação causada por elas. Percebemos que os livros “Olga” e “Maria Bonita” oferecem uma segunda vida às suas personagens ao testemunharem, a partir da atividade jornalística, os acontecimentos que permearam a vida de ambas as mulheres. Tanto Morais quanto Negreiros, a partir de suas experiências relacionais, enquanto jornalistas, assumem uma postura ativa na dinâmica testemunhal e constituem, através da narrativa, os seus testemunhos. Os dois livros, além de evidenciar como o jornalismo opera em meio às disputas de narrativas, dão pistas sobre os modos de apropriação do testemunho do outro.
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    Afetos possíveis : circuitos afetivos em torno de personagens travestis negras em “Segunda Chamada” e “Manhãs de Setembro”.
    (2023) Sales, Giulian Pereira de; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Silva, Pâmela Guimarães da; Carrera, Fernanda Ariane Silva
    Em um cenário de violência contra LGBTI+ no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo entender quais são os afetos possíveis para travestis negras em uma sociedade estruturada por normas cisheterosexuais brancas. Por meio de uma análise crítica das interações das personagens Natasha, vivida por Lina Pereira, em “Segunda Chamada”, e Cassandra, vivida por Liniker, em “Manhãs de Setembro”, a pesquisa debate o papel pedagógico da mídia, tentando compreender se as personagens vivenciam, em suas narrativas, possibilidades afetivas que superem os dados de violência e morte que apontam as pesquisas realizadas pela ANTRA. A pesquisa utiliza-se do conceito de afetos estipulada por Baruch Spinoza (2007) e, posteriormente, trabalhada por Deleuze e Guattari (1992), Denilson Lopes (2004), Simone Cagnin (2008), Sara Ahmed (2015), Vladimir Satafle (2021) e outros pesquisadores. Ao perceber a obra de arte como um mundo de afetos, verificou-se que as séries acionam diferentes encontros de corpos e fazem reflexões e tensionamentos em torno de afetos das personagens em cenas, o que evidenciou os diferentes sistemas de subordinação que atravessam os corpos de Natasha e Cassandra. A pesquisa aprofundou-se na Teoria Queer, trazendo pensamentos em torno de Michael Warner (1993), Teresa de Lauretis (1987), Guacira Lopes Louro (2000), Eve Sedgwick (2007), Paul Preciado (2009), Guy Hocquenghem (2009), Monique Wittig (2010) e outros. Acionou-se, ainda, a interseccionalidade proposta por Kimberlé Crenshaw (1989), fazendo leituras a partir de Sueli Carneiro (2011), Jota Mombaça (2015), Achille Mbembe (2018), Lélia González (2020), bell hooks (2021), Cida Bento (2022) e Gevanilda Santos (2022). Por fim, foi necessário trazer a perspectiva decolonial a partir de Homi Bhabha (1998), Nelson Maldonado-Torres (2019), Walter Mignolo (2019). Para analisar as cenas, foi elaborado um protocolo analítico adaptado a partir de Felipe Viero Kolinski Machado (2022). Foi selecionada uma cena por episódio, pensando no momento de clímax do capítulo. A partir desse material, foi realizada uma análise crítica, em diálogo com os arcabouços teóricos listados. Compreendeu-se que a presença de Cassandra e Natasha diferem-se em muitos aspectos. Enquanto Cassandra proporciona uma reflexão em torno de circuitos afetivos, tensionando outras formas de promover encontros com corpos de travestis negras, Natasha oferece uma espetacularização das dores e violências sofridas por travestis negras no Brasil.
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    Beijo com paixão, crime com castigo : possibilidades de afeto gay em telenovelas da TV Globo.
