PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)
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Item O ensino de Matemática na transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental : memórias narradas por um grupo de alunos do 7° ano.(2022) Mendes, Thamirys Evangelista; Tinti, Douglas da Silva; Nunes, Célia Maria Fernandes; Tinti, Douglas da Silva; Nunes, Célia Maria Fernandes; Lopes, Celi Aparecida Espasandin; Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi; Neves, Inajara de Salles VianaO processo de transição escolar dos Anos Iniciais (AI) para os Anos Finais (AF), do 5o para o 6o ano do Ensino Fundamental, pode ser uma mudança muito difícil e confusa. Os alunos se deparam com uma realidade totalmente nova. O contato com diversos professores requer um novo comportamento dos estudantes, além dos laços de afetividade que se modificam. A presente pesquisa tem como questão de investigação: o que um grupo de alunos do 7o ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto revela sobre o período de Transição Escolar dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental e sobre o Ensino da Matemática nesse processo? E temos como objetivo geral investigar o que revela um grupo de alunos do 7o ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto sobre o Ensino de Matemática no período de transição escolar dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo assume a perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi realizada com um grupo de alunos do 7o ano de uma escola da rede municipal de Ouro Preto, e considerou como fonte de dados as produções textuais desse grupo. Os participantes foram incentivados a refletir sobre o processo de transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental, tal como seus medos e receios para essa nova etapa. Também foram indagados a respeito das aulas de Matemática nos respectivos anos de ensino (como eram os conteúdos e as metodologias utilizadas pelos professores, as recordações que tinham desses momentos e o que poderiam aconselhar para os novos egressos). Posteriormente, fizemos uma análise dos textos coletados utilizando o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), no qual buscamos eixos analíticos para fundamentar a pesquisa. O software nos forneceu quatro categorias divididas em dois grupos: no Grupo A, estão relacionadas as expressões que nos remetem ao processo de Transição Escolar em si e, no Grupo B, estão relacionadas as expressões que nos remetem aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática no período de transição escolar. De fato, esse processo, pode ser uma etapa desafiadora na vida da comunidade escolar. Dessa forma, a partir dos relatos que foram obtidos dos alunos participantes da referida pesquisa, contatou-se que muitas das dificuldades enfrentadas nessa transição poderiam ser evitadas. Como marcas da transição, encontramos, diante das produções dos alunos, dificuldade de adaptação em relação a mudança brusca do ritual pedagógico em função da ruptura existente entre a rotina escolar dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Outro fator que encontramos é o sentimento de medo, bastante evidenciado entre os participantes, de não dar conta dos conteúdos, de copiar as matérias e obter insucesso escolar (notas/reprovação).Item Introdução às equações no sétimo ano do Ensino Fundamental : um trabalho colaborativo com vistas à aprendizagem móvel no ensino remoto emergencial.(2022) Almeida, Elder Cesar de; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Mondini, Fabiane; Deodato, André AugustoO objetivo central deste estudo é investigar e compreender como se dá a (re)organização e o desenvolvimento de uma proposta para o ensino de noções introdutórias às Equações com alunos do sétimo ano, em uma perspectiva de Aprendizagem Móvel por meio do celular, em um trabalho colaborativo envolvendo pesquisador-professor e professores em formação inicial de Matemática. Para tanto, foi elaborada uma proposta inicial focando noções introdutórias para o ensino de Equações que, no estudo de campo, passou a ser reelaborada em colaboração com os professores em formação inicial, participantes do Programa Residência Pedagógica na escola onde o estudo de campo ocorreu. Posteriormente, a proposta foi implementada em três turmas do sétimo ano da mesma escola. Assim, o estudo de campo envolve dois momentos principais: o primeiro, junto aos professores em formação inicial, em quatro encontros que ocorreram remotamente; e o segundo, que aconteceu em nove encontros também remotos, junto aos alunos das turmas do sétimo ano. A discussão teórica tem como temas principais: Álgebra e o Pensamento Algébrico, as Tecnologias no Ensino e a Aprendizagem Móvel, o Trabalho Colaborativo na Prática Docente. Todos os encontros remotos foram gravados e transcritos, gerando as descrições de onde emergiram os dados da pesquisa. Em uma abordagem fenomenológica, os dados foram organizados e analisados, visando responder a indagação posta por meio da interpretação da problemática que ela foca. Após as análises cuidadosamente realizadas dos dados da pesquisa, destacaram-se as três categorias de análise que perpassam a compreensão do fenômeno investigado: O ensino e a aprendizagem de noções introdutórias às Equações, remotamente; A docência no espaço de colaboração e trocas; Os dispositivos móveis no ensino remoto: aproximações e distanciamentos com a Aprendizagem Móvel (Mobile Learning). Tais categorias são discutidas com base na interpretação do pesquisador e no referencial teórico apresentado. O produto educacional derivado desta pesquisa contém as atividades efetivadas durante a proposta, que foram atentamente reelaboradas junto aos professores em formação inicial, visando alcançar como público-alvo professores, professores em formação inicial e formadores, agregando ao texto as experiências e reflexões adquiridas no estudo de campo.Item A perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática no desenvolvimento da Estatística na formação continuada de professores de Matemática.(2022) Freitas, Camila Locatelli de; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Silva, Karina Alessandra Pessoa da; Reis, Frederico da SilvaEssa pesquisa foi conduzida em uma escola municipal, localizada na cidade de Para de Minas, em Minas Gerais, com 4 professores licenciados em Matemática efetivos dessa escola onde ocorreu a pesquisa. O principal objetivo, desse estudo foi direcionado a compreender como a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática por meio da contextualização de uma conta de luz residencial contribuiu para o desenvolvimento de conteúdos estatísticos por meio da formação continuada de professores de Matemática. No entanto, outros objetivos nortearam esse estudo, como por exemplo, a análise de atividades curriculares estatísticas que poderia auxiliar os professores no desenvolvimento da criticidade e reflexão dos alunos para perceberem como as suas atitudes podem influenciar no consumo de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática. A partir desses objetivos, foi possível definir a seguinte questão de investigação: Como a Modelagem Matemática em sua perspectiva Sociocrítica pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos da Estatística por meio do oferecimento de seminários de formação continuada de professores de Matemática? Nesse direcionamento, a fundamentação teórica foi pautada na Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem em sua perspectiva Sociocrítica, e na sua relação dialógica com o ensino de Estatística. