PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

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    Técnologias digitais da informação e comunicação e o ensino remoto emergencial: implicações nas práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual de Ouro Preto - MG
    (2024) Lima, Kelly Souza; Inajara de Salles Viana Neves; Inajara de Salles Viana Neves; Cirléia Pereira Barbosa; José Fernandes da Silva
    A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas nas práticas pedagógicas dos professores em todo o mundo, exigindo mais flexibilidade dos professores na condução do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. No cenário brasileiro, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implementado como medida temporária durante o isolamento social imposto pela COVID-19. Nesse contexto, o presente estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as repercussões da ERE bem como identificar possíveis mudanças ou inovações nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino médio de escolas públicas estaduais da cidade de Ouro Preto-MG. pós-pandemia, considerando o contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para atingir os objetivos propostos foram utilizados dois instrumentos (questionários e entrevistas) para obtenção dos dados a serem analisados. O questionário foi aplicado a 15 professores de Matemática do ensino médio da rede pública estadual de Ouro Preto-MG. Por meio do questionário foi possível caracterizar os participantes e coletar informações sobre a experiência dos professores com a ERE, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para adaptação ao novo formato de ensino. Para tanto, 11 professores participaram das entrevistas semiestruturadas, permitindo assim uma investigação mais aprofundada de suas práticas pedagógicas durante e após a ERE, permitindo ainda que os professores refletissem substancialmente sobre as implicações do ensino remoto. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, onde foi possível destacar alguns pontos sobre a ERE e avaliar as práticas docentes dos participantes. Quanto às dificuldades enfrentadas, os professores destacaram desafios relacionados à adaptação tecnológica, falta de infraestrutura adequada e dificuldade de engajamento dos alunos. Além disso, também foram identificados aspectos positivos, como a possibilidade de explorar novas ferramentas tecnológicas que possam promover maior autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Os resultados mostraram que a implementação da ERE promoveu reflexões relevantes sobre a transformação das práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino médio. No entanto, destaca-se a importância dos investimentos em infraestrutura tecnológica nas escolas e na formação de professores para a adequada adaptação e utilização eficaz das TDIC no ensino de Matemática.
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    "O que diacho é tarefa?" : etnomodelagem e etnomodelos da produção de arroz em Amarante no Piauí.
    (2024) Rodrigues, Luciano de Santana; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Melo, Elisângela Aparecida Pereira de; Deodato, André Augusto
    Esta pesquisa foi conduzida com 10 agricultores familiares, 3 (três) funcionários da prefeitura municipal e 1 (uma) membra do sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Amarante, no estado do Piauí. A pesquisa se justifica pela necessidade de valorização de saberes e fazeres matemáticos locais que, muitas vezes, não são abordados, em salas de aula, na Educação Básica. Assim, o principal objetivo deste estudo é compreender como os conhecimentos etnomatemáticos relativos ao cultivo de arroz, da agricultura familiar, podem ser etnomodelados por meio da elaboração de etnomodelos, visando o desenvolvimento dos conteúdos de áreas, volumes e estimativas. Os objetivos específicos são: a) identificar os artefatos culturais e as unidades de medidas de áreas e volumes utilizados pelos agricultores familiares de Amarante-PI, desde o plantio até a colheita e o armazenamento de arroz para consumo ou venda, b) analisar as estratégias e as técnicas de resolução de problemas envolvendo o cálculo de área, de volume e de estimativas relacionadas com a produção de arroz, por área cultivada, por meio da elaboração de etnomodelos, c) estabelecer relações entre os etnomodelos êmicos (locais) desenvolvidos pelos agricultores familiares com os etnomodelos éticos (globais) utilizados no currículo escolar em salas de aula por meio do entendimento dessa relação dialógica (glocal). A fundamentação teórica se baseia no Programa Etnomatemática, na perspectiva sociocultural da Modelagem Matemática e na Etnomodelagem, que buscam desenvolver uma visão ampla dos saberes e fazeres matemáticos êmicos (locais) e conhecimentos matemáticos éticos (globais), relacionando-os dialogicamente por meio do desenvolvimento do dinamismo cultural. Destaca-se que este estudo qualitativo visou responder à questão de investigação: Como os conhecimentos etnomatemáticos relativos ao cultivo de arroz, da agricultura familiar, podem ser etnomodelados por meio da elaboração de etnomodelos, visando o desenvolvimento dos conteúdos de áreas, volumes e de estimativas? Para a obtenção de respostas para essa questão, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a) questionários, b) entrevistas semiestruturadas, c) grupo focal, d) observações participantes e e) diário de campo do pesquisador. Os procedimentos metodológicos foram utilizados por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi auxiliada pelo emprego da triangulação dos dados e da Fórmula do Consenso. Os dados foram analisados para identificação dos códigos preliminares na codificação aberta, bem como os resultados obtidos foram interpretados por meio da identificação e elaboração das categorias conceituais, na codificação axial. Esses procedimentos iniciais de coleta e análise de dados possibilitou a obtenção de respostas para a questão de investigação e, também, para a validação e confiabilidade dos resultados que foram obtidos nesta pesquisa. Os resultados mostram que existem diversos saberes e fazeres matemáticos locais (êmicos) presentes nas práticas cotidianas dos agricultores familiares e, entre esses conhecimentos destacam-se as unidades de medidas de comprimento, área e volume/massa que possibilitam para os agricultores participantes resolverem situações-problema do dia a dia, como, por exemplo, as técnicas de cubação de terrenos que possibilitam aos agricultores o cálculo da área de diferentes formatos de terrenos como: quadriláteros, triangulares, circulares, pentagonais e hexagonais. Essa interpretação possibilitou a elaboração de etnomodelos dialógicos que podem servir como um ponto de partida para a valorização e o respeito aos saberes e fazeres desenvolvidos localmente.
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    Conhecimento didático-matemático mobilizado por preceptor e residentes no contexto do programa residência pedagógica : uma proposta de trabalho para a educação estatística.