    (2023) Moreira, Matheus Antonio; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Homrich, Lalo Nopes; Rodrigues, André Iribure
    Esta pesquisa discute as possibilidades do afeto homossexual a partir das cenas de beijo entre personagens masculinos exibidas em produtos teledramatúrgicos produzidos pela TV Globo, reunindo discussões de gênero, sexualidades e masculinidades em uma lógica heteronormativa. Analisaremos 17 cenas de beijos gays, exibidas em 16 produções teledramatúrgicas. Buscamos compreender, o contexto na trama em que as personagens estão inseridas, os conflitos e as formas de opressão impostas a cada uma delas, assim como o perfil e as condições necessários para que o beijo seja possível. No primeiro capítulo apresentamos os estudos de gênero e sexualidade, ancorados nas proposições de Butler (2002;2012;2020), Lauretis (1994), Rubin (2017) sobre as dinâmicas de poder que regulam gênero e sexo na sociedade, também exploramos o desejo homossexual a partir de Hocqhenghem (2009) e Preciado (2009), assim como a lógica heteronormativa e masculinidades a partir de Connell (2013;2015;2016) e Machado (2017). No segundo capítulo trataremos da teoria afetiva apoiados em Espinosa (2015), Deleuze e Guattari (1991) e Freud (1967), encarando os afetos como uma relação de interação entre o corpo e o mundo, assim como parte da psique humana. Trataremos do gênero televisivo telenovela, seu papel de lugar de disputas pela produção e criação de sentidos e identidades a partir de Lopes (2002;2003;2004), e da inserção da temática da homossexualidade nos produtos teledramatúrgicos a partir de Peret (2005), Colling (2007) e Silva (2015). No terceiro capítulo apresentamos a metodologia adotada nesta pesquisa, e a partir perspectivas teóricas de Kellner (2001) propomos uma análise crítica cultural da mídia. Também apresentaremos o mapeamento das cenas de beijo LGBTQI+ realizado para a compor o corpus de análise. No quarto capítulo, realizaremos o trabalho de análise proposto para as 17 cenas. Acionaremos teóricos que dialoguem com os temas tratados, realizando uma discussão em torno dos temas identificados. Através dos dados referentes às cenas de beijo colhidos durante o trabalho de análise, observamos que prevalecem cenas que utilizam do amor romântico, do casamento ou relação análoga ao casamento, da restrição a espaços privados e do contexto de happy ending como respaldo para o beijo acontecer, assim como prevalecem as personagens brancas, jovens, de classe média ou alta e heteronormativas. Ao fim, realizaremos considerações sobre o trabalho de forma abrangente, e acerca dos dados apresentados, suas implicações, e demonstrando o potencial para futuras pesquisas contido no tema.
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    A arte de Emicida e a reescritura da história brasileira : uma análise decolonial de AmarElo.
    (2022) Oliveira, Yan Gabriel da Conceição; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Coração, Cláudio Rodrigues; Mafra, Rennan Lanna Martins
    Esta pesquisa busca investigar o projeto transmidiático “AmarElo”, do artista Emicida, a partir de uma perspectiva decolonial e afrodiaspórica. Ao considerarmos o rap como um ambiente propício para a racialização e a politização de um debate social, o objetivo desta pesquisa é compreender como o rapper Emicida tensiona a história brasileira e a memória oficial sobre a negritude no projeto transmidiático “AmarElo”. A construção conceitual parte dos sentidos mobilizados pelos estudos da decolonialidade, problematiza a noção de raça e como ela atua sobre a nossa história e discute como o rap proporciona reflexões de cunho sociopolítico e cultural relevantes para compreender o contexto social brasileiro. A partir deste horizonte articulamos três categorias para analisar o projeto, sendo elas: Retorno Memorialístico/Ferida Colonial, Desperta Decolonial e Ruptura Emocional. A partir dessa abordagem Emicida fala sobre violências e feridas, sem resumir a negritude a isso, utiliza emoções para tentar resgatar a humanidade roubada pela colonialidade na mesma medida em que desperta seus ouvintes para questionar a estrutura sistêmica e violenta que cerca a realidade brasileira.