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, um inicial e um final; anotações do diário de campo do professora-pesquisadora, e três seminários via GoogleMeet para a formação continuada relacionados com os conceitos da Modelagem Matemática no ensino de Estatística por meio de uma contextualização de uma conta de luz residencial. Os dados coletados foram analisados seguindo os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados, e os resultados foram interpretados de acordo com o referencial teórico adotado nesse estudo. Os dados foram codificados por meio das codificações aberta e axial para a elaboração das categorias de análise que possibilitaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os resultados dessa investigação mostraram que a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática contribuiu para que os professores participantes desse estudo discutissem, entendessem e conhecessem uma parte de sua realidade relacionada com o estudo de uma conta de luz residencial, pois o potencial dessa ação pedagógica possibilitou o desenvolvimento de uma ação transformadora dos alunos como cidadãos transformadores na sociedade, bem como também, proporcionou um ambiente democrático que abriu espaço para a discussão sobre a utilização de conteúdos estatísticos definidos pela BNCC (BRASIL, 2018), além do desenvolvimento de reflexões, interpretações e inferências elaboradas com base nos referenciais teóricos estudados nos seminários de formação continuada de professores. O produto educacional, que é um caderno de sugestões originado dessa dissertação, foi elaborado por meio das discussões que surgiram durante os encontros de formação continuada, assim, objetivo deste é de orientar os professores, educadores e interessados nessa temática, que desejam inovar as suas práticas docentes relacionadas aos conceitos de ensino de Estatística, por meio da contextualização de uma conta de luz residencial. Também, como fruto dessa dissertação foi elaborado um caderno de sugestões com o objetivo de aproximar os leitores das práticas matemáticas que foram desenvolvidas nesse estudo por meio da utilização de caixas de diálogos denominadas Observações, Sugestões, Dicas e Lembretes, que visam orientar os leitores no desenvolvimento das atividades propostas nesse produto educacional.Item Jogos didáticos no ensino de análise combinatória : uma proposta com futuros professores de matemática.(2022) Camargo, Ana Luiza Ferreira; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Ferreira, Ana Cristina; Giraldo Vergara, Carmen RosaEsta pesquisa analisa a realização de uma proposta voltada para o ensino de Análise Combinatória por meio de jogos didáticos para futuros professores de Matemática. A proposta, denominada Combinálise, é composta por quatro jogos pautados na exploração de situações-problemas, que favoreçam a compreensão dos conceitos de Análise Combinatória, buscando encaminhar as discussões posteriores para a generalização de situações e procedimentos, direcionado para as fórmulas relacionadas. A discussão teórica apresentada tem como principais temáticas o pensamento combinatório, os jogos didáticos e a docência em Matemática. O estudo de campo foi realizado em quatro encontros que ocorreram remotamente, devido ao cenário de pandemia e à necessidade de isolamento, foram realizados junto a licenciandos, residentes participantes do Programa Residência Pedagógica de uma Universidade Federal e que estão em atuação em escolas de Educação Básica. Foi realizada uma sondagem prévia junto aos licenciandos, visando obter informações quanto a aspectos relacionados aos temas centrais da pesquisa. Os encontros foram gravados e transcritos, gerando os dados da pesquisa que, em uma abordagem fenomenológica, foram organizados e analisados, visando a questão de investigação. O movimento da análise envolveu a identificação de Unidades Significativas (US) e, posteriormente, um trabalho de efetuar convergências, buscando destacar categorias principais de análise. As categorias destacadas direcionam para o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória e possibilidades por meio de situações investigativas; aspectos da docência que permearam as discussões, no coletivo dos encontros, e que dizem das possibilidades didáticas dos jogos e abordagens junto aos alunos; e os jogos no ensino de Matemática, suas possibilidades, limites e perspectivas para o ensino da disciplina. O produto educacional elaborado é composto por um guia e um site onde são disponibilizados os quatro jogos, e visa alcançar professores, futuros professores, formadores e demais interessados pelos temas que perpassam esta pesquisa.Item Conhecimentos matemáticos próprios da docência mobilizados nas ações e interações do PIBID Matemática : um estudo com egressos de um IFMG.(2022) Peixoto, Nathália Luíza Soares; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Pazuch, Vinicius; Tinti, Douglas da SilvaO presente trabalho tem como propósito investigar conhecimentos matemáticos próprios da docência mobilizados no âmbito do PIBID Matemática de um IFMG do interior do estado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, é um estudo de caso instrumental e se fundamenta na literatura relativa aos conhecimentos matemáticos próprios da docência em Matemática e, mais especificamente, nas noções de matemática acadêmica e matemática escolar e no modelo do Quarteto do Conhecimento. A coleta de informações e a produção de dados se deu em duas etapas: na primeira, envolveu a análise de documentos relacionados ao PIBID em questão, bem como questionários respondidos por egressos(as) deste Programa. Na segunda etapa, realizaram-se entrevistas com coordenadores(as) e excoordenadores(as), bem como com dois egressos do curso de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal de Minas Gerais que atuam como docentes de Matemática e foram bolsistas do PIBID durante sua formação. A organização dos dados envolveu a enumeração das respostas do questionário; elaboração de categorias de análise, seleção de episódios referentes aos recortes dos documentos analisados e a triangulação dos dados, à luz do referencial teórico adotado. As categorias que se referem a visão dos(as) egressos(as) acerca de sua atuação no PIBID foram: a) conhecimento do espaço escolar; b) experimentação de diferentes metodologias; c) reflexões acerca de “ser professor(a)”. Quanto à visão dos(as) coordenadores(as) de área sobre o PIBID, as categorias convergiram para: a) dinâmica das ações e interações no PIBID Matemática; b) a Matemática no Subprojeto; c) contribuições da participação no PIBID para a formação docente dos(as) pibidianos(as). A análise corrobora a literatura sobre o PIBID, evidenciando sua contribuição em relação aos conhecimentos relacionados à prática do professor. Os resultados trazem indícios da existência de certa preocupação em relação aos conhecimentos matemáticos próprios da docência tanto por parte dos(as) egressos(as) quanto dos(as) coordenadores(as) e ex-coordenadores(as) de área. Contudo, os conhecimentos matemáticos mobilizados nas ações e interações analisadas são predominantemente relacionados à matemática acadêmica em detrimento da matemática escolar. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para as discussões e reflexões sobre conhecimentos matemáticos próprios da docência relevantes em cursos de Licenciatura em Matemática, e para o desenvolvimento do campo da Formação de Professores de Matemática. A partir do estudo, elaboramos um livro (Produto Educacional), voltado para professores e futuros professores de Matemática, bem como formadores de professores e gestores da área, no qual os conhecimentos da matemática escolar voltadas ao ensino de sequências numéricas são abordados, bem como sugestões de como o modelo do Quarteto do Conhecimento poderia ser utilizado no âmbito de ações do PIBID, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos matemáticos próprios da docência em Matemática.Item Etnomodelagem : investigando a arte da tapeçaria na comunidade local de Cachoeira do Brumado.