    (2023) Souza, Flávia Silva; Silva, José Fernandes da; Silva, José Fernandes da; Rodríguez Nieto, Camilo Andrés; Torisu, Edmilson Minoru
    O propósito deste estudo foi identificar e compreender o Conhecimento Didático-Matemático mobilizado por Preceptor e Residentes de um subprojeto de Matemática do Programa de Residência Pedagógica para o ensino de Estatística. No tocante ao referencial teórico, buscamos, entre autores que discutem os conhecimentos necessários à docência; e sobre a perspectiva ampliada do Conhecimento Didático-Matemático do professor, lançando o olhar aos Critérios de Idoneidade Didática. No âmbito da revisão de literatura foi possível perceber que ainda são poucas as pesquisas que focam na Educação Estatística na formação de professores que ensinam Matemática. Além disso, os estudos mapeados apontam que alguns professores no início da docência alegam se sentirem despreparados para lecionar Estatística na Educação Básica. Este é um estudo de natureza qualitativa, realizado com uma Preceptora e cinco estudantes da Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior, de Minas Gerais, que atuavam como bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica. Assim, os dados foram produzidos por meio do registro em áudio e vídeo dos encontros de formação, registro em diário de campo, pela proposta elaborada pelos participantes e entrevista por meio de grupo focal. Na organização dos dados, em um primeiro momento, fizeram-se as transcrições dos encontros do minicurso. Posteriormente, organizaram-se as falas dos participantes, para facilitar a análise e a posterior interpretação, juntamente com os dados da entrevista, e o projeto desenvolvido pelos participantes. Para as análises dos dados, utilizaram-se como categorias analíticas os próprios componentes e indicadores propostos por Juan Godino e colaboradores para os seis critérios de Idoneidade Didática: epistêmico; cognitivo; interacional; afetivo; educacional; e ecológico. Na análise do processo de elaboração e implementação do projeto trabalhando a Educação Estatística por meio da perspectiva da ABP, os dados apontam que os seis critérios de Idoneidade Didática foram evidenciados: o afetivo e ecológico alcançaram o nível alto em relação aos seus componentes e indicadores; e o epistêmico, o cognitivo, o interacional e mediacional atingiram níveis acima de médio e próximo de alto. Esses Critérios no processo de planejamento foram mobilizados pelos licenciandos de maneira intuitiva, visto que não se apresentou a teoria aos participantes antes da primeira avaliação. Os resultados indicam que a mobilização dos critérios de Idoneidade Didática ocorre articuladamente, pois um critério não se desvincula dos demais e a adequação de um tende a contribuir com os demais. Entretanto, alguns fatores e condições podem fazer com que um critério alcance maior adequação que outro, como foi o caso desta pesquisa, que, ao utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia, contribuiu para uma melhor adequação dos Critérios ecológico e afetivo. Ademais, analisando o formato empregado na formação e o modo como foi conduzida sua implementação, considera-se que a utilização da ABP não apenas contribuiu para que se discutisse o conteúdo matemático, mas, principalmente, oportunizou discussões que permitiram mobilizar conhecimentos em contextos de articulação entre teoria e prática, ao abordar uma temática contextualizada e real. Dessa forma, colaborou para compreender a importância das reflexões acerca dos critérios de Idoneidade Didática para a formação inicial de professores de Matemática e a mobilização de conhecimentos acerca da docência. Por fim, pondera-se que programas como o Residência Pedagógica vêm se consolidando como uma Política Pública de Formação de professores que deveria ser oportunizada a todos os licenciandos, e não apenas a uma parcela deles, para valorizar a formação docente e colaborar com a formação dos licenciandos.
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    Educação financeira a partir do tema inflação : uma investigação com estudantes do ensino médio à luz da educação matemática crítica.
    (2023) Jacinto, Aline de Sousa; Torisu, Edmilson Minoru; Torisu, Edmilson Minoru; Silva, Amarildo Melchiades da; Reis, Frederico da Silva
    O objetivo geral desse estudo foi investigar contribuições que uma proposta de atividades, com foco no tema inflação, pode trazer para a Educação Financeira de estudantes do Ensino Médio, na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para atingir esse objetivo, foram realizadas dez etapas nos quais o tema inflação foi explorado de diferentes maneiras: questionários, rodas de conversa, investigações no site do IBGE, cálculos matemáticos. A nosso ver, criamos situações em que o tema inflação foi conectado ao dia a dia dos estudantes, de modo que eles pudessem ir, de forma paulatina, aprendendo um pouco mais sobre o assunto, esclarecendo dúvidas e desamarrando nós. Todos os encontros foram baseados no diálogo, assim como compreendido por Paulo Freire: um tipo de encontro com o objetivo de aprendizagem. Um tipo de comunicação em que se fala, mas também se ouve. Um tipo de comunicação em que novas leituras do mundo são feitas e que propicia vislumbres da escrita desse mundo. Os participantes foram 25 estudantes do terceiro ano de uma turma do Ensino Médio de uma escola estadual da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados em diário de campo e áudio. Os registros escritos das atividades feitas pelos estudantes também fizeram parte do corpus de análise. A análise dos dados se deu a partir de conexões dos dados com construtos da Educação Matemática Crítica, dos quais podemos destacar: matemacia, leitura e escrita do mundo, empowerment. Como resultado de nossas análises, em linhas gerais, os estudantes puderam fazer leituras do mundo, em um processo de empowerment, que pôde contribuir para escritas do mundo. A partir dessa análise geral, elencamos as seguintes categorias de contribuições: Diálogo, conhecimentos prévios, background e foreground; leituras e escritas do mundo e Empowerment como elemento de mediação entre leituras e escritas do mundo.
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    A utilização integrada da realidade aumentada com o Software GeoGebra na perspectiva da aprendizagem móvel de geometria espacial.
    (2023) Amorim, Silvio Luiz Gomes de; Reis, Frederico da Silva; Ferreira, Neuber Silva; Reis, Frederico da Silva; Ferreira, Neuber Silva; Guerreiro, António Manuel da Conceição; Martins, Eder Marinho
    Esta dissertação apresenta uma pesquisa que teve como objetivo geral discutir possíveis contribuições de atividades exploratórias utilizando de forma integrada a Realidade Aumentada (RA) com o software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia foi qualitativa em seus pressupostos e métodos, a partir da realização de uma pesquisa teórico-bibliográfica acerca das principais produções científicas relacionadas ao Ensino de Geometria Espacial, à Aprendizagem Móvel (Mobile Learning) e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática, especialmente, aquelas que abordavam a utilização integrada da RA com o software GeoGebra. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos matriculados no 2o ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto, no 1o semestre de 2023, a partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias utilizando a RA com o software GeoGebra 3D, relacionadas a conteúdos de Geometria Espacial que abordaram o estudo de sólidos geométricos, tais como: cubos, paralelepípedos, pirâmides, cilindros, cones e esferas. A descrição e análise das atividades exploratórias revelou que foi possível trabalhar algumas possibilidades que as ferramentas dispõem para a visualização, compreensão e interatividade entre o ambiente virtual e o real, por meio das projeções das figuras construídas e visualizadas em tela, utilizando de forma integrada a RA com o GeoGebra 3D, baixados e instalados nos dispositivos móveis dos alunos. As conclusões de nossa pesquisa apontam que as principais contribuições de atividades exploratórias utilizando a RA com o software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio foram: a visualização na criação e desenvolvimento de ideias, conceitos e propriedades dos sólidos geométricos; a potencialização da aprendizagem móvel por meio da utilização de recursos tecnológicos e dos dispositivos móveis; e a construção de um novo olhar, por parte dos alunos participantes, para as possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais na aprendizagem de Matemática. Por fim, trazemos em destaque que a utilização de ferramentas tecnológicas para a abordagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino Médio despertou o interesse e fomentou uma nova dinâmica de trabalho para os alunos, explorando as possibilidades oferecidas e que podem ser utilizadas no ambiente escolar e fora dele, por meio da aprendizagem móvel relacionada aos conteúdos escolares utilizando-se a RA e o GeoGebra 3D.