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    Masterplano e redes de mediações : a festa de música eletrônica na pandemia de Covid-19.
    (2022) Siqueira, Sóstenes Reis; Cortez, Natália Moura Pacheco; Cortez, Natália Moura Pacheco; Alzamora, Geane Carvalho; Marra, Pedro Silva
    Este trabalho busca investigar a festa Masterplano em Chromakeyla Tour, que aconteceu na plataforma Shotgun Disdancing, no dia 27 de junho de 2020. A partir deste evento, pretendemos fazer uma pesquisa de cunho metodológico exploratório e descritivo em torno da plataforma supracitada, bem como analisar as suas especificidades e funcionalidades, visto que esta circunscreve uma rede de mediações em uma ecologia de plataformas – na qual a Masterplano está inserida. Trata-se de investigar os delineamentos das redes de mediações que se estabelecem nos entornos da plataforma Shotgun Disdancing, que se constitui como ambiência relevante para a realização de festa de música eletrônica da comunidade Masterplano e para o percurso das affordances nesta plataforma.
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    A criação de ambientes através do som : caminhos imersivos no podcast de storytelling ficcional "Contador de Histórias".
    (2022) Santos, Patrícia Consciente Pereira dos; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Mesquita, Giovana Borges; Pessoa, Sônia Caldas
    Este trabalho realiza uma análise do podcast de storytelling ficcional brasileiro “Contador de Histórias”, tendo como principal direcionamento os elementos e estratégias que possam evidenciar o potencial imersivo dessa produção. A pesquisa se fundamenta a partir de discussões acerca do contexto do podcasting e suas diferentes possibilidades narrativas, bem como sobre a composição de um ambiente acústico que possa oferecer uma experiência imersiva em um universo ficcional. O trabalho também considera os diversos aspectos da paisagem sonora e os atributos que configuram os produtos sonoros analisados como audiodramas. Além disso, busca-se realizar uma observação dos elementos estruturantes da narrativa, em especial o próprio ambiente, capaz de caracterizar a narrativa ficcional no que se refere aos seus componentes espaço-temporais e psicológicos, o que pode ser percebido em diferentes meios, incluindo o sonoro. Mais especificamente na análise, realiza-se um estudo de caso, de natureza qualitativa, sobre quatro audiodramas independentes (cujos enredos se iniciam e terminam no mesmo episódio) produzidos e lançados pelo “Contador de Histórias” em 2016. Este estudo objetiva identificar como se constitui o ambiente ficcional sonoro e de que modo a imersividade pode se revelar nos audiodramas produzidos no podcast em questão. Ao longo do desenvolvimento teórico e dos procedimentos analíticos, percebeu-se que o “Contador de Histórias” pode ser observado em uma perspectiva complexa e multidimensional, e que as estratégias sonoras e não sonoras mobilizadas pelo podcast apresentaram todas as características previstas para designar o processo imersivo, as quais foram a sensação de presença no ambiente ficcional, a transposição de realidade e incorporação do mundo ficcional, e a função ativa do ouvinte. O percurso metodológico também permitiu notar que o ambiente ficcional e o potencial imersivo são componentes que se influenciam e se desenvolvem mutuamente ao longo da narrativa sonora.
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    Corpo-impresso na revista Trip : uma construção nacional refletida em corpos negros.