(2022) Rosa Filho, Osvaldo; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fernandes, Alcione Marques; Tinti, Douglas da SilvaEsta dissertação trata-se de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo principal objetivo foi conduzir uma investigação em Etnomodelagem com base na arte da tapeçaria de sisal desenvolvida na comunidade local de Cachoeira do Brumado, pertencente à cidade de Mariana, em Minas Gerais. Esse estudo objetiva a tradução de práticas matemáticas locais por meio da proposição de uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e geométricos para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, na perspectiva de professores de Matemática. Então, foi desenvolvida uma ação pedagógica fundamentada na Etnomodelagem que abordou as práticas matemáticas relacionadas com o contexto escolar, como, por exemplo, o reconhecimento dos diferentes tipos de polígonos, ângulos, retas, simetria, reflexão, rotação e translação, além de trabalhar com as unidades de medidas relacionadas, principalmente, com o comprimento, o perímetro, a área, o volume, a capacidade, a razão e a proporção. Essa ação pedagógica propiciou uma oportunidade educacional diferenciada para que os professores participantes desse estudo utilizassem os saberes e fazeres matemáticos locais (êmicos) da comunidade de artesãos de tapetes de sisal em conexão com os conhecimentos matemáticos globais (éticos) escolares para a elaboração de atividades matemáticas dialógicas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Nesse sentido, a problemática desse estudo foi definida pela questão de investigação: Como a Etnomodelagem pode contribuir para a proposição de uma ação pedagógica, para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e geométricos, fundamentada na arte da tapeçaria de uma comunidade local, na perspectiva de professores de Matemática de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental? Para fundamentar essa pesquisa foram utilizadas as bases teóricas da Etnomatemática, da Modelagem Matemática e da Etnomodelagem. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários, um inicial e um final, três blocos de atividades, um grupo focal, as anotações no diário de campo do professor-pesquisador e duas entrevistas semiestruturadas. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa com a utilização do design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados, que possibilitou a análise dos dados coletados por meio da codificação aberta, bem como a interpretação dos resultados através da codificação axial, que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e das categorias conceituais. Os resultados dessa investigação mostram que tanto os professores quanto os artesões, participantes dessa pesquisa, valorizam e respeitam o saber/fazer local relacionado com a arte da tapeçaria, na confecção de tapetes de sisal, pois se conscientizaram sobre a relevância das próprias vivências e experiências cotidianas, que possibilitaram a compreensão da conexão entre o conhecimento ético (escolar) e o êmico (tapeçaria) no processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Essa abordagem se desenvolveu através da análise de uma ação pedagógica dialógica pelos professores participantes, que contribuiu para o desenvolvimento do processo de matematização das situações-problema vivenciadas no cotidiano dos membros da comunidade, bem como possibilitou a compreensão das conexões curriculares que podem ser realizadas dentro e fora da própria das escolas e da própria matemática com a elaboração de etnomodelos. Finalizando essa pesquisa, elaborou-se um produto educacional, no formato de um caderno de sugestões, que além de propor a utilização de atividades pedagógicas para os professores também buscou apresentar a possibilidade da utilização de práticas cotidianas, desenvolvidas pelos membros de um determinado grupo cultural (cultura da arte em tapeçaria de sisal), no processo de ensino e aprendizagem em Matemática por meio da Etnomodelagem.Item Articulando a Educação Matemática Inclusiva e a cultura surda em uma pesquisa de intervenção sobre a própria prática.(2022) Simões, Nara de Freitas; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Healy, Siobhan Victoria; Torisu, Edmilson MinoruA pesquisa em Educação Matemática para surdos em uma perspectiva inclusiva, ainda é um campo relativamente novo. Apenas em 2002 a Língua Brasileira de Sinais tornou-se reconhecida como a primeira língua dos surdos e, em 2013, é criado o Grupo de Trabalho de Educação Matemática Inclusiva. Contudo, ainda que a Libras tenha sido inserida nos cursos de Licenciatura, observa-se que a maioria dos professores de Matemática não sabe se comunicar utilizando essa linguagem e desconhece a cultura surda. Como professora de Matemática que atua em uma escola bilíngue para surdos em Minas Gerais, me propus a investigar possíveis contribuições de um processo reflexivo sobre minha própria prática, voltado para meu desenvolvimento profissional, e, consequentemente, para a melhoria dessa prática. Assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, se caracteriza como um estudo de intervenção sobre a própria prática e se fundamenta na Educação Matemática Inclusiva e na cultura surda. A partir do estudo da literatura, de entrevistas com adultos(as) surdos(as) e com professoras que atuam com alunos surdos, promovi mudanças em minhas aulas de Matemática para classes do 8º ano do Ensino Fundamental e as documentei cuidadosamente. Os dados foram produzidos principalmente a partir do meu Diário de Campo, subsidiado por observações e gravações em vídeo de aulas e alguns registros produzidos pelos alunos. Minhas reflexões ao longo do processo me fizeram perceber que, apesar de todo meu interesse e desejo de ensinar Matemática de modo rico e produtivo, minha prática pedagógica era, basicamente, tradicional, ainda que ministrada em Libras. Me aproximar de modo mais efetivo e reflexivo da cultura surda e de meus(minhas) estudantes, de modo teórico e empírico, favoreceu meu desenvolvimento profissional e minha prática pedagógica. A análise evidenciou que a experiência de planejar, executar e analisar minhas intervenções foi profundamente formativa para mim, na medida que possibilitou um processo contínuo de reelaboração da prática a partir de reflexões sobre a mesma. Esta experiência propiciou ainda mudanças nas relações entre mim, os alunos e o conhecimento matemático, confirmando que o ensino da Matemática por meio de práticas pedagógicas inclusivas, pode proporcionar uma aprendizagem mais rica para os(as) alunos(as) surdos(as) ao fazer sentido para eles(as). A partir deste estudo foi elaborado um Produto educacional, no formato de livro, voltado para professores, futuros professores e formadores de professores de Matemática.Item Uma experiência envolvendo professoras, professores e o programa ‘Nossa Escola Pesquisa sua Opinião’ (NEPSO) : apropriações do uso pedagógico da pesquisa de opinião.(2022) Mendes, Amanda Vieira; Deodato, André Augusto; Deodato, André Augusto; Freitas, Wanderley Sebastiao de; Santos, Marli Regina dosEsta pesquisa de mestrado, inserida no cenário brasileiro, parte das experiências de uma professora de Matemática preocupada com as recorrentes demandas pela qualificação do ensino de Matemática na Educação Básica. A investigação realizada dialoga com autoras e autores que sinalizam na direção de que tal qualificação é possível, quando se mira no horizonte de uma educação comprometida em colaborar com a transformação da realidade social, por meio do compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado e socialmente valorizado. Assim, nesta investigação, adotou como objetivo descrever e analisar como uma experiência formativa envolvendo a pesquisa de opinião reverbera em um grupo de professoras e professores dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, valendo-se do referencial teórico adotado, considerou-se que o uso pedagógico da pesquisa de opinião poderia não somente ser interpretado como uma metodologia ativa, fazendo-se um espaço no qual não só as e os discentes, mediados pelas e pelos docentes, ocupassem a centralidade do processo de ensino e aprendizagem, como também corroborasse para o rompimento da disciplinaridade, como indicado por autoras e autores da Educação Estatística. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual foi construído um percurso metodológico em que seis professores de uma mesma escola, que lecionam diferentes componentes curriculares, sendo dois deles de Matemática, participaram de uma experiência formativa em que, em 23 encontros síncronos, mediados pelos pesquisadores, construíram uma pesquisa de opinião na perspectiva do Programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO)”. O material empírico da investigação foi produzido durante o primeiro semestre de 2021, por meio da aplicação de um questionário inicial, de observações e gravações em áudio e vídeo dos encontros e entrevistas individuais e coletivas. Acrescenta-se, ainda, que as professoras e os professores foram entrevistados no final da experiência. Após a organização do material empírico, foram construídos dois eixos de análise, por meio do quais, foi empreendida uma análise, de um lado, norteada pela definição de apropriação e, por outro por conceitos caros a autores da Educação Matemática Crítica. Como desdobramentos dessa análise, identificou-se que as apropriações do uso pedagógico da pesquisa de opinião pelos participantes aconteceram no decorrer de negociações produzidas ora a partir de tensionamentos, ora de a partir de consensos. Identificou-se também que as reverberações da proposta nas e nos participantes, revelaram que, entre tensionamentos e oscilações, notados nas falas das professoras e dos professores, a experiência formativa possibilitou que as e os envolvidos construíssem uma experiência nova com o conhecimento matemático que, em alguns casos, colaborou para o início de mudanças nas concepções de Matemática de algumas professoras e alguns professores. Além disso, as e os docentes, participantes da pesquisa passaram a vislumbrar a possibilidade de implementar o uso do Programa NEPSO na escola em que lecionam e, também, mostraram que o processo vivenciado as e os levaram a refletir sobre suas práticas e sobre possibilidades de aperfeiçoá-las. Compete destacar, por fim, que, por meio desta investigação, foi elaborado um Produto Educacional com a intenção de motivar docentes e coordenação pedagógica a explorar o uso pedagógico da pesquisa de opinião, de forma que a Matemática seja uma possível lente para se ler o mundo.Item Promovendo uma educação popular em um cursinho popular : como isso é possível, utilizando questões de Matemática do ENEM reelaboradas?(2021) Fé Neto, Jair Pedro da; Torisu, Edmilson Minoru; Torisu, Edmilson Minoru; Biotto Filho, Denival; Tinti, Douglas da SilvaO principal objetivo do presente estudo foi analisar de que forma questões da prova de Matemática do ENEM, ao serem reelaboradas por um professor de Matemática de um Cursinho Popular, contribuem para a promoção de uma Educação Popular, levando em conta princípios da Educação Matemática Crítica. A sustentação teórica foi encontrada nas discussões acerca da Educação Popular e da Educação Matemática Crítica. No que se refere à Educação Popular, demos destaque a ideias defendidas por Paulo Freire, particularmente os conceitos de libertação e diálogo. No arcabouço teórico da Educação Matemática Crítica encontramos construtos que traduziam, de forma coerente, experiências de vida e expectativas dos participantes. Entre esses construtos podemos citar, foregrounds, backgrounds, matemacia e empowerment. A pesquisa, inserida no paradigma qualitativo, foi realizada com estudantes de um Cursinho Popular do município de Belo Horizonte, Minas Gerais, no contexto da pandemia da COVID 19, de forma remota, no primeiro semestre de 2021. Os instrumentos utilizados no processo de produção dos dados foram: observação participante, diário de campo, entrevistas semiestruturadas, bloco de questões de Matemática do ENEM e gravações em áudio. Os dados produzidos, a partir dos encontros síncronos e entrevistas, a partir da plataforma Google Meet, foram descritos e transcritos e, com base nos diálogos, pudemos estabelecer relações entre o que propõe a Educação Popular e a Educação Matemática Crítica. Alguns resultados mostram que a maneira como os encontros aconteceram contribuiu para uma Educação Popular dos estudantes, conectando libertação e empowerment, esperança e foregrounds, leitura e escrita do mundo e matemacia.Item Investigando o cubo mágico no desenvolvimento de conteúdos da Geometria Euclidiana para alunos do 7º ano do ensino fundamental por meio da perspectiva sociocrítica modelagem matemática.(2021) Lopes, Paulo Victor Clark; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Kistemann Junior, Marco Aurélio; Orey, Daniel ClarkEssa pesquisa foi conduzida em uma escola particular, localizada na região imediata de João Monlevade, em Minas Gerais, com 5 (cinco) alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo desse estudo está associado com a identificação e a análise das contribuições da perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática para a investigação das aplicações práticas do Cubo Mágico como um material lúdico, manipulativo e mediador para o desenvolvimento de conteúdos geométricos planos e espaciais visando a sua melhor compreensão. Desse modo, a seguinte questão de investigação foi definida para esse estudo: Como a ludicidade do material manipulativo Cubo Mágico como um recurso mediador pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos da Geometria Euclidiana (plana e espacial) por meio da dimensão sociocrítica da Modelagem Matemática para os alunos do 7 o ano do Ensino Fundamental? Nesse direcionamento, a fundamentação teórica foi pautada pela Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem em sua perspectiva sociocrítica através da aplicação de suas dimensões crítica e reflexiva no processo de ensino e aprendizagem em Geometria Euclidiana (plana e espacial). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários (um inicial e um final), anotações do diário de campo do professor-pesquisador, 3 (três) blocos de atividades relacionados com os conceitos geométricos primitivos, com o perímetro e a área de figuras planas e o volume de figuras geométricas espaciais. Os dados coletados foram analisados e os resultados interpretados de acordo com o referencial teórico adotado nesse estudo e com os pressupostos adaptados da Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram codificados por meio das codificações aberta e axial para a identificação dos códigos preliminares e para elaboração das categorias conceituais, que possibilitaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Esses resultados mostraram que a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática contribuiu para o desenvolvimento de conceitos de Geometria Euclidiana (plana e espacial) dos alunos participantes desse estudo a partir de práticas de Modelagem que possibilitaram a utilização desse conhecimento para a análise e matematização das situações-problema propostas nos blocos de atividades por meio da elaboração de modelos matemáticos. Esses resultados também mostraram que a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática contribuiu para o estabelecimento de conexões entre a matemática escolar e as situações-problema presentes no cotidiano, como, por exemplo, a utilização consciente e racional da água. A perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática também contribuiu para a promoção de aulas mais dinâmicas com a utilização e a mediação de materiais manipulativos como o Cubo Mágico, que possibilitou a interação do professorpesquisador com os participantes desse estudo por meio da utilização de situações cotidianas no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Geometria Euclidiana (plana e espacial). Finalizando, houve a elaboração de um produto educacional, no formato de um caderno de sugestões, que apresenta propostas de atividades que estão relacionadas com esse estudo, que tem como objetivo orientar os professores e leitores interessados nessa temática e que pretendem trabalhar com os conceitos de Geometria Euclidiana (plana e espacial) na perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática por meio da utilização do Cubo Mágico.Item A utilização da plataforma Google for Education em uma experiência de formação continuada de professores de matemática : olhares para a formação e para o formador.