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    Saberes docentes acerca da progressão parcial mobilizados por professores de matemática da rede pública de ensino de Ouro Preto em um grupo de estudo.
    (2023) Figueiredo, Ricardo Alexandre de; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Coura, Flávia Cristina Figueiredo; Nunes, Célia Maria Fernandes
    A Progressão Parcial é uma política pública nacional criada na década de 1990, cujo propósito é reduzir a reprovação, a distorção idade-série e a evasão, sem descuidar da qualidade da aprendizagem. Contudo, na prática, a situação, geralmente, é bem distinta. Nesse cenário, chama a atenção o fato de os(as) docentes, protagonistas do processo juntamente com os (as) estudantes, não serem consultados(as) sobre como desenvolver esta política pública. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga saberes docentes mobilizados por seis professores(as) de Matemática da Rede Pública de Ensino de Ouro Preto enquanto discutem e refletem sobre a Progressão Parcial em Matemática. Partindo de um levantamento prévio das percepções de professores de Matemática da região acerca da Progressão Parcial, constituiu-se um grupo com seis desses docentes que aceitaram o convite de compartilhar práticas, dificuldades e experiências relacionadas à mesma. Ao longo de cinco encontros remotos, o grupo discutiu o tema e começou a elaborar, coletivamente, propostas e estratégias para seu aprimoramento. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, na qual dados foram produzidos a partir de respostas dadas a um questionário, observações registradas no diário de campo do pesquisador (pautado na observação dos encontros), transcrições das gravações dos encontros, e registros produzidos pelos(as) participantes. A análise dos dados se desenvolveu por meio da triangulação e interpretação dos dados à luz da noção de Saberes Docentes desenvolvida por Maurice Tardif. Os resultados evidenciam uma mobilização de saberes experienciais em todos os encontros, sugerindo que de fato esses saberes brotam da experiência e são por ela validados, incorporando-se tanto à experiência individual como à coletiva. Além deles, desvelaram-se saberes curriculares e disciplinares que sustentaram tanto a argumentação quanto a tomada de decisões pelo grupo. Este estudo inova ao criar um espaço no qual docentes têm a oportunidade de se expressar acerca da Progressão Parcial em Matemática e usar suas experiências profissionais e demais saberes da docência em prol do aprimoramento da aplicação dessa política pública. Dessa forma, seus resultados contribuem para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas acerca dos saberes docentes em Matemática (em especial, aqueles relativos à Progressão Parcial) e possuem um potencial social ao estimular a criação de grupos de estudo similares e de incentivar a elaboração de estratégias para a realização da Progressão Parcial em Matemática em sintonia com os(as) docentes que a realizam.
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    Geometria espacial no ensino médio na perspectiva do mobile Learning.
    (2023) Silva, Erika Cruz; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Ferreira, Neuber Silva; Reis, Frederico da Silva
    Esta investigação tem sua problemática relacionada ao ensino e aprendizagem de Geometria Espacial, mais especificamente quanto aos sólidos e cálculo de volume, adentrando pelas possibilidades advindas com a utilização de dispositivos móveis na perspectiva da aprendizagem móvel (Mobile Learning). Visando responder à questão de investigação “Quais são as possibilidades de uma proposta para o ensino e a aprendizagem de conceitos de Geometria Espacial, envolvendo o volume de prismas e cilindros, por meio de dispositivos móveis na perspectiva do Mobile Learning, com alunos do Ensino Médio?”, a fundamentação teórica dialoga com autores que abordam: o ensino e a aprendizagem de Geometria Espacial; as tecnologias digitais no ensino de matemática; os dispositivos móveis e suas possibilidades para o Mobile Learning. Foi realizado um estudo de campo com alunos de uma turma de 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública da Rede Estadual do interior de Minas Gerais, contemplada com o recebimento de celulares (smartphones) pelo Projeto “Estudantes em Rede” da SEE-MG. Foi elaborada uma proposta de atividades com foco no ensino de sólidos geométricos visando a promoção de interações junto ao celular. A proposta foi desenvolvida em oito encontros com a turma e os dados coletados foram transcritos e analisados na perspectiva qualitativa fenomenológica, visando uma compreensão interpretativa do fenômeno investigado. Os dados foram organizados na forma de descrição na qual, em um primeiro momento, foram destacadas Unidades de Significado (US) e, após, por meio do trabalho de efetuar convergências dessas US a partir dos sentidos apontados por elas, duas grandes categorias de análise se explicitaram. Uma aborda os dispositivos móveis e os aplicativos e suas possibilidades para o ensino e aprendizagem do tema, bem como os direcionamentos para o Mobile Learning. A outra evidencia o trabalho pedagógico no ensino de Geometria junto aos dispositivos e a abordagem das noções geométricas envolvidas. Na discussão dessas duas categorias, foi possível refletir sobre o papel do celular no espaço da sala de aula visando o protagonismo dos alunos na aprendizagem do tema. Também foi possível identificar aspectos relevantes da mobilidade (mobile) da aprendizagem, indicando que ela pode se dar em diferentes momentos da aprendizagem, tanto dentro como fora dos espaços de ensino, exigindo, para isso, a valorização das interações e dos conhecimentos dos alunos. Tal valorização pode subsidiar uma aprendizagem mais autônoma e ativa por parte do aluno diante dos dispositivos móveis que possui visando à construção dos conceitos.
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    Robótica educacional de baixo custo no ensino e aprendizagem em uma perspectiva interdisciplinar : interfaces com a educação matemática.