    (2022) Silva, Wigde Arcangelo da; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Araújo, Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas; Mafra, Rennan Lanna Martins
    Esta pesquisa reflete sobre como a revista brasileira Trip, voltada para o público masculino, se apropria de determinadas perspectivas da construção nacional de uma identidade e como essas ideias são refletidas na impressão dos corpos de sujeitos negros. Buscou-se entender como a colonialidade é uma fantasmagoria que perpassa a produção editorial a partir do espaço determinados às pessoas negras nas páginas das edições da revista Trip. Para tanto, tratou-se das diversas perspectivas da identidade nacional ao longo da história brasileira, tendo em vista como determinadas características atravessam a história sendo reinterpretadas e consolidadas no modo como o ser brasileiro é visto. Analisou-se de que maneira essas noções interferem na forma como determinados corpos podem ocupar o país. Além disso, a pesquisa problematizou sobre o corpo e seus significados sociais, considerando como a colonialidade pressiona que alguns lugares sejam ocupados para corpos de determinas raças e gêneros. O que envolveu pensar sobre o que significa um corpo ser estampando das páginas de uma revista, os processos editoriais e sociais que são acionados nesse movimento. Metodologicamente, o estudo analisou 21 matérias de 15 edições da revista Trip, a partir de um estudo prévio que envolveu uma observação panorâmica sobre mais de 200 edições do periódico, em suas três décadas de existência. No estudo do corpus, atentou-se para a construção de sentido sobre a identidade nacional e os corpos negros nas reportagens recortadas. A pesquisa conclui que a revista Trip enxerga o Brasil orientando-se por um posicionamento masculino, branco e heterossexual, o que reflete em fantasmagorias sobre os corpos das pessoas negras na revista, na tentativa de consolidar marcas da colonialidade sobre eles.
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    Ficção científica e tecnologias imaginadas : uma análise das tecnologias ciborguianas de “Ghost in the Shell: o fantasma do futuro”.
    (2022) Martins, Taiandir Vaz Penna; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Tárcia, Lorena Peret Teixeira; Laia, Evandro José Medeiros
    Nesta pesquisa, buscamos explorar as tecnologias presentes no filme de animação japonesa (Anime) Ghost in the Shell: O fantasma do futuro. Lançado em 1995 e dirigido por Mamoru Oshii, o filme em questão nos apresenta um futuro altamente tecnológico e repleto de desigualdades sociais. De todos os seus elementos tecnológicos, escolhemos dar destaque às tecnologias ciborguianas, tecnologias que, no filme, permitem o surgimento de ciborgues, seres nascidos da interseção de humano e máquina. Nosso objetivo foi compreender de que forma as tecnologias ciborguianas são apresentadas no filme e quais as suas implicações nesse universo ficcional. Para tal, nos apoiamos em uma base teórica que buscou refletir sobre a tecnologia e seus usos, os animes, a ficção científica e o advento dos ciborgues, conseguindo, assim, ter uma visão ampla sobre nosso objeto. Em meio a nossas referências, destacamos a importância da oposição da visão dos autores Donna Haraway e Ray Kurzweil, os quais foram fundamentais para a análise final dos dados. Como metodologia escolhemos a análise de conteúdo, sendo que, através desta, dividimos nosso objeto em 31 sequências e 219 segmentos. Às sequências aplicamos a descrição como forma de coleta de dados e aos segmentos aplicamos a codificação, baseada em 5 categorias de análise. Assim, a partir da codificação e da problematização e contextualização dos dados obtidos, elaboramos uma metodologia de natureza quanti-qualitativa. Como resultado de nossa análise, foi possível concluir que as tecnologias de GITS apresentam similaridades e distanciamentos com as tecnologias da vida real, sendo importante compreender os distanciamentos, tanto pelo caráter criativo das obras de ficção, quanto pelo distanciamento temporal entre a origem do objeto e esta pesquisa. A partir de um misto entre realidade e ficção, tais tecnologias nos apresentam um mundo focado no aprimoramento e na manutenção das estruturas de poder vigentes nesse mundo. Assim, ainda que seja possível subverter seus usos, podemos dizer que o cenário tecnológico do filme apresenta maior proximidade com os ideais liberais que criaram tal cenário do que com ideais revolucionários.
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    A encruzilhada da educação audiovisual : tempos e espaços de Olhares (Im)possíveis.