(2021) Pereira, Sérgio Renato; Reis, Frederico da Silva; Tinti, Douglas da Silva; Reis, Frederico da Silva; Tinti, Douglas da Silva; Gonçalves, Tadeu Oliver; Torisu, Edmilson MinoruO presente trabalho apresenta uma pesquisa que visa identificar e analisar as possíveis contribuições da utilização da plataforma Google For Education em uma experiência de formação continuada de professores de Matemática, sob os olhares dos participantes e do formador. O referencial bibliográfico contempla diferentes abordagens teóricas de Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação Matemática, bem como leituras que suscitam um olhar crítico e reflexivo sobre os processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a qualitativa e contemplou a realização de uma pesquisa-formação com 40 (quarenta) professores de Matemática do Ensino Fundamental que trabalham na Rede Municipal de Ipatinga – MG. A partir do planejamento, desenvolvimento e avaliação, por meio de um questionário, de 4 (quatro) Encontros de Formação Continuada abordando diversas ferramentas do Google for Education, realizados num Centro de Formação de Professores contendo recursos tecnológicos digitais, as considerações finais da pesquisa apontam que: a realização dos encontros contribuiu para a formação e desenvolvimento profissional dos professores, especialmente por destacarem as ricas possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática; os professores de Matemática podem utilizar as Tecnologias Digitais de forma colaborativa e coletiva na construção de conhecimentos matemáticos junto aos seus pares e a seus alunos; o compartilhamento de experiências entre os professores ao longo dos encontros foi fundamental para proporcionar uma interação de saberes; a realização dos encontros contribuiu para a prática docente dos professores e, inclusive, muitos deles já utilizavam ou passaram a utilizar as ferramentas da plataforma Google For Education em suas aulas; alguns professores ainda se sentem inseguros em relação à utilização de Tecnologias Digitais em sala de aula; existe uma grande necessidade de que o poder público invista recursos para viabilizar internet nas escolas, para os professores e para os alunos e, assim, contribuir para a inclusão digital; os professores desejam e podem continuar a participar de formações que abordem as Tecnologias Digitais na Educação Matemática, compreendendo a importância de se refletir sobre a prática educativa como espaço de aprendizagem, na perspectiva de contribuir para a formação de cidadãos críticos e autônomos, capazes de realizarem uma revolução na sociedade contemporânea do conhecimento.Item Coeducação, gênero e educação matemática : um caminho para o respeito à diversidade.(2021) Córdova, Marina de Morais; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Martinez Lirola, María Dolores; Torisu, Edmilson MinoruNossa sociedade ainda é extremamente desigual e, muitas vezes, pouco respeitosa com a diversidade. Nesse contexto, a formação de professores(as) de Matemática tem uma escolha a fazer: se manter à margem em nome de uma pretensa neutralidade, ou tornar-se um espaço de acolhida da diversidade e busca de equidade. A presente pesquisa embasou-se nas noções de Educação para a Paz, Coeducação e Educação Matemática Crítica, para explorar e discutir as (des)igualdades entre homens e mulheres no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática. Assim, ela se norteou pela seguinte questão: Como tarefas fundamentadas na Coeducação e realizadas em uma perspectiva crítica podem contribuir para a abordagem de conceitos matemáticos e promover o respeito à diversidade em uma turma de Licenciatura em Matemática? Participaram do estudo nove licenciandos(as) de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Esse grupo participou de um Projeto – “(Des)igualdades: conversando e pesquisando sobre a igualdade entre mulheres e homens” – desenvolvido em cinco encontros síncronos, via Google Meet, no âmbito de uma disciplina eletiva. Nele, foram propostas tarefas que abordaram questões de gênero e raça e envolveram noções de Estatística, Tratamento da Informação, Proporcionalidade, Análise Combinatória, em um contexto que favoreceu discussões voltadas à Educação para a Paz. A coleta de informações aconteceu por meio de registros produzidos pelos(as) licenciandos(as) na plataforma Moodle e transcrição das gravações dos encontros síncronos (áudio e vídeo), chat. Os dados produzidos foram analisados a partir de três categorias, definidas a priori: a) Discussão de conceitos matemáticos em uma perspectiva crítica, b) Respeito à diversidade: (des)igualdade de gênero e de raça, e c) Potencial das tarefas para a formação inicial de professores(as) de Matemática. Os resultados evidenciaram que a participação e vivência no Projeto favoreceram a realização de discussões coletivas sobre temas atuais e socialmente relevantes que promoveram reflexões críticas por parte do grupo. As tarefas que envolviam a interpretação de gráficos e dados estatísticos de uma forma crítica possibilitaram que os(as) licenciandos(as) compreendessem as intencionalidades dessas representações matemáticas, verificassem outras possibilidades e analisassem os riscos e benefícios em usar esse ou outro tipo de apresentação dos dados. A análise também sugere que discutir a igualdade de gênero e questões de raça, bem como analisar questões de materiais didáticos que pressupõem a formação de casais heteronormativos em seus gabaritos, construindo respostas que consideram a diversidade, permitiu ampliar os olhares, tendo como foco a inclusão de todos e todas. Tais resultados sugerem que as tarefas trouxeram contribuições para a formação pessoal e profissional desse grupo de futuros(as) professores(as). A partir desta pesquisa, elaboramos um pequeno caderno voltado para futuros(as) professores(as), formadores(as) de professores(as) e interessados(as) na temática, no qual são descritas e comentadas algumas das tarefas desenvolvidas, bem como são propostas sugestões para a promoção de discussões críticas pautadas na Coeducação nas aulas de Matemática.Item Aprendendo a ensinar funções na educação básica : um estudo sobre a própria prática.