POSLETRAS - Mestrado (Dissertações)
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Item As imagens literárias do cintilante Paulo Barreto: o lugar do tradutor de Salomé na Belle Époque carioca.(2023) Bastos, Túlio Pereira; Maria Rita Drumond Viana; Maria Clara Versiani Galery; Maria Rita Drumond Viana; Maria Clara Versiani Galery; Larissa Ceres Rodrigues Lagos; Vitor Alevato AmaralEste trabalho busca discutir o lugar do tradutor Paulo Barreto por meio do paratexto de sua tradução Salomé veiculado na imprensa carioca no início do século XX. O polêmico e cintilante Paulo Barreto (1881-1921), conhecido como João do Rio, foi um importante jornalista, contista, dramaturgo e tradutor. Dentre as inovações promovidas pela imprensa de sua época, coube grande destaque ao aparecimento de novas narrativas literárias por meio da atividade tradutória, além das críticas literárias rotineiras. É neste contexto que o tradutor, conhecido por irradiar a fama do esteta e decadentista Oscar Wilde (1854-1900) no Brasil, publicou a sua tradução de Salomé em 1905 na revista Kósmos, em seguida como livro pela casa Garnier em 1908. A irreverência do texto, peça trágica de Wilde proibida na Londres de 1892, rendeu à sua tradução ora comentários laudatórios, ora investidas preconceituosas vindas da imprensa brasileira. Assim, o estudo da tradução da Salomé de Barreto toma especialmente como base a sua recepção por meio das críticas literárias para a construção de sua imagem como tradutor. Pelos paratextos usados, caros à analítica proposta, notou-se uma oscilação no discurso veiculado à sua imagem como tradutor, bem como à sua tradução. Este estudo objetiva evidenciar especialmente a importância do tradutor Paulo Barreto, proeminente agente cultural de transformações da Belle Époque brasileira, sobretudo em relação à sua relevância para as historiografias da tradução e da literatura brasileira.Item Escrita que se faz com o corpo : a produção literária periférica de Nívea Sabino.(2024) Costa, Mikaela Gabriele Elias da; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Rezende, Carolina Anglada de; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Rezende, Carolina Anglada de; Soares, Ivanete Bernardino; Alexandre, Marcos AntonioEste estudo tem como objetivo investigar o uso da palavra falada e da palavra escrita pela autora Nívea Sabino, poeta-performática, dramaturga, cuja obra pode ser entendida como uma escrita que se faz com o corpo, isto é, uma escrita eminentemente performativa. O que almejamos, em síntese, no percurso dessa pesquisa, é acentuar que, tal produção periférica também pode ser lida como letramento de reexistência. Para tanto, foi analisada a segunda edição da obra Interiorana dessa autora. A dissertação desdobrou- se em dois momentos, nos quais procuramos tecer um diálogo teórico-crítico com pensadores precursores da literatura periférica, vertente em que a autora investigada se insere. E, ainda, à medida que avançamos teoricamente, entrelaçamos as nossas reflexões com poemas e relatos de Nívea, os quais evocamos para a análise. Por isso, reivindicamos uma abertura dos Estudos Literários para a enunciação de pretos(as) e periféricos(as) e, para tal, estamos inscritos dentro dos estudos do Mulherismo Africana proposto por Cleonora Hudson-Weens, do Letramento de Reexistência proposto por Ana Lúcia Silva Souza e dos Estudos de Performances proposto por pensadores importantes como Paul Zumthor, Richard Schechner, Barbara Cassin e Graciela Ravetti. Tecemos, também, diálogos entre Nívea Sabino, Leda Maria Martins e Érica Peçanha do Nascimento, dentre outros pensadores e pensadoras imprescindíveis que compõem essa escrita marcada pela tessitura do fazer africano em diáspora. Portanto, consideramos que o uso da palavra escrita ou falada pelos sujeitos periféricos vem modificando a forma de entendermos o que é considerado literário ou não na contemporaneidade.Item As contribuições da pedagogia de projetos para o ensino e a aprendizagem de língua como prática social em discursos de alunos.(2023) Coelho, Rosemary Cândido; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo; Soares, Ivanete Bernadino; Bovo, Ana Paula Martins CorrêaEsta pesquisa situa-se na interface entre Educação e Linguística Aplicada e busca articular as temáticas Pedagogia de Projetos com ensino e aprendizagem de língua. O objetivo é elucidar como a Pedagogia de Projetos pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de língua como prática social, considerando os discursos dos alunos como principal fonte de dados. Nasce da vivência da pesquisadora como orientadora de projetos na Educação Básica, entendendo que é preciso que o que é ensinado na escola faça sentido para os estudantes e professores e contribua para que eles possam agir no mundo, considerando a sua vida pessoal, o exercício da cidadania e o mundo do trabalho (PIMENTA, 2018). Assim sendo, essa proposição científica, de cunho explicativo e qualitativo, traz como bases teóricas as contribuições de Dewey (1979), Bender (2014), Hernandez (1998), Micotti (2009) e Albuquerque (2020), para as discussões sobre Pedagogia de Projetos e, paralelamente, os estudos de Bakhtin (2003), Rojo (2012, 2013), Kleiman (1995), Soares (1998 e 2021), Brasileiro (2017), Kersch; Guimarães (2012), para sustentar a abordagem sociocultural de língua, bem como uma perspectiva de ensino e aprendizagem desta como prática social. Além desses autores, constrói-se diálogo com Freire (1996) e Libâneo (2004) para a discussão de fatores educacionais que cercam o tema. Na pesquisa documental, foi constituído um corpus de 137 discursos testemunhais, composto por bilhetes, declarações e depoimentos nas modalidades oral, escrita e multimodal, que foram encaminhados por 64 alunos a 5 professores coordenadores de 11 projetos. As quantificações foram necessárias para que pudéssemos apresentar uma visão representativa panorâmica do trabalho realizado por meio da Pedagogia de Projetos. Para a análise dos dados, optamos por elencar eixos temáticos (SÓL, 2014) por acreditarmos que qualquer tentativa de categorização a priori das unidades discursivas elencadas pode ir de encontro com o que acreditamos sobre o processo de ensino-aprendizagem e de fazer pesquisa na área da Linguística Aplicada. A análise interpretativista e qualitativa das unidades discursivas apontam para o fato de o trabalho nas aulas de línguas por meio de propostas inovadoras como é o caso da Pedagogia de Projetos pode contribuir para i) a melhoria na interação professor-aluno; ii) o reconhecimento do aluno como sujeito ativo do processo de aprendizagem; iii) a ressignificação do espaço da sala de aula; iv) a associação da aula de língua á realidade socialmente vivida pelos alunos; v) a resolução de problemas de forma interdisciplinar; vi) a inclusão de alunos no processo educativo; vii) a flexibilidade do professor para replanejar ações, tempos e espaços relacionados às aulas de línguas; viii) a apropriação do objeto de ensino da aula de língua; e ix) os desdobramentos de projetos escolares para projetos futuros.Item Imaginação e liberdade : condição fundamental da literatura para crianças e jovens.(2023) Corrêa, Thiago Augusto da Silva; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Corrêa, Hércules Tolêdo; Becker, Caroline ValadaEste trabalho apresenta uma reflexão teórico-metodológica acerca das literaturas para criança e adolescente, com a temática de desconstrução de gênero e sexualidade. Considerou-se, para isso, as propostas sócio interacionista do desenvolvimento humano (Piaget, 1975; Vygotsky, 1988), para se pensar a função social da literatura, por meio da abordagem fenomenológica que compreende as condições que a linguagem que faz parte do texto pode assumir, gerando possibilidades plurissignificativas de uma dimensão sistêmica de significantes (Fiuza, 2011). Objetivou-se, portanto, abordar a literatura como meio de dar continuidade de leitura de mundo, relacionando com o mundo externo que se faz presente no indivíduo, além de elevar a concepção artística do fenômeno literário para crianças e adolescentes, possibilitando um ganho de multiplicidade e força nos modos de formação humana. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão teórica a respeito do papel social e formativo da literatura. Sendo assim, a dissertação é dividida em três capítulos. Sendo o primeiro, uma síntese teórica sobre o papel da imaginação no processo de desenvolvimento humano. Já no segundo, a discussão parte das teorias literárias, em especial a teoria da recepção, que analisa as concepções que influenciam a educação e a circulação de obras literárias no ensino formal, além de examinarem as contribuições do método fenomenológico para compreender o papel do leitor frente a obras que podem gerar desconforto devido à sua temática. Por fim, no terceiro capítulo, apresento uma análise de três obras literárias para crianças, sendo elas Pode Pegar!, de Janaína Tokitaka, Princesa Kevin, de Michael Escoffier e Julián é uma sereia, de Jessica Love. Tais narrativas estão voltadas para o leitor em fase iniciante e possuem temática que questiona os conceitos dados como gênero em nossa sociedade.Item Uso de recursos imagéticos no ensino de português escrito como segunda língua para alunos surdos : uma análise à luz dos pressupostos do letramento visual.(2023) Paula, Vanessa Souza de; Miranda, Dayse Garcia; Miranda, Dayse Garcia; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Silva, Giselli Mara daO objetivo desta pesquisa foi investigar como a seleção de imagens pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos inseridos no ensino fundamental I, matriculados em escolas inclusivas na Região dos Inconfidentes. Para tanto me ancorei em autores da área dos Estudos Surdos, que defendem, primeiramente, as identidades linguísticas e culturais dos surdos e, a partir delas, por meio das línguas de sinais como base comunicativa, o ensino da segunda língua, na modalidade escrita. O Letramento Visual foi elencado como o arcabouço teórico orientador que embasou a construção das atividades didáticas propostas e aplicadas com os alunos pesquisados. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, de natureza aplicada, através da pesquisa-ação, comumente associada às Ciências Sociais. A pesquisa foi realizada com três estudantes surdos, em três escolas diferentes: uma estadual, em um subdistrito de Ouro Preto-MG; outra estadual, em um distrito de Mariana-MG; e uma escola municipal na sede de Mariana-MG. As atividades propostas foram embasadas pelos conceitos do Letramento Visual, com o intuito de investigar se as imagens “astuciosas” contribuem, e como, para esse processo. Ao término da pesquisa, a conclusão a que se chegou é que essas imagens não prejudicam o processo de ensino-aprendizagem da criança surda e que o texto imagético, em sua construção na escrita como L2, é um contributo essencial a ser valorizado.Item Maria Auxiliadora da Silva : ethos, pathos e alteridade.(2023) Pigosso, Willian Gonzaga; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Soares, Ivanete Bernardino; Mendes, Simone de Paula SantosEsta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a construção do ethos, do pathos e da alteridade na obra da artista plástica mineira Maria Auxiliadora da Silva, tendo como objeto de análise o catálogo Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência (MASP, 2018). A partir dos estudos do discurso, e do ajuste epistemológico necessário no trato com o discurso visual, bem como a possível intersecção com o verbal, inscrito a partir do catálogo, compreendeu-se que a construção do ethos se dá, em um primeiro momento, a respeito daquilo que o museu apresenta e narra a respeito da vida e obra da artista. Em seguida, e considerando que a imagem de si se dá, especialmente, a partir daquele que diz eu, e por sua vez carrega consigo uma emoção inerente, buscamos compreender como esta emoção pode ser percebida em algumas obras da artista, especialmente aquelas obras nas quais há uma representação de si. Por fim, buscou-se compreender como a construção do ethos e do pathos corroboram para a ideia de alteridade presente na obra, tendo em vista o espaço dado ao outro dentro da obra e da própria construção do catálogo.Item Padronização do gênero redação do Enem e práticas avaliativas excludentes : foco nas funções dos elementos coesivos.(2023) Barbosa, Gabriele Lage; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Lages, Rita Cristina Lima; Assis, Juliana AlvesEsta pesquisa situa-se nos estudos da linguagem com perspectiva sociocultural (BAKHTIN, 2016), localizando-se na interface entre a Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; MOTTA-ROTH; SELBACH; FLORENCIO, 2016), a Linguística Textual (KOCH, 2018) e a Política Educacional (ARROYO, 2019; LUCKESI, 2011) e toma a estrutura composicional, as escolhas estilísticas e o modo de apresentação do conteúdo temático do gênero do discurso Redação do Enem como objetos de estudo. O objetivo geral da pesquisa é explicitar como as funções lógico-semântico- argumentativas dos elementos coesivos têm sido utilizadas em favor da padronização da Redação do ENEM e de práticas avaliativas excludentes. Para isso, além da materialidade linguístico- discursiva, cujo foco está na padronização da construção coesiva dessas produções, foi dada ênfase aos contextos políticos e educacionais brasileiros, que têm contribuído para práticas educativas excludentes. Os corpora da pesquisa documental constam de três conjuntos de documentos: uma coletânea de 30 redações que obtiveram nota 1000 no ENEM, de 2012 a 2021; os documentos oficiais instrucionais (manuais e cartilhas) fornecidos pelo MEC nesse período para orientar as ações de candidatos e corretores; e relatórios estatísticos dos candidatos e seus desempenhos, gerados e divulgados pelo INEP/MEC nesse período. A partir deste trabalho foi possível discutir as implicações linguístico-discursivas advindas das alterações verificadas no gênero do discurso Redação do ENEM, avaliar as consequências da padronização do gênero no desenvolvimento dos saberes de escrita nos alunos da Educação Básica e refletir sobre os impactos socioeducacionais do processo de padronização do gênero e das práticas educativas excludentes.Item Torto Arado : o sinuoso caminho entre o político e o literário.(2023) Souza, Yuri Moura Lima Amaral de; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Rezende, Carolina Anglada de; Fogal, Alex AlvesCom o estudo do modo de composição realista e seu caráter histórico-dialético, investigamos a relação entre um modo de representação da conjuntura social brasileira, sua formulação estética e a recepção em uma celebrada obra de literatura contemporânea, Torto Arado (2019). Apresentando três narradoras que contam suas vidas, o romance aborda o relato pessoal de mulheres negras em um Brasil rural. A partir de uma discussão sobre aspectos do modo de composição e representação realista como movimentos de uma aproximação à realidade, a análise focaliza a construção formal das narradoras do romance, bem como a elaboração do seu enredo e a maneira como a obra parece sobrepor, na transposição de fatos e questões sociais em tema e motivo, estes últimos à própria construção estética. Investiga- se, a partir dessa obra de literatura contemporânea, as possibilidades e limites da literatura enquanto espécie de documento que busca denunciar problemas de nossa realidade em seus níveis mais aparentes e, por isso, acaba por se situar em um terreno que se afasta, em alguma medida, tanto do documento quanto da literatura. O estudo da construção das formas de representação e de narração presentes em Torto Arado parte da investigação conceitual do realismo em alguns textos da obra de György Lukács.Item O uso de HQs como artefato cultural da comunidade surda para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para estudantes surdos.