    (2022) Vilela, Raquel Augusto Satto; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Migliorin, Cezar Avila; Coração, Cláudio Rodrigues
    Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as temporalidades e espacialidades presentes, assim como as questões relacionadas à intersecção entre Educação, Cinema e Comunicação. Para tanto, foi realizada uma análise do processo de produção audiovisual do coletivo Olhares (Im)possíveis, durante a realização do filme Ano 2020. O referencial teórico alia conceitos dessas três áreas, assim como outras das Ciências Humanas e Ciências Sociais, para construir um arcabouço que possibilite acessar a especificidade de atuação da educação audiovisual e suas características teórico-práticas e políticas, além de delimitar quais tempos e espaços serão considerados. A encruzilhada aparece como operador conceitual e analítico, à luz de epistemologias iorubá e bantu, para analisar a educação audiovisual enquanto um encontro entre sensibilidades e saberes que intersecciona tempos e espaços, proporcionando espaços de criação. O desenvolvimento da pesquisa passa pelo histórico do coletivo – suas bases teórico- práticas e as atividades realizadas –, além da história de Ouro Preto, cidade na qual a Olhares (Im)possíveis desenvolve suas ações. A análise, realizada a partir do contato com o coletivo e da observação das ações desenvolvidas, se divide em três eixos: os cruzamentos de tempo e espaço, práticas educomunicativas, reflexões subjetivas e coletivas suscitadas pelo processo de produção.
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    Beyoncé sob uma lente interseccional : uma análise das representações de mulheres negras em Lemonade, Homecoming e Black is King.
    (2022) Roza, Sandra Rita de Cássia; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Carrera, Fernanda Ariane Silva; Mariano, Agnes Francine de Carvalho
    Este estudo visa analisar as representações de mulheres negras nos álbuns visuais Lemonade (2016) e Black is King (2020) e no documentário Homecoming (2019), da cantora estadunidense Beyoncé, sob uma lente interseccional própria. Para isso, foi escolhido como método de pesquisa a análise fílmica, a partir da abordagem metodológica dos estudos culturais, especificamente o protocolo de codificação e decodificação desenvolvido por Stuart Hall (2003), aplicado sob uma abordagem atual feminista negra interseccional, afro diaspórica, latino-americana, antirracista e jovem. As matrizes conceituais estão ancoradas em AKOTIRENE (2018), ALMEIDA (2019), BENTO (2002), CARRERA (2020), CRENSHAW (1989; 2002; 2004; 2016), DIANGELO (2020), ESCOSTEGUY (2007), FANON (2008), HALL (1997; 2003; 2006), HANNAH- JONES (2019), KILOMBA (2016), LORDE (1980), ROZA (2018), SODRÉ (1999), SCHUCMAN (2012; 2020) e TELLES (2012). A escolha pela lente própria foi feita considerando o lugar de fala da pesquisadora: uma mulher negra jovem, feminista negra interseccional, latina americana, diaspórica e antirracista. Antes de iniciar a análise, foi realizado um aprofundamento teórico sobre relações étnico-raciais, saúde mental, branquitude, comunicação, racismos, feminismo negro, interseccionalidade e representações, e nos contextos sócio-históricos desses assuntos no Brasil e Estados Unidos. A partir das análises foi possível perceber que os três trabalhos se encontram, principalmente, no feminismo negro, no recuperar as referências e histórias de mulheres negras, seja nos EUA, na diáspora ou no continente africano. Em mostrar aquelas que também tiveram protagonismos em lutas antirracistas, mas que ficaram apagadas desse processo. Em trazer representações que conectem as futuras gerações para que elas “Sejam o que podem ver” (EDELMAN, 1959), em deixar um legado, apontar possíveis sinais de caminhos a seguir, questionar, investigar e reformular rotas e direções e criar outros sinais e códigos.
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    Telenovela de época e contemporaneidade : olhares decoloniais sobre as mulheres em Lado a Lado.