(2021) Braga, Thaís Rocha; Ferreira, Ana Cristina; Moreira, Plínio Cavalcanti; Ferreira, Ana Cristina; Kawasaki, Teresinha Fumi; Deodato, André AugustoO presente estudo se enquadra na Linha de Pesquisa 1 – Formação de Professores que ensinam Matemática, do Programa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ele surge de reflexões relativas a dificuldades vivenciadas em sala por uma professora de Matemática em início de carreira (que também é a pesquisadora), muitas dessas dificuldades relacionadas com a deficiência de conhecimentos matemáticos próprios para o ensino dessa disciplina. A partir dessa problemática, buscou-se investigar: como um processo de reflexão sobre a própria prática de elaborar um conjunto de tarefas para o trabalho de introdução da noção de função na Educação Básica pode contribuir para o desenvolvimento profissional de uma professora de Matemática em início de carreira? Inspirada teoricamente nas noções de Conhecimento Matemático para o Ensino e de Desenvolvimento Profissional, realizou-se uma pesquisa sobre a própria prática, em uma abordagem qualitativa. Ao longo de mais de um ano, a professora pesquisadora estudou a literatura especializada sobre o ensino de funções, analisou como alguns livros didáticos abordavam o tema funções, e refletiu sobre suas experiências com o ensino e a aprendizagem de funções. Esse processo culminou na elaboração de um conjunto de tarefas para a introdução da noção de função na Educação Básica. Os dados foram produzidos a partir de um diário de estudos composto por: reflexões feitas durante o processo vivenciado neste estudo; estudos feitos na literatura e em livros didáticos sobre o ensino de funções; registros sobre o processo de construção do conjunto de tarefas para a introdução da noção de função e transcrições de algumas conversas com os orientadores. A análise se deu por meio da interpretação de tais dados buscando identificar possíveis contribuições desse processo (de estudos, reflexões e construção de um conjunto de tarefas) para o desenvolvimento profissional da professora pesquisadora. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos próprios para o ensino de funções, bem como de habilidades relacionadas ao planejamento de ensino, além de um aprofundamento progressivo das reflexões sobre a própria prática, sinalizando claro desenvolvimento profissional da professora pesquisadora. Os resultados dessa pesquisa contribuem, tanto acadêmica quanto socialmente, para ampliar a compreensão acerca dos processos de aprendizagem profissional de professores de Matemática em início de carreira e favorecer a elaboração de ações mais coerentes com a mesma nos cursos de formação inicial. Além disso, a partir desse estudo, foi elaborado um Produto Educacional (pequeno livro) voltado para formadores de professores, futuros professores e professores de Matemática já em exercício, no qual o conjunto de tarefas elaborado para a introdução da noção de função na Educação Básica é apresentado e comentado.Item O resgate de elementos da Paideia grega como orientação no uso da história da matemática e da música na sala de aula.(2020) Carvalho, Renato Alves de; Campos, Dilhermando Ferreira; Campos, Dilhermando Ferreira; Zaidan, Samira; Ferreira, Ana CristinaA relação entre a matemática e a música foi muito explorada na Grécia Antiga, tendo diversos desdobramentos na filosofia e na educação desenvolvida pelos gregos. A descoberta de Pitágoras, que relacionava comprimentos e notas musicais, teve grande influência no pensamento grego, levando à construção de uma leitura rítmica do universo, que funcionaria segundo uma harmonia matematicamente apreensível. Era a mousiké que daria inteligibilidade ao mundo e que ordenaria o modelo educacional grego sistematizado sob o conceito de Paidéia. Esse modelo de educação clássica, que visava a uma formação integral do indivíduo, contrasta com o nosso modelo moderno, que possui grande tendência a fragmentar o conhecimento e explorar apenas seu caráter lógico. Por esse motivo, nos propusemos a investigar se seria possível recuperarmos elementos do modelo clássico na escola atual, usando a história da matemática e da música como fio condutor de atividades em que trabalhamos o conceito de número racional. Realizamos uma pesquisa qualitativa, formulando atividades que explorassem toda a riqueza da abordagem clássica, que envolve percepções sensoriais, atividades corporais e reflexão a respeito da estrutura da música, trabalhando com razões e medidas numa sala de aula. As atividades foram aplicadas a alunos do 1º ano do ensino médio e as conclusões a que chegamos foi que essa recuperação da Paidéia é possível em alguma medida, mas sob grandes limites que são parte estrutural do modelo de educação atual.Item Análise de estratégias de resolução mobilizadas por alunos do 9º ano frente a atividades envolvendo raciocínio combinatório.(2021) Moreira, Fabrícia Gomes; Tinti, Douglas da Silva; Tinti, Douglas da Silva; Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa; Santos, Marli Regina dosA presente pesquisa teve por objetivo identificar e analisar as diferentes estratégias de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações/problemas do Campo Conceitual Multiplicativo, especificamente os problemas de Combinatória. Para subsidiar nossa pesquisa, buscamos respaldo teórico na Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1986; 1996; 2009), especialmente no campo das Estruturas Multiplicativas e no entendimento de Pessoa e Borba (2009) e Borba (2013) acerca de problemas envolvendo o raciocínio combinatório. Participaram da pesquisa 16 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública Municipal do Itabirito/MG. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de uma sequência de atividades envolvendo raciocínio combinatório, do diário de campo da pesquisadora e de registros produzidos pelos alunos ao longo do trabalho. A sequência de atividades proposta continha doze questões envolvendo os quatro tipos de problemas combinatórios, defendidos por Pessoa e Borba (2009), ou seja, Produto Cartesiano, Arranjo, Permutação, Combinação. Para a análise, selecionamos quatro problemas, nos quais foram os mais representativos, sendo cada um apresentando um significado da Combinatória. Assim, a análise se estruturou em quatro categorias: a) Análise das estratégias mobilizadas pelos alunos no Problema de Produto Cartesiano; b) Análise das estratégias mobilizadas pelos alunos no Problema de Arranjo; c) Análise das estratégias mobilizadas pelos alunos no Problema de Permutação; e d) Análise das estratégias mobilizadas pelos alunos no Problema de Combinação. Na análise dos resultados verificamos que todos os alunos mobilizaram diversas estratégias ao resolver os problemas propostos, diferentes formas de representação, como: Princípio Fundamental da Contagem, desenhos, esquemas, contagem direta das possibilidades, respostas inconclusivas (sem conexão ao problema proposto), utilização de fórmulas, registro de argumentação pessoal, apenas respostas corretas ou incorretas, princípio aditivo, algoritmos da multiplicação e da divisão. A pesquisa revelou que a estratégia de resolução mais utilizada pelos alunos foi o Princípio Fundamental da Contagem e a estratégia menos usada, o diagrama. Como sugestão para futuras investigações com os mesmos dados, poderia ser feito uma análise relacionada aos erros e acertos praticados pelos alunos nos quatro tipos de problemas de Combinação, no sentido de propor uma discussão teórica e metodológica, quanto a estratégia adotada se pode ou poderá induzir ao erro ou acerto. A partir dos resultados da pesquisa foi elaborado um Produto Educacional, na perspectiva de um dispositivo de formação, voltado à formação de professores de Matemática, com vistas a propiciar um espaço formativo pautado na reflexão acercada dos processos de ensino e de aprendizagem de Combinatória.Item O ensino remoto de matemática no ensino médio em uma escola mineira percursos e percalços.(2021) Cazal, Diánis Ferreira Irias; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Batistela, Rosemeire de Fátima; Tinti, Douglas da SilvaEsta pesquisa, de cunho qualitativo fenomenológico, coloca em destaque a implantação da proposta de ensino remoto da rede estadual mineira em uma turma do segundo ano do Ensino Médio Regular de uma escola do interior de Minas Gerais. A questão de investigação, que orientou o caminhar da pesquisa e a própria pesquisadora-professora para a compreensão do fenômeno investigado, foi “Como se deu a implantação, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio, da proposta de ensino emergencial e remoto de matemática apresentada pela Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais (SEE-MG) com vistas à manutenção do ensino diante da pandemia e necessidade de isolamento social?”