(2023) Silva, Reginaldo Rodrigues da; Miranda, Dayse Garcia; Miranda, Dayse Garcia; Laranjeira, Rómina de Mello; Silva, Giselli Mara daO objetivo desta pesquisa, ancorada nos Estudos Surdos, foi verificar se Histórias em Quadrinhos (HQs) produzidas por um ilustrador surdo podem auxiliar estudantes surdos do Ensino Médio, inseridos em uma escola pública inclusiva, na construção do aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita. O arcabouço teórico deste estudo foi constituído a partir de pesquisas na área da surdez que contribuem para o desenvolvimento dos Estudos Surdos no Brasil, além de autores que exprimem a relevância da Nona Arte como instrumento de leitura, ensino, aprendizagem e pesquisa. Foi eleito, como design metodológico, a abordagem qualitativa, comumente utilizada pelas Ciências Sociais para buscar explicar fenômenos societários a partir da interação direta e da observação entre pesquisador e situação/objeto de estudo. A pesquisa foi desenvolvida com dois estudantes surdos, inseridos no Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Ouro Preto-MG. O trabalho de campo foi realizado em quatro etapas: 1) mapeamento de leitura; 2) apresentação das HQs; 3) reconto da narrativa em Libras; 4) construção da narrativa em português. Foram 10 encontros com os estudantes, registrados por meio de gravação em vídeo, com um total médio de seis horas. O uso de HQs como artefato cultural da comunidade surda é uma proposta relevante para inserir os estudantes surdos em práticas de leitura e interpretação de imagens, e pode oferecer possíveis caminhos aos alunos surdos para chegarem ao português escrito, haja vista que há inúmeras possibilidades de desenvolver práticas de escrita na Língua Portuguesa. Contudo, os resultados alcançados revelaram que os estudantes não conseguiram realizar o registro escrito na Língua Portuguesa apenas com a utilização desse material.Item A assinatura feminina na imprensa paraense 1880 – 1945 : educação, feminismo, poesia e modernismo.(2023) Pina, Carolina Teixeira; Rosa, Victor Luiz da; Rosa, Victor Luiz da; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Cechinel, AndréEste estudo busca apresentar escritos literários de autoria feminina presentes na imprensa paraense do entresséculos. E, para tal, compreendemos ser necessário entender o contexto social, cultural e educacional para uma mulher exercer o ofício de escritora. Para isso, também analisamos nos jornais a veiculação de artigos sobre a ascensão do movimento feminista e suas implicações. Assim, ao revisitar os periódicos amazônicos, da Biblioteca Nacional e da Biblioteca Pública Arthur Vianna, encontramos poemas de autoria feminina que discorrem sobre diversos temas: amor romântico, maternidade, religião, desilusão, Amazônia. Tais escritos partem de mulheres em um território quase inaudito entre os estudos literários. Portanto, a pesquisa procurou seguir os preceitos que orientam a relação entre educação, autoria feminina na imprensa paraense e feminismo.Item Das ruas às redes : uma análise argumentativa do movimento social negro na Internet.(2023) Carlos, Benedicto Roberto Alves; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Chaves, Leslie SedrezOs objetivos desta dissertação é investigar o modo como os discursos antirracistas são construídos na internet, além de analisar a maneira como os ativistas digitais abordam a temática racial em suas páginas na web. Para compreender o surgimento do ativismo digital e o modus operandi dos mais novos movimentos sociais, faz-se necessário traçar um percurso histórico sobre a atuação dos movimentos sociais no século XX, além de abordar conceitos como antirracismo, racismo e movimento social. Em vista disso, a presente pesquisa possui um caráter interdisciplinar, pois estabelece um diálogo com outras áreas do conhecimento como as Ciências Sociais e a Comunicação. Outro objetivo da pesquisa é desenvolver um estudo que busque inserir as teorias da argumentação e do discurso no âmbito da internet, tendo em vista que na virada do século XX para o século XXI, entramos em uma nova era, a era da Web 2.0. Nos primeiros anos do século XXI, temos um novo conjunto de formas de comunicação. Como aporte teórico para o desenvolvimento de tal objetivo, buscamos utilizar autores tradicionais do campo da argumentação e do discurso tais como Aristóteles, Chaim Perelman, Dominique Maingueneau, Emile Benveniste, Ruthy Amossy, Marie-Anne Paveau, dentre outros. A dissertação se apoia na hipótese de que com os avanços tecnológicos, a maneira de interagir com a sociedade e/ou agir sobre o outro mudaram. Assim, o que significa estudar as teorias da argumentação e do discurso em pleno século XXI, tendo em vista esses novos meios de comunicação? É importante pensarmos que o dispositivo e/ou a rede influenciam a maneira como comunicamos, com quem comunicamos, e o que comunicamos. Faz-se necessário repensar a sociedade – e as teorias da argumentação e do discurso – com base nessas novas formas de comunicação. Ademais, compreendemos que a internet auxilia na atuação e/ou mobilização dos movimentos sociais contemporâneos, uma vez que a web 2.0 possibilita o desenvolvimento do ativismo digital.Item A tópica da prudência n`os sermões de Vieira.