    (2023) Vilaça, Marcelo de Oliveira; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Souza, Lahis Braga; Martins, Eder Marinho
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender as possibilidades de uma proposta de Robótica Educacional de Baixo Custo (RBC), mobilizando variados conhecimentos, visando a interrelação entre os saberes. O foco é a perspectiva interdisciplinar e transversal ao currículo escolar. A questão de investigação que orienta este estudo é: “Quais as possibilidades da robótica educacional de baixo custo para o ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Médio em um trabalho numa perspectiva de integração dos saberes, na perspectiva da interdisciplinaridade?” Visando responder a essa questão, foi realizado um estudo bibliográfico sobre Tecnologias Digitais na Educação, Pensamento Computacional, RBC, enfatizando suas características, concepções e inclusão digital. A interdisciplinaridade foi debatida, destacando perspectivas para a ação didática contextualizada no desenvolvimento de conceitos para a aplicação da RBC. Para alcançar o objetivo central, uma proposta com atividades envolvendo RBC foi desenvolvida com uma turma de segundo ano do ensino médio em tempo integral, de uma escola pública estadual de Minas Gerais. A proposta direcionou-se ao ensino e aprendizagem de temas inter-relacionados na execução das atividades para a criação de um "robô girassol". Estruturada em sete atividades, utilizou-se de simulador de circuitos eletrônicos, recursos concretos e a plataforma Arduino. Os diálogos e interações dos alunos foram registrados e analisados através de uma abordagem de pesquisa qualitativa fenomenológica, dividida em dois momentos. O primeiro identificou as Unidades de Significados (US) das interações e o segundo, por meio de um processo de convergências, levou a três categorias de análise que aprofundaram a compreensão da questão posta. As categorias são: "Aspectos de uma proposta de ensino e aprendizagem por meio da RBC visando a integração de saberes", destacando o papel motivador da robótica, importância das interações, valor do conhecimento prévio e superação de dificuldades técnicas; "A RBC e o Pensamento Computacional na mobilização de saberes", enfatizando a mobilização de conhecimentos variados através da RBC e do Pensamento Computacional, incluindo otimização de algoritmos, identificação de padrões e resolução de problemas; e "Integração de Saberes e Disciplinas por meio da RBC", realçando a interdisciplinaridade proporcionada pelas atividades com a RBC e a necessidade de um planejamento mais integrado ao currículo escolar. A pesquisa ressalta o papel da RBC no ensino médio, fomentando aprendizado interdisciplinar e inclusão digital. Embora existam desafios, como falta de equipamentos e apoio político, a RBC potencializa a motivação e o pensamento computacional dos alunos. A implementação bem-sucedida requer estrutura, formação docente e mudança de mentalidade na educação. A RBC, crucial para democratizar a tecnologia e promover igualdade de oportunidades, deve ser integrada em um contexto pedagógico mais amplo. Apesar de desafiadora, a implementação eficaz proporciona aprendizagem significativa e desenvolve habilidades vitais. Há espaço para mais pesquisas, especialmente explorando a interdisciplinaridade e materiais didáticos específicos. Este trabalho contribui para a disseminação da RBC, preparando os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico.
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    Al Banna : levantando o véu sobre as possíveis potencialidades didático - pedagógicas de um manuscrito islâmico medieval para o ensino de matemática.
    (2023) Soares, Sheila de Jesus Costa; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Moura, Roseli Alves de; Deodato, André Augusto
    A Cultura Islâmica Medieval é dona de uma construção científica importante, especialmente, quando nos reportamos à construção do pensamento matemático, que concebeu nomes como o de al-Banna (1256-1321), um estudioso magrebino, que escreveu o tratado Rafc al-Hijab (O levantamento do véu nas operações de cálculos), que se encarrega de discutir, com argumentos poéticos, filosóficos e teológicos, aspectos desde as operações de cálculos básicos aos mais sofisticados. A despeito disso, a produção científica dessa civilização, em especial no tocante à academia brasileira, ainda se mantém bastante tímida e com uma lacuna considerável sobre esta temática. Sendo assim, a presente dissertação tem por intuito "levantar o véu" sobre a obra desse sábio islâmico medieval, bem como as contribuições dele para o cenário científico da sua região de origem, o Magrebe Medieval e, sobretudo, as implicações pedagógicas que sua obra pode trazer ao cenário do ensino de matemática na educação brasileira atual. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, de natureza qualitativa, traz em seu desenvolvimento as possíveis contribuições didático-pedagógicas da obra, com uma visão deliberadamente crítica. Diante disso, temos como suporte teórico a proposta de Luiz Radford (1997), que apresenta uma concepção epistemológica sociocultural, na qual propõe uma alternativa de intercessão entre história, epistemologia e educação matemática, e da proposta de Michael Fried (2001), que discute a possível coexistência entre educação matemática e história da matemática. Consideramos de suma importância apresentar uma história da matemática sob os pressupostos de uma perspectiva historiográfica atualizada, não eurocêntrica e que auxilie na desconstrução de preconceitos e mitos. Para tanto, articularemos o documento principal, ou seja, o Rafc al-Hijab com as fontes secundárias de historiadores que pesquisam a história da matemática islâmica medieval, dentre eles estão alguns nomes como os de Djebbar (1995; 2016), Berggren (2013) e Aissani (1995). No bojo desse aparato histórico, também procuramos apresentar alguns conceitos fundamentais para uma pesquisa de cunho histórico, como: o Anacronismo Histórico, o Whigguismo e o Presentismo Pedagógico, conceitos apresentados por Barros (2017), Prestes (2015) e Fendler (2009), respectivamente. Esses conceitos nos auxiliam para que a narrativa seja apresentada de forma mais equilibrada possível. Desse modo, consideramos que o tratado de al-Banna reúne os principais requisitos para romper com a narrativa eurocêntrica e desconstruir mitos e preconceitos, pois, para além de uma abordagem pedagógica da matemática, ele também apresenta aspectos históricos, sociais e políticos de uma cultura pouco retratada e uma região ainda não historiografada pelas pesquisas em história da matemática no cenário acadêmico brasileiro.
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    Possibilidades de estudo da proporção áurea nos cristos do mestre Aleijadinho na cidade de Congonhas, Minas Gerais.
    (2023) Rocha, Kelly Cristina Santos; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fernandes, Alcione Marques; Neves, Inajara de Salles Viana
    Esta pesquisa qualitativa e empírica foi conduzida com 7 (sete) participantes, sendo 1 (um) mediador de museu, 1 (um) guia turístico, 1 (um) escultor, 1 (um) artista plástico, 1 (um) fotógrafo, 1 (um) professor de Matemática e 1 (um) visitante (turista), cujo objetivo foi a promoção de discussões sobre a possibilidade de verificar a presença do conhecimento matemático escolar/acadêmico nas esculturas dos Cristos de Aleijadinho, em Congonhas, Minas Gerais, que buscou valorizar os saberes e fazeres existentes desenvolvidos pelos membros desse grupo cultural. O objetivo geral desse estudo foi entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea, que pode estar presente nas esculturas dos Cristos do mestre Aleijadinho, que pode contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Os objetivos específicos deste estudo estavam relacionados com: a) investigar a história de Aleijadinho para entender como os seus conhecimentos matemáticos foram adquiridos, bem como compreender os aspectos de sua vida pessoal e profissional, b) analisar as obras dos Cristos de Aleijadinho para identificar a possível utilização da proporcionalidade em sua confecção e c) entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode auxiliar na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas desses. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: Como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea que pode estar presente nos Cristos do mestre Aleijadinho, nas capelas da cidade de Congonhas, em Minas Gerais? Para a coleta de dados desta pesquisa, foram utilizados 2 (dois) questionários, um inicial e outro final, 3 (três) entrevistas semiestruturadas, 1 (um) grupo focal com duas etapas e o diário de campo da professora-pesquisadora. Para a apresentação e análise dos dados e para a interpretação dos resultados obtidos neste estudo foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da condução das codificações aberta e axial que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e de 4 (quatro) categorias conceituais. Os resultados obtidos neste estudo propiciaram a valorização das esculturas dos Cristos, bem como o respeito à cultural local, por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem, que auxiliou os participantes deste estudo na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas dos Cristos nas Capelas dos Passos. Assim, essa abordagem contribuiu para o aprimoramento da sensibilidade cultural desses participantes, evidenciando a importância de respeitar e valorizar os saberes e fazeres matemáticos de Aleijadinho, bem como evidenciou a presença da razão áurea em algumas dessas esculturas. Finalizando, esses resultados mostraram a possibilidade da inserção de conhecimentos matemáticos com os saberes e fazeres dos participantes por meio do desenvolvimento de uma ação pedagógica relacionada com a cultura local com fundamentação teórica na razão áurea, na história de Aleijadinho, na Etnomatemática, na Perspectiva Sociocultural da Modelagem Matemática e na abordagem dialógica da Etnomodelagem.