    (2022) Siqueira, Júlia Militão; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Simões, Paula Guimarães; Matos, Daniela Abreu
    Esta pesquisa reflete sobre como as mulheres são apresentadas na telenovela Lado a Lado, a partir da centralidade da diferença e das propostas do pensamento decolonial. Buscamos compreender a construção das personagens Laura e Isabel, os conflitos e as diferentes formas de opressão impostas a cada uma delas, bem como as tensões e as resistências nas interações propostas ao longo da trama. Retratada no período histórico do início do século XX, Lado a Lado tem como eixo central o desenvolvimento da amizade entre as duas personagens. Para tanto, no primeiro capítulo, refletimos sobre o pano de fundo histórico que compõe a telenovela, além das transformações econômicas, culturais, políticas e sociais que marcaram a época. O trabalho pondera sobre a relação entre colonialidade e modernidade, e considera a categoria gênero no pensamento colonial para refletir sobre a dupla opressão imposta às mulheres colonizadas. A interseccionalidade é acionada como categoria analítica, possibilitando refletir sobre os diferentes contextos sociais das personagens e os atravessamentos da narrativa de cada uma. No capítulo 2, consideramos as telenovelas enquanto um espaço de produção de saberes sobre o Brasil e analisamos a ficção de época, produzida e veiculada no contemporâneo, como possibilidade de ação e de reescrita do nosso passado. Buscamos analisar, também, o que a representação das interações e das resistências dessas personagens diz sobre a leitura do passado. Sendo assim, a metodologia deste trabalho parte da percepção dessas interações que envolvem o percurso narrativo das personagens, bem como dos eventos narrativos que marcam os principais eixos da história de cada uma. Por isso, as categorias de análise utilizadas para cada uma delas são: as relações amorosas e familiares, a memória histórica e o mundo do trabalho. Por fim, analisamos a amizade formada entre Laura e Isabel. Buscamos compreender o elo e as tensões que se interpõem entre essa relação, através do pensamento interseccional e decolonial. E refletimos, também, sobre as formas como a telenovela constrói as narrativas sobre as duas personagens, compreendendo o contexto, o lugar em que elas são posicionadas e se posicionam e, para além disso, de que forma isso é atravessado pelas suas relações sociais.
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    Sinaloa aprende en casa : educação pelo rádio durante o período pandêmico da Covid-19 nas comunidades indígenas de Sinaloa, México.
    (2022) Ceniceros Manjarrez, Lorena Ilia; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Capsitrano, Ismar; Bianco, Nelia Rodrigues Del
    A presente pesquisa se propõe a mostrar os movimentos que envolve o governo mexicano para garantir o acesso à educação e verificar, especificamente, se o programa Sinaloa Aprende en Casa, através do rádio, e enquanto ferramenta emancipatória, proporciona a universalização da educação, como estabelece a Constituição Federal do México na atenção às comunidades indígenas de Sinaloa, afetadas pela falta de recursos econômicos e digitais durante o período da pandemia da Covid-19 em 2020. Para tanto, baseamo-nos no discurso emancipatório proposto por Paulo Freire (1978) para poder explicar as estratégias implementadas pelo governo do Estado de Sinaloa, México, em comunidades indígenas, como alternativa pedagógica durante o primeiro período escolar em 2020 durante a pandemia da Covid-19, reconhecer a teoria metodológica em relação a uma educação emancipatória e descrever a maneira como o programa Aprende en Casa constrói o conteúdo especificamente durante esse período de emergência. Utilizaremos uma metodologia mista para uma melhor compreensão do nosso objeto de estudo, fazendo uso de métodos qualitativos que pemitem a obtenção de dados descritivos, utilizando como instrumentos para contrução de dados entrevistas semiestruturadas realizadas junto à agência encarregada de projetar e operar programas de educação para o Estado de Sinaloa e às rádios participantes do programa governamental Sinaloa Aprende en Casa.