(2023) Schneider, Alessandra Machado; Agnolon, Alexandre; Agnolon, Alexandre; Joly, Fábio Duarte; Leite, Leni RibeiroEsta dissertação de mestrado propõe uma introdução ao estudo da Tópica da Prudência N’Os Sermões de Vieira a partir das fontes retóricas e estudo do modelo cultural, o discreto, o paradigma de homem cortesão que dominava as preceptivas do século XVII, no contexto do Antigo Regime. No Segundo capítulo, o objetivo é mapear as diretrizes educacionais filosóficas e cristãs, notadamente a Escolástica e o programa educacional dos jesuítas: Ratio Studiorum com a centralidade nas artes liberais, a fomentar uma educação para prudência, valorizando a sabedoria prática e uma educação formativa e humana. No terceiro capítulo, objetiva-se conceituar a tópica da prudência no contexto dos lugares da memória, lugares-comuns conhecidos na Instituição Retórica e comumente emulados e que compunha o repertório de linguagem do autor da obra e da recepção. Para o entendimento e atuação na dinâmica social no contexto do Antigo Regime, a prudência é a virtude preceituada pelos principais tratadistas, pois ela é o atributo que conduz à mediania. Por conseguinte, afastando-se os vícios situados nos extremos, nessas teses, a virtude está no meio pois as extremidades são viciosas. Neste contexto, a obra de Vieira apresenta elementos que o enquadram, quanto à persona do orador, no perfil ético e político de um homem prudente. Por fim, no quarto capítulo procura-se entender Vieira no contexto da prudência, as imagens e narrativas que ele construiu na apologia da sabedoria prática que serviam de esteio para fundamentar a razão de Estado contrarreformista. O lugar de excelência das representações do decoro e honra era corte, lugar favorito das encenações simbólicas, que não eram meros entretenimentos, mas sim uma figuração política que reforçava a hierarquia e diferença, tipicamente estamental. Objetiva-se mostrar a força política do orador sacro que através da palavra difundia o modelo de súditos cordatos, coadunados com a vontade do Rei, em prol da harmonia do bem comum.Item Um estudo prosódico do marcador discursivo UAI no falar mineiro.(2023) Barbosa, Carla Gomes; Antunes, Leandra Batista; Antunes, Leandra Batista; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Bodolay, Adriana NascimentoO marcador discursivo – MD – uai e suas variantes uê e ué são comumente relacionados ao falar mineiro e muito se tem questionado sobre seu significado em uma frase. Argumentamos que esse MD pode significar diversos estados afetivos do falante, como dúvida, espanto, afirmação, entre outros, e que cabe à Prosódia, junto ao contexto, contribuir para a construção do sentido do uai na interação verbal. Tendo em vista o importante papel que a Prosódia desempenha na construção dos significados na enunciação, incluindo os sentidos dos MDs, o presente trabalho tem por objetivo analisar a construção de sentido do uai e suas variantes na enunciação de modo a investigar suas características prosódicas e determinar como a prosódia participa na construção dos significados deste marcador discursivo. Para tal, foram feitas análises acústicas e enunciativas de trechos de falas masculinas nas Reuniões Ordinárias da Câmara Municipal de Ouro Preto em que ocorram um dos MDs em estudo. A análise enunciativa buscou descrever, perceptivamente, os possíveis sentidos do uai e suas variantes, no falar mineiro dentro de um recorte da comunidade de fala ouropretana, a partir dos trechos selecionados. Para tal, analisamos cada ocorrência em seus respectivos contextos para compreender e descrever seus significados, considerando o contexto no qual os discursos ocorriam. De forma geral encontramos 4 sentidos para os MDs, a saber: afirmação, dúvida, contestação e desagrado. Os aspectos prosódicos analisados foram a configuração geral da frequência fundamental (F0), a duração dos enunciados e dos MDs, a ocorrência e duração das pausas antes e depois de cada marcador e a intensidade média da realização de cada marcador. O estudo sobre F0 constatou que a maioria dos MDs apresenta curva melódica descendente, com algumas variações. Os MDs apresentaram, também, duração curta e frequentemente foram seguidos por pausas. Para os valores de intensidade, observamos maiores médias nos usos de uai com sentido de contestação. Sobre a prosódia enquanto fator que contribui para a construção de sentidos do MD uai e suas variantes, alguns parâmetros prosódicos se mostraram relevantes para distinguir os sentidos atribuídos ao termo. Sobre os dados de afirmação encontramos que a maioria apresentou curva melódica descendente, correlação entre os enunciados e seus respectivos MDs e pausa prosódica após o MD. Para os dados de contestação, a maioria apresentou curva descendente, correlação entre os enunciados e seus respectivos MDs, intensidade maior e pausa antes da realização dos MDs. Para os dados de desagrado, encontramos a maioria com curva descendente, uma menor variabilidade, intensidade menor e pausa após o MD. Por fim, para os dados de dúvida, a maioria com curva descendente, maior variabilidade dos dados, assimetria negativa, correlação entre os enunciados e seus respectivos MDs, maior duração, pausa antes do MD. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para o avanço do conhecimento dos marcadores discursivos em contexto brasileiro, principalmente no que tange aos marcadores aqui estudados, uai, uê e ué, fornecendo uma compreensão mais aprofundada de suas funções e propriedades acústicas mostrando, também, sua relevância dentro dos estudos linguísticos.Item Perfil de comunicação e linguagem de alunos surdos de escolas de ensino fundamental do município de Ouro Preto-MG.(2023) Fagundes, Kênia Toledo; Miranda, Dayse Garcia; Miranda, Dayse Garcia; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Miranda, Izabel Cristina CampolinaEsta pesquisa interdisciplinar, originada no campo da fonoaudiologia, estuda a linguagem e a comunicação na surdez, conforme trabalhos desenvolvidos por Lichtig (2004), Barbosa e Litchtig (2013), e busca reflexão e solução conjunta com os estudos da linguística funcional, que, segundo Halliday e Hasan (1985), aborda a linguagem e a comunicação como evento social em seu uso e contexto. O objetivo deste trabalho foi descrever o perfil de comunicação e linguagem de crianças surdas moradoras de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, Minas Gerais, apoiando-se nas orientações do Protocolo Bilíngue de Avaliação das Habilidades Comunicativas e de Linguagem de Crianças Surdas Reduzido, de Barbosa e Lichtig (2013). A investigação procurou estudar o desenvolvimento linguístico de crianças surdas dessa região, devido a possíveis dificuldades de acesso a língua de sinais. Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de revisão bibliográfica, levantamento de campo e pesquisa aplicada. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram o Protocolo Bilíngue do PIFFCS-reduzido, de Barbosa e Lichtig (2013), o questionário com os professores e o Critério de Classificação Econômica Brasil, de Kamakura e Mazzon (2022). Foram estudas a linguagem e comunicação de duas crianças surdas com nove anos de idade, filhas de pais ouvintes, estudantes do Ensino Fundamental I de escolas regulares públicas inclusivas de Cachoeira do Campo-MG. Os resultados obtidos, tendo em vista os contextos, revelaram que as crianças pesquisadas utilizam gestos, oralidade e a Libras em aquisição durante suas interações familiares, com predomínio de uso da modalidade visuoespacial e que elas possuem desenvolvimento linguístico correspondente a crianças com idade inferior a 2 anos, conforme Quadros (1997). Portanto, ao identificar o perfil dos participantes, pode-se confirmar o pouco acesso dessas crianças à língua de sinais, revelar a importância do contato precoce com essa língua, contribuindo para melhor consciência da educação da cidade sobre a relevância desse contato, assim apoiando a construção de diretrizes educacionais bilíngues para crianças surdas e ações públicas de defesa às minorias linguísticas.Item Um sujeito guenzo : a composição da voz poética a partir da memória da infância, em A escola das facas, de João Cabral de Melo Neto.(2023) Santos, Monick Pereira de Araújo dos; Amorim, Bernardo Nascimento de; Amorim, Bernardo Nascimento de; Rosa, Victor Luiz da; Salgueiro, Wilberth Claython FerreiraA partir da relação entre a composição da voz poética e a memória da infância, esta dissertação tem o propósito de relacionar a inserção de subjetividade na obra A escola das facas, de João Cabral de Melo Neto, com a constituição de um sujeito guenzo. Apesar de um imaginário construído acerca da poética antissubjetiva cabralina, já se sabe que a citada obra de 1980 traz traços de novidade junto às suas marcas antilíricas. Por isso, destacamos a emergência de uma subjetividade na figuração de um eu poético pela seleção de sete poemas, nos quais se vê uma considerável atuação da memória da infância. Na recriação das experiências de tal sujeito que rememora ocorre a centralidade da imagem pertencente a um menino. Por meio deste, articulamos a biografia do autor e sua linguagem poética, ou seja, a composição de tal voz lírica enquanto matéria do poema. Concluímos que, quando esse sujeito emerge de maneira mais intensa e a relação entre obra e biografia se torna mais nítida, a linguagem poética de João Cabral passa por uma transformação, uma reformulação subjetiva.Item Poesia negro-brasileira contemporânea como expressão de espaços : aproximações e digressões nas poéticas de Conceição Evaristo e Edimilson de Almeida Pereira.