. Visando compreender a implantação da proposta, em seus percursos e percalços, é apresentado um breve panorama do cenário da pandemia e seus reflexos na sociedade e em especial na educação de Minas Gerais, embasado por documentos oficiais (Decretos, Leis e Resoluções), bem como pelo Documento Orientador para o Regime Especial de Atividades Não Presenciais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (REANP/SEE-MG). Considerando o papel preponderante das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para que o ensino remoto se tornasse realidade, há uma reflexão quanto ao seu uso no processo de ensino e aprendizagem, dialogando com discussões atuais quanto à EaD e Ensino Remoto, em suas aproximações e afastamento; à aprendizagem móvel, ou Mobile Learning, e reconfiguração do uso do celular visando a aprendizagem; ao Ensino Híbrido e suas possibilidades. Para a coleta dos dados, foram destacadas as ações e interações ocorridas na implantação do REANP na turma acompanhada, com foco na disciplina de Matemática, cujo tema abordado é a Análise Combinatória. Foram considerados como fontes de dados as interações ocorridas, remotamente entre a pesquisadoraprofessora, equipe escolar e alunos; as devolutivas dos alunos para as atividades propostas e para a Sondagem realizada; os recursos do REANP, como os documentos orientadores, a apostila do PET e as tele aulas do Programa Se liga na Educação. Os dados coletados foram organizados em forma de descrição e sustentaram as análises ideográfica e nomotética da abordagem fenomenológica. A partir das unidades de significado que se destacaram e dos sentidos explicitados por elas, as convergências efetuadas levaram a três grandes categorias de compreensão do fenômeno indagado: O papel das tecnologias e as (re)organizações que se dão; A prática docente em meio ao ensino remoto; e Ensino e aprendizagem da Matemática: (re)configurações no ensino remoto. Por meio delas, discorremos sobre a implantação da proposta, tecendo reflexões quanto ao uso das tecnologias, à prática docente e ao ensino do tema focado. As categorias indicam que o uso das TIC, ainda que com foco na comunicação e não no seu potencial pedagógico para o ensino da matemática, foi um caminho possível, que exigiu dos professores um repensar sobre sua prática e suas ações, visando envolver seus alunos e suprir lacunas e dificuldades que se apresentaram. As reflexões quanto às análises, levaram à elaboração do Produto Educacional intitulado Ensino Híbrido e Mobile Learning: uma proposta para introdução de conceitos de Análise Combinatória no Ensino Médio, que apresenta uma síntese das reflexões possibilitadas na pesquisa e uma proposta de abordagem para o ensino do tema, com sugestões de atividades que podem ser realizadas de forma presencial ou remota, síncrona ou assíncrona, destacando aspectos da aprendizagem móvel e do ensino híbrido como caminhos no cenário pós-pandemia.Item Insubordinando criativamente a indisciplina na perspectiva da etnomatemática : um estudo qualitativo com professores de matemática.(2021) Leite, Leonardo Rodrigues; Rosa, Milton; Tinti, Douglas da Silva; Rosa, Milton; Tinti, Douglas da Silva; Lopes, Celi Aparecida Espasandin; Orey, Daniel ClarkA disciplina estudantil existe desde o começo da humanidade, com isso, os métodos disciplinares empregados se modificaram ao longo dos anos originando o emprego de estratégias culturalmente irrelevantes para a manutenção da disciplina. Assim, este estudo buscou explorar as opiniões de 8 (oito) professores de Matemática, em 3 (três) escolas estaduais e em 1 (uma) escola particular, em duas cidades distintas, da Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova, em Minas Gerais, sobre as abordagens relacionadas com a disciplina vivenciadas nas escolas em termos de políticas públicas e prática docente. Em particular, este estudo procurou obter informações sobre o dia-a-dia desses professores, bem como de suas experiências e pontos de vista em relação à implantação dos regulamentos relacionados com a disciplina estudantil. A problemática desse estudo está relacionada com a questão de investigação: Como os professores de Matemática podem compreender a indisciplina dos alunos como um aspecto positivo que possa auxiliá-los na transformação da própria prática docente de acordo com as perspectivas da Etnomatemática e da Insubordinação Criativa? Os dados foram coletados por meio da utilização de dois questionários (inicial e final), de quatro entrevistas semiestruturadas, de um grupo focal adaptado e do diário de campo do professor-pesquisador. A análise dos dados dessa pesquisa qualitativa foi realizada por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Nessa teoria, a codificação aberta identificou os códigos preliminares que foram agrupados conceitualmente para a elaboração de três categorias e duas subcategorias conceituais, que propiciaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Assim, esses resultados mostraram que os participantes desse estudo puderam compreender a indisciplina dos alunos como um aspecto positivo que pudesse auxiliá-los na transformação da própria prática docente de acordo com as perspectivas da Etnomatemática e da Insubordinação Criativa. Além disso, para esses participantes, os conceitos de Etnomatemática e a sua conexão com a Insubordinação Criativa, a disciplina e a indisciplina podem estar relacionados com a flexibilização das normas e regras impostas no ambiente escolar sem que discussões prévias sejam realizadas com os alunos e, também, com a contraposição aos educadores que visam excluir os discentes das decisões tomadas no processo educacional. Desse modo, esses participantes se conscientizaram sobre a Etnomatemática como uma ação pedagógica que busca a proposição de uma prática docente que possibilite a valorização e o respeito aos conhecimentos matemáticos que os alunos trazem de seu cotidiano. Essa pesquisa também originou um Produto Educacional, no formato de um caderno de sugestões, direcionado para professores, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, supervisores, formadores de professores e demais interessados nessa temática. Nesse sentido, é importante que o professores de Matemática reflitam sobre a própria prática docente na perspectiva da Etnomatemática, como uma ação pedagógica intercultural e interdisciplinar, e da Insubordinação Criativa como uma flexibilização das normas e regras comportamentais, com o objetivo de provocar os limites disciplinares praticados nas escolas.Item Um estudo qualitativo para entender a ação pedagógica da etnomodelagem com alunos de comunidades rurais e urbanas.(2021) Barreto, Fabrício Mendes; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Madruga, Zulma Elizabete de Freitas; Orey, Daniel ClarkA valorização das diversas formas de conhecer, entender e explicar a realidade dos membros de diferentes grupos culturais é importante para o desenvolvimento de uma compreensão do processo de ensino e aprendizagem em Matemática considerando-se as características das culturas nas quais os alunos estão inseridos são os propósitos primordiais da Etnomatemática, da Modelagem e da Etnomodelagem. Essa perspectiva tem como principal objetivo verificar como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o desenvolvimento de uma relação de proximidade entre os conhecimentos matemáticos locais trazidos por oito alunos provenientes da zona rural e urbana, matriculados no 8º ano do turno matutino, do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, essa pesquisa foi realizada em uma escola pública de uma cidade situada na região intermediária de João Monlevade, que tem como público alvo alunos provenientes de comunidades rurais e urbanas, haja vista que essa instituição de ensino está localizada em um bairro da cidade, atendendo alunos provenientes da zona urbana e de comunidades rurais. Nesse sentido, a seguinte questão de investigação foi elaborada: Como a Etnomodelagem, por meio de sua abordagem dialógica, pode auxiliar no desenvolvimento da relação entre o conhecimento matemático local, trazido por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, provenientes de comunidades rural e urbana, com a Matemática escolar? Para fundamentar essa pesquisa foram utilizadas três bases teóricas: Etnomatemática, Modelagem Matemática e Etnomodelagem. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades: Bloco de Atividades 1: Privilegiando o Conhecimento Escolar (Ético), Bloco de Atividades 2: Privilegiando o Conhecimento Extraescolar (Êmico) e Bloco de Atividades 3: Privilegiando o Conhecimento Dialógico (Dinamismo Cultural), dois questionários: inicial e final e, também, o diário de campo do professor pesquisador. A apresentação, organização e análise dos dados foram realizados com base em uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da codificação aberta que identificou os códigos preliminares, e a codificação axial que originou as categorias conceituais com o auxílio metodológico da triangulação de dados. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que os alunos participantes desse estudo se conscientizaram sobre a conexão entre os saberes e fazeres cotidianos realizados por familiares e praticados em suas comunidades com o conhecimento matemático estudado nas escolas, possibilitando uma aproximação da família com a educação de seus filhos, além de propiciar a valorização e o respeito às diferenças culturais existentes nos ambientes escolares. Outro resultado desse estudo propiciou o desenvolvimento de uma ação pedagógica na perspectiva da Etnomodelagem, que considera os saberes e fazeres matemáticos provenientes de grupos culturais distintos, tornando o processo de ensino aprendizagem em Matemática contextualizado e com mais significado para os alunos e próximo de sua realidade. Finalizando, houve a elaboração de um produto educacional no formato de um caderno de sugestões que contém atividades contextualizadas que possibilitam aos professores a aproximação dos conhecimentos matemáticos estudados nas escolas com práticas matemáticas cotidianas em comunidades rurais e urbanas. As atividades propostas nesse caderno de sugestões foram elaboradas a partir dos resultados obtidos nesta pesquisa com o intuito de fornecer informações que auxiliem esses profissionais na conexão entre conhecimentos, saberes e fazeres matemáticos distintos, mas complementares.Item Explorando a perspectiva de pesquisadores e participantes de trilhas de matemática sobre a (re)descoberta do conhecimento matemático fora da escola : um estudo qualitativo em etnomodelagem.(2021) Rodrigues, Jéssica; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Silva, Jonson Ney Dias da; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Rosa, MiltonEssa pesquisa foi desenvolvida com dois pesquisadores nacionais e três internacionais, que investigam sobre a temática relacionada com as Trilhas de Matemática e, também, com seis ex-alunos de uma disciplina de Etnomatemática que foi oferecida em um Mestrado Profissional em Educação Matemática. Todos esses participantes tiveram experiências com a sua participação em Trilhas de Matemática. Um dos principais objetivos desse estudo foi identificar os conceitos matemáticos e geométricos locais que são relevantes para o desenvolvimento da conscientização e da valorização dos procedimentos e práticas matemáticas que emergem de contextos socioculturais diversos por meio do desenvolvimento das Trilhas de Matemática conforme a perspectiva desses participantes. Além disso, esse estudo também possibilitou a compreensão da contribuição do Programa Etnomatemática e de sua conexão com a Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural por meio da Etnomodelagem no contexto das Trilhas de Matemática. Nesse sentido, a dialogicidade entre essas bases teóricas possibilitou o entendimento sobre os processos matemáticos e geométricos desenvolvidos pelos membros inseridos em sua própria realidade de uma maneira holística. Desse modo, a seguinte questão de investigação foi elaborada: Como a perspectiva de pesquisadores e participantes de trilhas de matemática podem contribuir para o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática em uma perspectiva etnomatemática por meio da etnomodelagem? Para fundamentar essa pesquisa, os suportes teóricos da Etnomatemática, da Modelagem Matemática, da Etnomodelagem e das Trilhas de Matemática foram utilizados em sua realização. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, cinco entrevistas semiestruturadas, um grupo focal, e, também, pelas anotações no diário de campo da professora-pesquisadora. A análise dos dados e a interpretação dos resultados foi realizada de acordo com o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados, por meio das codificações aberta e axial, que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e das categorias conceituais. Os resultados dessa pesquisa mostraram que existe a necessidade de que os membros da comunidade escolar desenvolvam ação pedagógica diferenciada para que os alunos possam entender que os conhecimentos escolares matemático e geométrico estão relacionados com aspectos socioculturais das comunidades locais. Por fim, elaborou-se um produto educacional, no formato de um caderno de sugestões, cuja proposta principal foi a 9 elaboração de atividades pedagógicas baseadas na realidade sociocultural dos estudantes, contextualizadas na cidade de Ouro Preto por meio da realização de Trilhas de Matemática.Item Diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa bibliográfica analisando dissertações defendidas em mestrados profissionais de Minas Gerais.(2020) Assis, Samuel Alves de; Torisu, Edmilson Minoru; Torisu, Edmilson Minoru; Powell, Arthur Belford; Reis, Frederico da SilvaEste estudo trata de uma dissertação de Mestrado, na área da Educação Matemática e com foco na Educação Financeira. O objetivo principal consistiu em analisar dissertações, com discussões centradas na Educação Financeira e investigar conexões/diálogos entre passagens do texto das pesquisas com o arcabouço teórico da Educação Matemática Crítica (EMC). Essas dissertações foram selecionadas em três programas de Mestrado Profissional de Minas Gerais, em que encontramos, no total, 42 pesquisas. Por sua natureza, a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica e cuja análise foi desenvolvida sob a luz de construtos da EMC, nos pautando, principalmente, em discussões travadas por Ole Skovsmose e Arthur Powell. Destacamos que as conexões/diálogos entre a Educação Financeira e a EMC não estavam, necessariamente, explícitas/explícitos nas pesquisas analisadas. Na realidade, foi necessário um olhar analítico do pesquisador para os dados dos textos, guiado pela sua compreensão acerca dos construtos da EMC, na busca por diálogos. Ressaltamos que, encontramos conexões/diálogos em todas as dissertações analisadas, mesmo que o autor não citasse ou falasse, de forma explícita, sobre conceitos da EMC. Os resultados nos permitem refletir que a Educação Financeira possui, em sua natureza, relações com a Educação Matemática Crítica, particularmente costuradas pelos conceitos de Cenários para Investigação, empowerment, foregrounds e backgrounds. Além disso, percebemos algumas lacunas que podem ser preenchidas por futuras pesquisas, em Educação Matemática, explorando relações entre a Educação Financeira e a EMC, além de promover estudos situados no Ensino Superior, que tem sido pouco contemplado nas pesquisas.