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    Relação de estudantes do ensino médio com a matemática escolar : desdobramentos da pandemia de COVID -19 e do tempo integral.
    (2023) Penna, Pedro de Oliveira Ribeiro; Deodato, André Augusto; Deodato, André Augusto; Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
    Esta pesquisa de mestrado insere-se em um contexto educacional atípico, qual seja, o da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral, durante o período da pandemia de COVID19 (e do Ensino Remoto Emergencial), em uma escola estadual de um município do interior de Minas Gerais. Nesse cenário, apontamos como objetivo deste estudo, investigar mudanças nas relações dos alunos com a Matemática Escolar, causadas pela pandemia e pela adoção do tempo integral enquanto política para escolas do EM na realidade estudada. Assim, com vistas a caracterizar o contexto desta pesquisa e a fundamentá-la teoricamente, estabelecemos um diálogo com autores que apresentam as funções da instituição escolar e que trazem à baila um debate sobre o dissenso de uma crise no sistema de educação pública. Além disso, ponderamos sobre a expectativa que se coloca no tempo integral como alternativa para solucionar os problemas que compõem tal crise. Ainda com o intuito de compreender desdobramentos da pandemia na escola, dadas as estratégias utilizadas no Ensino Remoto, apresentamos reflexões de pesquisadores que investigam o uso de Tecnologias Digitais. Cabe acrescentar que, assumindo um posicionamento epistemológico alinhado com a Educação Matemática Crítica, caracterizamos os principais conceitos nos quais nossa análise se ancora, dentre os quais se destaca, principalmente, o conceito de foregrounds. Com efeito, para atender ao objetivo proposto, construído a partir do referencial teórico anunciado, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, na qual o material empírico foi produzido por meio da observação de 27 aulas de matemática e 12 de uma disciplina integradora intitulada ‘práticas experimentais’. Foram instrumentos que utilizamos durante essa observação o diário de campo, um questionário respondido por 36 alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro desses alunos e com o professor de matemática. Desse modo, depois de organizado o material empírico, construímos três eixos por meio dos quais compartilhamos a análise empreendida. Nesses eixos, percebemos que a falta de presencialidade e o formato do ensino remoto (com ações quase exclusivamente assíncronas) impactaram em certos prejuízos na relação dos discentes com a matemática. Percebemos também que o retorno do modelo presencial, concomitantemente ao tempo integral, não se mostrou garantia de se mitigar tais prejuízos. Tudo isso nos levou ao entendimento de que a escola teve fragilizados tanto seu papel de compartilhar conhecimento quando de colaborar com a socialização dos discentes. Não obstante, identificamos nos estudantes uma sensação de queda da participação da família no auxílio de seus estudos durante o Ensino Remoto. Tal aspecto, somado à questão socioeconômica, também se mostrou um fator complicador para relação dos discentes com a Matemática. Cabe acrescentar que notamos ainda não só que o caderno passou a ser mais utilizado como fonte de registro e de consulta, mas também que a câmera do celular passou a ser mais utilizada para registrar as anotações do professor. Tais fatos mostraram, em certa medida, influir na maneira que os estudantes passaram a realizar as provas de Matemática. Destacamos ainda que o acréscimo no número de aulas decorrentes do tempo integral colaborou para que houvesse instabilidade na frequência dos estudantes às aulas, fato que também impactou sua relação com a matemática. Por fim, a partir da análise do material empírico, identificamos elementos para afirmar que a organização e implementação do Ensino Médio em Tempo Integral – quando descompassada de um projeto de educação integral bem definido – pode prejudicar as pretensões futuras dos estudantes, inclusive, favorecendo a evasão escolar.
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    O quiz interativo digital na identificação de dificuldades de aprendizagem em cálculo I.
    (2023) Anjos, Isabela Matias dos; Martins, Éder Marinho; Reis, Frederico da Silva; Martins, Éder Marinho; Reis, Frederico da Silva; Homa, Agostinho Iaqchan Ryokiti; Silva, José Fernandes da
    Esta dissertação apresenta uma pesquisa que objetivou, de forma geral, discutir as dificuldades de aprendizagem em Cálculo I evidenciadas pelo Quiz Interativo Digital. O referencial teórico- bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas relacionadas ao Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, com foco nas dificuldades de aprendizagem de seus conceitos nucleares e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa em seus pressupostos e métodos e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com alunos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, matriculados na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I, oferecida no 1o semestre de 2022. Para o desenvolvimento do Quiz Interativo Digital (QID), utilizamos um ambiente de programação visual e intuitivo chamado Mit App Inventor, tentando incorporar alguns elementos de Gameficação. O QID foi aplicado por meio dos celulares dos alunos em 3 etapas: I) Limites e Continuidade; II) Derivadas; III) Integrais. Cada etapa possuiu 10 questões no total, sendo 9 questões distribuídas por níveis de dificuldade agrupadas em 3 fases (Fase 1: Nível Fácil; Fase 2: Nível Médio; Fase 3: Nível Difícil), sendo cada fase composta por 3 questões. Já a última questão foi apresentada sob a forma de Desafio, por abordar um conteúdo, tradicionalmente, considerado pelos alunos bastante específico e difícil. A partir da performance dos alunos na resolução das questões do QID, identificamos suas principais dificuldades na aprendizagem de conceitos nucleares do Cálculo I. Os resultados da pesquisa apontam que uma grande parte das dificuldades podem ser associadas, muito provavelmente, às suas dificuldades relacionadas a conteúdos da Educação Básica, especialmente, no caso de limites e continuidade. Outra parte bastante significativa das dificuldades recai sobre as aplicações, especialmente, no caso de derivadas e integrais, que podem ser relacionadas às suas dificuldades matemáticas associadas às habilidades e competências gerais necessárias à resolução de problemas. Ademais, uma das revelações de nossa experiencia de pesquisa é que diagnosticar as dificuldades dos alunos de forma constante, ao longo de todo o semestre letivo, contribui tanto para os processos de ensino como de aprendizagem, uma vez que a identificação das dificuldades deve ser feita de forma progressiva e a tempo de focar na aprendizagem dos alunos a partir de tal identificação de suas dificuldades. Sendo assim, professores e alunos podem, juntos, buscarem desenvolver ações para redirecionar os processos educativos na sala de aula de Cálculo I. Por fim, nas considerações finais, ressaltamos a importância de um ensino de Cálculo I focado não somente na aplicação de regras para os diversos cálculos, o que, tradicionalmente, não traz grandes dificuldades para os alunos na realização de tais cálculos, mas que também privilegie a interpretação, a representação e a aplicação dos conceitos nucleares do Cálculo I.