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    A Palestina na mídia ocidental : olhares sobre a violência no Jornal Nacional.
    (2022) Carvalho, Juliana Ferreira de; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Schwaab, Reges Toni; Rodrigues, Hila Bernadete Silva
    Esta pesquisa reflete sobre as maneiras de abordagem da violência presentes na televisão, mais especificamente no Jornal Nacional e a cobertura sobre a questão da Palestina. Para isto, utiliza reflexões acerca de outras produções audiovisuais, filmes e documentários, espelhando-se em uma análise multiperspectívica. Ao resgatar os acontecimentos longínquos ocorridos na região da Palestina, hoje ocupada quase inteiramente por Israel, problematizamos as maneiras simplistas de abordagem do que hoje se entende como ―conflito Israel-Palestina‖, refletindo sobre o colonialismo e o orientalismo. Como as coberturas jornalísticas sobre a região são geralmente focadas na violência, o conceito será debatido de forma a abarcar a violência em suas três formas: subjetiva, objetiva e simbólica. A partir das três formas de violência, foram mobilizadas as seguintes categorias de análise: violência epistêmica, violência como resposta e a violência como espetáculo. Este trabalho mostra que a combinação das violências resulta em um olhar redutor sobre os acontecimentos na Palestina, desumanizando a população árabe que reside em Gaza, Jerusalém e Cisjordânia.
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    Autorreferência e autorreflexão em Favela Vive : rap e representação de uma sociabilidade marcada pela tensão entre vida e morte.
    (2022) Costa, Camila Campos; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Corrêa, Laura Guimarães; Prado, Denise Figueiredo Barros do
    Oriundo de Teresópolis (RJ), Além da Loucura (ADL) é um grupo de rap formado pelos artistas Lord e DK-47 e pelo produtor musical Índio. Em Favela Vive, convidam rappers vinculados à periferia, de diferentes estados, para uma cypher, gênero musical que reúne letras inéditas, geralmente com um tema em comum, nesse caso, a realidade na favela. Estudando o rap, que para além de um gênero musical é uma expressão cultural social e racialmente marcada, podemos elucidar questões sociais latentes que transbordam na cypher em uma espécie de crônica do cotidiano repleta de crítica social e política. Deste modo, tomando as quatro edições da cypher Favela Vive (2016 a 2020) - tanto os elementos discursivos quanto os estético-políticos - enquanto representações e tendo a cultura da mídia como aporte, nosso objetivo é: investigar o contexto social dos rappers; identificar as implicações das manifestações políticas e estéticas de Favela Vive; compreender os sentidos que despertam das referências de diferentes ordens implícitas na produção e; promover reflexões sobre a nostalgia, a melancolia, a memória e o afropessimismo. Por meio do estudo cultural multiperspectivo, dos estudos decoloniais e do reconhecimento da cypher enquanto sujeito e teoria, essencialmente, buscamos vislumbrar como Favela Vive produz o mundo ao seu redor por meio da linguagem e como esse mundo pode se transformar a partir desse movimento. Sendo assim, no acúmulo de nossas discussões, sedimentamos como categorias de análise a autorrepresentação, o saudosismo estético e os usos da raiva, a fim de compreender o processo narrativo discursivo da cypher. Diante do relato de uma sociabilidade específica, marcada pela tensão entre vida e morte, identificamos que a autorrepresentação em Favela Vive é trabalhada no limiar da autorreferencialidade e da autorreflexão em busca de uma redenção, isto é, uma ideia de futuro em que a favela viva. Frente a um contexto de desumanização de determinados sujeitos, os sentidos ecoados pelos rappers transcendem a denúncia de um cotidiano em que o risco de morte é constante, pois configuram-se enquanto ações de re-existência que estimulam a necessidade de memória diante de um passado que persiste e, em última instância, conduzem a elaboração de uma teoria própria, nos termos de bell hooks (2019).