(2023) Tiago, Alisson Felipe; Rezende, Carolina Anglada de; Rezende, Carolina Anglada de; Amorim, Bernardo Nascimento de; Alexandre, Marcos AntônioEsta pesquisa objetiva investigar as manifestações do espaço nas poéticas de Conceição Evaristo e Edimilson de Almeida Pereira. As múltiplas significações do espaço são exploradas, portanto, seu sentido dar-se-á a partir de um ambiente dêitico, como discutido por Émile Benveniste (1995), em uma instância discursiva. Buscando desconstruir estereótipos sobre a cultura negra, serão cotejados estudiosos como Achille Mbembe (2018), Paul Gilroy (2020), Édouard Glissant (2021) que, de diferentes formas, refletem sobre a condição do sujeito negro, além disso, dissertam sobre como o ideal da modernidade é uma estrutura herdeira das instituições coloniais. Outro ponto de desconstrução desses pensadores é a ideia de uma identidade cultural pura, centralizada e enraizada. Em seguida passaremos pela contextualização e conceitualização do termo “negro-brasileira”. Nesta etapa reflete-se com pensadores como Cuti (2010), Zilá Bernd (2010) e Almeida Pereira (2008), percebendo-se que esse termo não limita, legitima ou restringe a produção literária, mas, sim, oferece novos espaços de produção e crítica literária. Ao cartografar os espaços imaginados pelos poetas tem-se como aporte o Pensamento- Paisagem de Michel Collot (2013), que observa como a relação do sujeito com o seu ambiente produz um novo mundo na escrita, baseado na perspectiva do escritor, mundo este que não se limita a ser uma mera mimese dos lugares que o poeta visitou, antes, é sua recriação na linguagem. Assim, o poeta, ao reimaginar o mundo, pode quebrar ciclo de representações estereotipadas da cultura e do sujeito negro. Sob a concepção do Espaço Literário de Maurice Blanchot (1987), será observado como a literatura também se apresenta em um ambiente autônomo, significando-se em seu próprio espaço discursivo e demostrando a impossibilidade de o poeta olhar objetiva e diretamente para a poesia. Percebe-se, inicialmente que as poéticas dos autores aqui estudados, apesar de se aproximarem pela temática, distanciam-se quanto ao modo de produção, pois a escritora mineira utiliza-se da linguagem ordinária e referencial, enquanto o poeta juizforense explora as possibilidades do signo, descrito por Blanchot como palavra bruta e palavra essencial respectivamente. Por fim, esta pesquisa também mapeia nas obras dos poetas as apresentações da performance. Nela o corpo pode se apresentar como lugar da memória, por Leda Martins (2021), e também como a representação performática da linguagem capaz de criar um efeito-mundo, segundo Barbara Cassin (2010). Entretanto, refletimos sobre como corpos-poema flertam com a ideia de uma performance que desprivilegia a presença de tal forma que a própria ideia de corpo em performance é colocada em suspensão.Item A história como um pesadelo feminino : uma análise de The Handmaid’s Tale e The Testaments, de Margaret Atwood.(2023) Gonçalves, Aline Machado; Galery, Maria Clara Versiani; Galery, Maria Clara Versiani; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Oliveira, Natália Fontes deNessa dissertação intitulada “A história como um pesadelo feminino” são analisados os romances distópicos The Handmaid’s Tale e The Testaments da escritora canadense Margaret Atwood publicados, respectivamente, em 1985 e 2019. O objetivo é mostrar como o texto atwoodiano sugere a história como pesadelo feminino. Partindo da concepção de intertextualidade como “memória da literatura”, foram mobilizadas diferentes referências históricas e tradições literárias com as quais os romances dialogam. Por isso, a dissertação foi dividida em quatro capítulos. No primeiro, apresenta-se como a recepção crítica analisa as obras e destaca-se como a questão étnico-racial no Gileadverso, isto é, no universo fictício de Gilead, vem sendo esquecida. No segundo, discute-se a inserção das distopias estudadas na tradição utópica e distópica e a subversão empreendida pelo texto atwoodiano quanto à representação feminina nessa tradição. Destaca-se, além disso, como a sátira é um elemento presente na gênese da utopia enquanto gênero. No terceiro capítulo, mobiliza-se as discussões de Maurice Halbwachs, Michael Pollak, Aleida Assmann, Paul Connerton, e Jan Assmann e conceitos como os de “memória individual”, “memória coletiva” e “memória cultural” para mostrar como um Estado pode, intencionalmente, interferir e manipular as memórias dos indivíduos que nele vivem, qual é o caso do fictício Estado totalitário fundamentalista misógino de Gilead. No quarto capítulo, partindo dos trabalhos de Giorgio Agamben e Paul Ricoeur, discute-se quem são testemunhas de eventos históricos e como elas podem (ou não) ter seus relatos validados. Ainda nesse capítulo, questiona-se com o auxílio de Joan Scott, Gayatri Spivak e Michelle Perrot o discurso acadêmico da presumida “transparência” na prática científica que esconde posturas fortemente ideológicas e, muitas vezes, misóginas. Conclui-se que a história como um pesadelo feminino não é uma exclusividade das narradoras, sendo uma referência ao tratamento dispensado às testemunhas femininas ao longo do tempo.Item Opúsculo do Triunfo Eucharistico : a construção da memória de um discurso barroco teológico-político.