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    Investigação da faceta interacional do conhecimento didático-matemático, no contexto do programa residência pedagógica : um olhar de preceptores e residentes.
    (2023) Horta, Alexsandra Braga; Silva, José Fernandes da; Silva, José Fernandes da; Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva; Nunes, Célia Maria Fernandes
    Na contemporaneidade, debates pertinentes à Matemática fazem parte do cotidiano da sociedade, evidenciando a relevância acerca da formação docente do professor de Matemática, propondo uma discussão e problematização acerca dos conhecimentos necessários à formação docente. Esta pesquisa tem, como recorte, a Faceta Interacional do Conhecimento Didático-Matemático (CDM), no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), com um olhar voltado para as relações entre Preceptores (Professor/a da Educação Básica) e Residentes (Futuro Professor/a), os quais são os principais atores no âmbito desta política pública. Assim, este estudo tem por objetivo geral investigar a Faceta Interacional do Conhecimento Didático-Matemático a partir do vínculo entre Preceptor e Residentes, no âmbito de um Subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica. Como objetivos específicos têm-se: identificar as interações entre Preceptor/Residentes no âmbito do PRP; identificar as interações entre Residentes no âmbito do PRP; verificar se as interações entre o Preceptor e Residentes fomentam o desenvolvimento da autonomia no contexto do PRP; compreender como Preceptor e Residentes avaliam as ações desenvolvidas norteadas pelas interações no âmbito PRP. Para tal, a investigação é alicerçada no enfoque da pesquisa qualitativa, utilizando, como instrumentos de coleta de dados, observações, questionários e entrevistas, com o intuito de coletar dados que possam evidenciar aspectos relacionados à formação do professor de Matemática, no contexto do Programa Residência Pedagógica. Os participantes da pesquisa foram dois Preceptores e dezenove Residentes do módulo III da segunda edição do subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista, dentre os quais foi selecionada uma amostra de três Residentes e o Preceptor vinculado a eles para realização das entrevistas. Para compreender a relação entre Preceptores e Residentes, optou-se pela análise de dados pautada em quatro categorias constituídas a priori: Interação entre Preceptor e Residentes; Interação entre Residentes; Autonomia e Avaliação. Os dados apontaram que há efetivação das interações, sinalizando para consolidação dos conhecimentos didáticos a partir do viés da adequação dos descritores que fundamentam a interação entre Preceptor e Residentes. Observou- se, portanto, que as proposições da Faceta Interacional do Conhecimento Didático-Matemático se apresentam na conjuntura das ações que estabelecem vínculos entre Preceptor e Residentes por conferir que são constituídos conhecimentos pertinentes à docência constituídos a partir das interações entre os participantes. Assim, o Programa Residência Pedagógica torna-se uma politica pública eficaz para a formação do futuro professor, pois fomenta a formação inicial do licenciando a partir da vivência da realidade da profissão.
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    Tecnologias digitais em geometria espacial no ensino médio : experiências e perspectivas no contexto do ensino híbrido.
    (2023) Pacheco, Claudio Bernardo Lucio; Reis, Frederico da Silva; Martins, Eder Marinho; Reis, Frederico da Silva; Martins, Eder Marinho; Paiva, Maria Auxiliadora Vilela; Santos, Marli Regina dos
    Esta dissertação apresenta uma pesquisa que objetivou, de forma geral, investigar a utilização de Tecnologias Digitais em Geometria Espacial, na perspectiva de professores de Matemática do Ensino Médio, no contexto do Ensino Híbrido. O referencial teórico-bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas relacionadas ao Ensino de Geometria Espacial e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática, além de trabalhos recentes relacionados a novas experiências e perspectivas para o Ensino Híbrido. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa em seus pressupostos e métodos e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com professores de Matemática do Ensino Médio, matriculados na disciplina eletiva intitulada Tecnologias Digitais na Educação Matemática do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, oferecida no 1o semestre letivo de 2022. A partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias relacionadas a conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com a utilização dos softwares dinâmicos Poly e GeoGebra 3D, identificamos um conjunto de contribuições para o ensino de Geometria Espacial, tais como a visualização e o dinamismo proporcionados pelos softwares, e também contribuições para a formação dos professores participantes, tais como a construção conjunta de seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico. Concluímos, ainda, que toda a dinâmica de execução das atividades exploratórias buscou evidenciar a compreensão, a reconstrução e consolidação das características e propriedades geométricas nos conteúdos elencados e, assim, perspectivamos uma proposta de ressignificação do ensino de Geometria Espacial para além da aplicação de fórmulas. Por fim, nas considerações finais, apontamos para a necessidade de um (re)pensar sobre o Ensino Híbrido, à luz das possibilidades de integração das Tecnologias Digitais na Educação Matemática.
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    Elementos da faceta ecológica do conhecimento didático-matemático mobilizados por licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica.
    (2023) Santos, Paloma Ferreira dos; Silva, José Fernandes da; Silva, José Fernandes da; Pino Fan, Luis Roberto; Tinti, Douglas da Silva
    Este estudo tem como propósito estudar os elementos da Faceta Ecológica do Conhecimento Didático-Matemático (CDM) mobilizados por licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP). Para isso, foi empreendida uma pesquisa junto a um grupo de dezenove licenciandos em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista (IFMG-SJE), participantes do PRP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contou com observação simples, questionário, entrevista e análise de planos de aula. Inicialmente, foram realizadas análises dos documentos que regulam o PRP. Concomitantemente, foram feitas observações das reuniões organizadas junto com o grupo e aplicação de questionário aos dezenove participantes da pesquisa. Na sequência, foram recolhidos dois planos de aula produzidos por três participantes no âmbito do programa. Esses mesmos participantes foram entrevistados posteriormente. Esse processo visou responder à questão de investigação: Que elementos da Faceta Ecológica do Conhecimento Didático- Matemático são mobilizados por participantes do Programa Residência Pedagógica? O estudo foi pautado em referenciais teóricos voltados à discussão do conhecimento do professor, iniciando com Shulman (1986; 1987) e Grossman (1990); foi também abordado o conhecimento do professor de Matemática, baseado em Ball, Thames e Phelps (2008); e discutido o CDM, na perspectiva de Godino (2009) e colaboradores. Para a análise dos dados, recorreu-se a uma adaptação dos componentes e indicadores de adequação ecológica, propostos por Godino (2011), a saber: adaptação ao currículo, inovação didática, relações entre conteúdos matemáticos, relações da Matemática com outros conteúdos, educação e valores, e contexto profissional e socioprofissional. Como resultados, pode-se inferir que não é possível afirmar que os planejamentos analisados tenham contemplado a adaptação ao currículo, assim também, não houve a adaptação das práticas realizadas ao contexto do público atendido. Ainda nesse sentido, não foi possível, com os dados que se dispõe, analisar de forma adequada a articulação da educação e valores e relações entre os conteúdos matemáticos e da Matemática com outros conteúdos, devido à subjetividade que tais categorias apresentam, sendo esta uma lacuna deixada para estudos futuros. Face ao exposto, é evidente a contribuição da abordagem do CDM para compreensão e análise de políticas públicas voltadas à formação de professores de Matemática na contemporaneidade.