(2023) Silva, Franciele Maria da; Menezes, William Augusto; Menezes, William Augusto; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Lessa, Cláudio HumbertoA presente pesquisa apresenta uma análise do opúsculo do Triunfo Eucharistico — exemplar da cristandade lusitana. O Triunfo Eucharistico, foi uma festa barroca que aconteceu em 1733, em Vila Rica (Ouro Preto). Escrito por Simão Ferreira Machado e publicado em Lisboa, em 1734, o opúsculo narra as celebrações realizadas para a inauguração da nova Igreja de Nossa Senhora do Pilar e a transladação da imagem do Santíssimo Sacramento, temporariamente abrigado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A questão central do trabalho é como o discurso barroco teológico-político se relacionou ao imaginário português de ação colonizadora perpetuado no acontecimento Triunfo Eucharistico, narrado por Simão Ferreira Machado? Mediante a questão proposta, o objetivo geral visa analisar o discurso glorificado do reino português e da Igreja Católica publicitado a partir do opúsculo do Triunfo. O corpus será constituído de trechos do relato que inferem para um discurso onde sentidos religiosos e políticos ressaltam em meio ao jogo de palavras e ao cênico, aludindo para a religiosidade Cristã atrelada à Coroa portuguesa e à economia aurífera de Vila Rica. A pesquisa será descritiva, bibliográfica e qualitativa. A exploração dos dados transcorrerá por meio da Análise do Discurso de linha francesa em complemento com os Estudos Decoloniais. Além disso, foram levantados dados sobre o contexto sócio-histórico-cultural e as condições de produção relativos ao período de realização do cortejo e da publicação do relato. Após a análise, identificamos que os discursos presentes no opúsculo do Triunfo Eucharistico, evidenciam o colonialismo como uma dominação epistemológica. A ideologia de superioridade eurocêntrica, foi usada para justificar a violência, a dominação e espoliação dos povos considerados “Outros”. Percebemos, no enunciado do autor, a criação de imaginários sócio-discursivos responsáveis por indicar certas significações, e construir espaços de subalternidade. Verificamos, também, como aquela festa barroca foi utilizada como instrução pública, pois as escolhas ideológicas presentes na celebração cumpriam funções persuasivas, muitas vezes de caráter normatizador e pedagógico. A partir disso, concluímos que, amparada no “Barroco”, que tem como característica o uso da subjetividade, e naquele contexto funcionou como dispositivo discursivo, a narrativa de Machado, divulgou uma construção memorialística discursiva do ideário político- religioso do império português.Item Poema dos poemas : um itinerário espiritual na obra de Cecília Meireles.(2023) Carvalho, Éder Franco de; Perpétua, Elzira Divina; Perpétua, Elzira Divina; Agnolon, Alexandre; Guimarães, Raquel Beatriz JunqueiraO cenário artístico brasileiro sofreu consideráveis mudanças a partir da Semana de Arte Moderna, que propunha uma renovação nas artes, a partir do rompimento com o passado. No ano seguinte, Cecília Meireles publica seu segundo livro, contendo duas obras: Nunca Mais... e Poema dos poemas, cujas temáticas comungam com os ideais da corrente espiritualista a qual, em oposição ao movimento de Oswald de Andrade, propunha compreender a modernidade, indagando sobre o destino do homem, sem romper completamente com o passado. Composta por 21 poemas, organizados em três partes, a obra Poema dos poemas apresenta um eu lírico que desperta para a existência de um ser transcendente, a quem chama de Eleito, e se coloca a buscá-lo. A presente dissertação descreve este “caminho místico”, através da comparação dos poemas cecilianos com obras de teor místico e filosófico, analisando o despertar poético da então iniciante Cecília Meireles. Embora mais tarde tenha considerado Poema dos Poemas uma obra ainda imatura, a poeta já deixava transparecer nesses versos a grandiosidade de sua lírica que expõe sobre temas profundos para a reflexão humana.Item Uma leitura a partir do feminismo decolonial da obra Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie.(2023) Ferraz, Talita Ferreira; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Rezende, Carolina Anglada de; Cunha, Bruna AraújoA ficção Hibisco roxo, da autora nigeriana Chimamanda Adichie, retrata os efeitos da colonização britânica na Nigéria. A partir da narradora-personagem, Kambili, o leitor tem acesso às marcas de violência e injustiças que recaem sobre as personagens, sobretudo as femininas. Nesse contexto, o principal objetivo dessa pesquisa foi realizar uma leitura crítica da obra, sob a perspectiva do feminismo decolonial, expressão criada por María Lugones a partir dos fundamentos de colonialidade do poder estabelecidos por Aníbal Quijano (2005) e desenvolvida por outras autoras contemporâneas, como Ochy Curiel (2020), Suzana de Castro (2020), Lélia Gonzalez (2020), Sueli Carneiro (2011), Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (2021), bell hooks (2020) e Angela Davis (2017). Assim, procura-se compreender como o livro engendra e questiona a memória moldada pela colonialidade, tendo como alicerce as vivências das mulheres retratadas na obra literária. Em seguida, busca-se analisar a formação das principais personagens femininas representadas no romance adichiano, sendo elas Kambili, Beatrice, Amaka e Ifeoma, a partir da proposta do feminismo decolonial.