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    Saberes docentes mobilizados por professores de matemática durante um curso de formação continuada com o método Peer Instruction.
    (2023) Silva, Mayara Maia Bruno Nepomuceno; Neves, Inajara de Salles Viana; Neves, Inajara de Salles Viana; Coura, Flávia Cristina Figueiredo; Tinti, Douglas da Silva; Rosa, Milton
    O presente estudo analisa as possíveis contribuições de uma formação continuada de curta duração com professores de Matemática delimitada pelo objetivo geral de compreender que saberes docentes são mobilizados por meio do método Peer Instruction (PI) em aulas de Matemática. Para isso, a investigação pautou-se em uma abordagem qualitativa em que foi proposta a seguinte questão de investigação: Que saberes docentes são mobilizados por meio do método PI em aulas de Matemática? As referências teóricas e metodológicas que alicerçaram a discussão acerca deste objeto apoiam-se nos autores: Tardif (2004), Libâneo (2022), Mazur (2005), Franco (2019) entre outros. Como objetivos secundários dessa proposta delimitou-se analisar o conceito de metodologia ativa, em especial o PI; compreender o potencial do método PI para a mobilização de saberes docentes dos participantes e, por fim, entender como a formação continuada pode auxiliar no processo de mobilização dos saberes docentes. Para tal, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários, inicial e final, o curso ‘Peer Instruction e Geometria’, o grupo focal que foi realizado após o término do curso, e, permeando todo o processo o diário de campo da professora pesquisadora. A análise dos dados foi feita seguindo os pressupostos teóricos da Análise de conteúdo de Bardin (2011) para organização e verificação do que fora encontrado construiu-se uma analogia dos saberes docentes com os minerais e a mineração presentes na região de Ouro Preto. Dos dados emergiram as seguintes categorias de saberes dos professores: experiencial, curricular, disciplinar e o da formação, como proposto por Tardif (2004) e, para além desses, foram identificados os saberes docentes tecnológicos e os saberes convergentes, que são fomentados pela união de dois ou mais saberes, já anteriormente citados. A pesquisa envolveu professores de diversas escolas do Estado de Minas Gerais que participaram de um curso de 20 horas denominado PEER INSTRUCTION E GEOMETRIA ESPACIAL PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. No final percebeu-se pelas amplas declarações dos docentes participantes de que os objetivos da pesquisa foram alcançados.
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    O movimento de constituição da identidade de formador de professores : indícios revelados por preceptores de matemática do Programa Residência Pedagógica.
    (2023) Faria, Robson Alves; Tinti, Douglas da Silva; Tinti, Douglas da Silva; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Paula, Enio Freire de; Nunes, Célia Maria Fernandes
    O presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa intitulada “Formação de Professores que ensinam Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Teve como objetivo central investigar a atuação de preceptores no Programa Residência Pedagógica para compreender as repercussões dela no movimento de constituição da identidade de formador de professores de Matemática. No Programa Residência Pedagógica, o preceptor é um professor da Educação Básica que acompanha os alunos das licenciaturas, denominados de residentes, nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Este estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa e utilizou como instrumento de produção de dados entrevistas semiestruturadas, realizadas com dois preceptores inseridos no Programa Residência Pedagógica na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. Após transcrição das entrevistas, elas foram analisadas à luz da caracterização da Identidade Profissional de Professor que Ensina Matemática (IP de PEM), proposta por Cyrino (2017), sendo constatada uma aproximação entre essa caracterização e a Identidade de Formador do Professor que Ensina Matemática. Ademais, verificou-se que a atuação dos preceptores, tanto individual como coletivamente, contribuiu tanto para a formação dos residentes quanto para sua própria formação, reverberando no movimento da constituição da identidade profissional; que o engajamento e o compromisso deles revelaram uma preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Básica e com a aprendizagem da docência dos residentes sob seus acompanhamentos; que a participação no PRP possibilitou ao professor da escola uma atuação nova (preceptor) que mobilizou um deslocamento para constituição da sua identidade como de formador de professores. Em vista da relevância do papel dos preceptores para o desenvolvimento de futuros professores, sugere-se seja dado um maior destaque a esses profissionais nos documentos oficiais e, consequentemente, nos projetos institucionais submetidos aos editais futuros.
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    Práticas formativas voltadas para o ensino de matemática para estudantes com TDAH e aprendizagem da docência : um estudo com licenciandos(as) em matemática de um instituto federal mineiro.
    (2023) Sá, Daiana Luiza de; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Coura, Flávia Cristina Figueiredo; Deodato, André Augusto
    Entendemos que a aprendizagem da docência em Matemática se dá pelo engajamento em práticas próprias da profissão, a partir das quais os saberes profissionais se vão aprimorando gradativamente. Pensar nesta aprendizagem em uma perspectiva inclusiva, amplia as demandas e a necessidade de se desenvolver tanto uma atitude positiva em relação à diversidade, como saberes específicos que favoreçam a aprendizagem matemática em contextos variados. Este estudo teve por objetivo investigar como a participação em práticas formativas voltadas para o ensino de Matemática para estudantes com TDAH contribui para a aprendizagem da docência de futuros(as) professores(as) de Matemática de um IFMG. Trata-se de uma pesquisa de intervenção de abordagem qualitativa, na qual se procurou sensibilizar licenciandos(as) em Matemática de uma instituição pública do interior de Minas Gerais em relação a condição das pessoas com TDAH e seu impacto na aprendizagem matemática, bem como levá-los a sentirem membros de uma comunidade cuja prática envolve, entre outras coisas, pensar em alternativas para ensinar Matemática para pessoas com esse transtorno. O projeto, foi desenvolvido em uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, contou com a participação de seis licenciandos(as) ao longo de sete encontros. A coleta de informações se deu por meio da observação dos encontros, que também foram gravados em áudio e vídeo, do diário de campo da pesquisadora e de registros produzidos pelos(as) licenciandos(as) ao longo do projeto. Os resultados sugerem que os(as) licenciandos(as) ao se engajaram nas práticas formativas desenvolvidas, adotaram uma postura mais proativa e central, se apropriando de elementos acerca da prática docente e refletindo sobre a mesma. Além de desenvolverem uma postura mais sensível em relação aos(às) estudantes com TDAH, mas pensando na sala de aula como espaço para todos e todas.
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    Uma ação pedagógica fundamentada na etnomatemática para o desenvolvimento de conteúdos geométricos para alunos cegos (ou com deficiências visuais) objetivando aprimorar a prática docente de professores (cegos) de matemática.
    (2023) Silva, Giovana Aparecida Pereira da; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Manrique, Ana Lúcia; Neves, Inajara de Salles Viana
    Essa pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de um estudo fundamentado na ação pedagógica da Etnomatemática para o desenvolvimento de conteúdos geométricos de um aluno cego, matriculado no 9º ano Ensino Fundamental, de uma escola pública em Belo Horizonte, em Minas Gerais, na perspectiva de um professor cego de Matemática, por meio da utilização de materiais manipulativos e concretos como mediadores desse processo educativo. O principal objetivo deste estudo estava relacionado com a seguinte questão de investigação: Como uma ação pedagógica fundamentada na Etnomatemática pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos geométricos para alunos cegos ou com deficiências visuais para aprimorar a prática docente de professores (cegos) de Matemática, fundamentada na Etnomatemática. Os dados foram coletados por meio da utilização dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários (inicial e final), entrevistas semiestruturadas, bloco de atividades exploratórias, 9 (nove) blocos de atividades adaptadas para o aluno cego com o auxílio do professor cego de Matemática e o diário de campo da professora-pesquisadora, que compuseram a amostragem teórica desta investigação. A análise dos dados foi realizada por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Assim, os códigos preliminares foram identificados na codificação aberta, sendo agrupados por meio de suas características comuns em categorias conceituais na codificação axial. A fase analítica dos dados e a fase interpretativa dos resultados obtidos possibilitaram que a professora-pesquisadora determinasse respostas para a problemática deste estudo. A interpretação dos resultados obtidos neste estudo mostrou com a ação pedagógica fundamentada na Etnomatemática pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos geométricos de alunos cegos ou com deficiências visuais, objetivando o aprimoramento da prática docente por meio da adaptação de materiais manipulativos, como, por exemplo, o Geoplano, o Multiplano e as barras de Cuisenaire, para a sua utilização em atividades matemáticas curriculares lúdicas em sala de aula. Da análise dos dados emergiram três categorias conceituais: a) Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática no Contexto Escolar, b) Dificuldades na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática e c) Etnomatemática como uma Ação Pedagógica para a Educação Inclusiva. A interpretação dos resultados obtidos evidenciou que o desenvolvimento de ações pedagógicas diferenciadas em sala de aula estimularam a utilização de outros sentidos dos participantes como a audição, a fala e o tato, possibilitando a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de seu processo cognitivo por meio da utilização de um processo comunicativo abrangente. Por meio da utilização de materiais manipulativos e concretos, o professor cego de Matemática promoveu o aprimoramento de sua prática docente por meio da promoção de uma ação pedagógica para um processo de ensino e aprendizagem em Matemática mais holístico, que possibilitou o desenvolvimento de potencialidades de aprendizagem de conteúdos matemáticos e geométricos pelo aluno cego. Assim, a adaptação de materiais manipulativos ou concretos como o geoplano, o multiplano e as barras de Cuisinaire auxiliou o aluno cego na exploração, investigação e entendimento de conteúdos matemáticos e geométricos propostos na ação pedagógica realizada em sala de aula ao associar o concreto com o abstrato na utilização de conceitos de perímetro, área e ângulos, bem como das características e propriedades das figuras geométricas, bem como a identificação e a utilização do Teorema de Pitágoras. Os resultados obtidos neste estudo também evidenciaram a importância de contemplar as diferenças socioculturais que estão com concordância com os pressupostos do Programa Etnomatemática, haja vista que visam o constante aprimoramento de uma Educação Matemática Inclusiva.
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    Trilhas etnomatemáticas e história : contribuições do conhecimento matemático africano para o desenvolvimento de uma ação pedagógica para a etnomodelagem.
    (2023) Silva, João Batista Nunes da; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Madruga, Zulma Elizabete de Freitas; Rosa, Milton
    Esta pesquisa foi realizada em sete pontos turísticos da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Para a condução empírica deste estudo houve a participação de 8 (oito) professores de Matemática, 1 (um) Diretor Cultural, 1 (um) Historiador, 1 (um) Guia Turístico de mina de ouro e 1 (um) Proprietário de mina de ouro, que propiciaram a discussão sobre a contribuições relacionadas com o saber/fazer matematico das pessoas africanas escravizadas que está relacionado com a condução das Trilhas Etnomatemáticas. O objetivo geral desse estudo é mostrar como a abordagem dialógica entre os conhecimentos matemáticos locais (êmicos) do Guia Turístico da mina de Ouro, do Diretor Cultural e do Proprietário de mina de ouro com respeito à cultura das pessoas africanas escravizadas e de seus descendentes, podem contribuir para um melhor entendimento dos conteúdos matemáticos escolares (éticos) pelos professores de Matemática durante a utilização da Ação Pedagógica da Etnomodelagem no desenvolvimento da Trilha Etnomatemática. Os objetivos específicos desse estudo estavam relacionados com: a) descrever as possíveis conexões entre os conhecimentos matemáticos escolares de professores durante a interação com os relatos culturais do Guia Turístico da mina de ouro, do Diretor Cultural e do Proprietário da mina de ouro, b) compreender como ocorreu o processo de construção das minas de ouro da cidade Ouro Preto pelas pessoas africanas escravizadas por meio das narrativas desses profissionais, c) relacionar a Matemática escolar com os conhecimentos matemáticos vivenciados nos espaços culturais das minas de ouro e d) verificar como o conhecimento local desenvolvido pelas pessoas africanas escravizadas pode ser utilizado na compreensão do conhecimento matemático escolar por meio da ação pedagógica da abordagem dialógica da Etnomodelagem. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: Como a interação dos professores de Matemática com os aspectos culturais dos saberes e fazeres matemáticos de pessoas africanas, que foram escravizadas, e com o guia turístico local, o diretor cultural e o proprietário de mina de ouro, podem contribuir para a compreensão dos conceitos matemáticos escolares por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem?. Na coleta de dados, dessa pesquisa qualitativa, foram utilizados 2 (dois) questionários, um inicial e outro final, 4 (quatro) entrevistas semiestruturadas, 2 (dois) grupos focais, 1 (um) bloco de atividades com 7 (sete) roteiros para a Trilha Etnomatemática e o registro documental do diário de campo do professor-pesquisador. Para a apresentação e análise dos dados e para a interpretação dos resultados obtidos nesta pesquisa foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da condução das codificações aberta e axial que possibilitaram, respectivamente a identificação dos códigos preliminares e das 4 (quatro) categorias conceituais. Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram que as Trilhas Etnomatemáticas propiciaram a aquisição de um conhecimento mais aprofundado dos professores participantes sobre as características históricas, sociais e culturais da cidade de Ouro Preto, bem como possibilitou uma interação entre os conhecimentos matemáticos escolares/acadêmicos com aqueles relacionados aos saberes/fazeres matemáticos de pessoas africanas escravizadas por meio do desenvolvimento de ações pedagógicas que relacionaram a Cultura, a perspectiva sociocrítica da Modelagem e a Etnomatemática em salas de aula com o desenvolvimento da abordagem dialógica da Etnomodelagem.