PPGEP - Mestrado (Dissertações)
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Item Uma análise da percepção dos trabalhadores atendidos pelo CEREST e UBS do Vale do Aço sobre os possíveis fatores psicossociais relacionados ao trabalho.(2023) Miki, Cristina Campodônico; Reis, Luciana Paula; Caram, Carolina da Silva; Reis, Luciana Paula; Caram, Carolina da Silva; Velloso, Isabela Silva Cancio; Fernandes, June Marques; Assis, Elizeu Antonio deCom a Revolução Industrial, o trabalho passou por diversas mudanças que resultaram em um aumento do número de afastamentos e adoecimentos decorrentes das atividades laborais, incluindo as doenças mentais. Nesse contexto, existe uma lacuna na literatura quanto aos estudos direcionados para análise qualitativa abrangendo vários seguimentos de trabalho com propósito de identificar os fatores psicossociais que podem levar ao adoecimento. Para isso, o objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção dos trabalhadores atendidos pelo Centro de Regional de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) e Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale do Aço sobre as condições presentes no ambiente laboral que podem afetar a saúde mental, emocional e física, identificados como os fatores psicossociais relacionados ao trabalho (FRTP). Esses fatores incluem desde o ambiente físico, a carga de trabalho até às relações interpessoais no ambiente de trabalho. Para a coleta dos dados foram realizadas 17 entrevistas com trabalhadores que, em algum momento, foram assistidos pelo CEREST ou UBS. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de tabelas. Como resultado, os principais FPRT foram: a sobrecarga de trabalho (76,47%), a pressão temporal (76,47%), a falta de apoio dos gestores (52,94%) e o assédio no trabalho ficou representado por (52,94%) das falas dos respondentes. A relevância desta pesquisa é de apresentar os FPRT mais recorrentes e de despertar o olhar da organização para se obter um ambiente saudável segundo OMS. Espera-se que o tema seja explorado buscando métodos de identificação preventiva dos riscos, maneiras de como aplicar esses métodos e o acompanhamento dos resultados junto aos trabalhadores.Item Método de decomposição de Benders generalizado para seleção estocástica de portfólios.(2023) Barcelos, Braulio Frances; Miranda Junior, Gilberto de; Silva, Thiago Augusto de Oliveira; Miranda Junior, Gilberto de; Silva, Thiago Augusto de Oliveira; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Martins, Alexandre Xavier; Camargo, Ricardo Saraiva deEste trabalho aborda o Problema de Seleção de Portfólios de Média-Variância. O problema contém um conjunto de ativos financeiros, no qual cada ativo possui um peso associado a sua escolha e um valor de retorno. O Retorno é obtido pela média dos retornos passados dos ativos ponderados pelos respectivos pesos. Outro parâmetro considerado no problema é o risco associado a cada ativo, obtido pela matriz variância-covariância. O objetivo é encon- trar a melhor combinação dos ativos ponderados pelos pesos associados, buscando reduzir o risco e aumentar o retorno. Para resolver o problema eficientemente, foram utilizados os algoritmos Conjunto Ativo e o Método de Projeção em Caixa. Além disso, foi utilizada uma técnica de pré-processamento para redução do tamanho da instância. Também, foi proposta uma reformulação do problema, utilizando-se a versão estocástica do Método de Decomposição de Benders Generalizado. Resultados computacionais mostraram a superio- ridade do Método de Projeção em Caixa em relação ao Algoritmo do Conjunto Ativo. Capaz de resolver instâncias com até 1.200 ativos, o Método de Projeção em Caixa superou o Algoritmo do Conjunto Ativo em tempo de solução e número de iterações, sendo 83 vezes mais rápido que o Algoritmo do Conjunto Ativo considerando o pior caso. Adicionalmente, as soluções derivadas do Método de Projeção em Caixa foram confrontadas com aquelas geradas pelo resolvedor de Programação Quadrática do Gurobi. Os resultados revelaram que o maior desvio observado pelo Método de Projeção em Caixa foi da ordem de 10−9 . Além disso, o código do Método de Projeção em Caixa, quando integrado ao Método de Decomposição de Benders Generalizado, foi testado e comparado com o software Gurobi considerando uma instância composta por 50 ativos e 500 cenários. O Método de Projeção em Caixa apresentou tempos de solução inferiores em comparação com aqueles obtidos pelo resolvedor de Programação Quadrática do Gurobi.Item Inovações no processo de colheita florestal : a visão dos Stakeholders sobre aspectos da sustentabilidade das tecnologias.(2023) Leite, Leonidas de Oliveira; Silva, Sergio Evangelista; Silva, André Luís; Bouyer, Gilbert Cardoso; Silva, Sergio Evangelista; Silva, André Luís; Viana, Francisca Diana Ferreira; Faria, Adriana FerreiraA relação entre sustentabilidade e inovações tecnológicas possui diversas faces, as quais precisam ser compreendidas para que as organizações tomem as melhores decisões no que diz respeito aos impactos positivos e negativos de sua adoção para diferentes stakeholders. A busca pela sustentabilidade, ou seja, por um mundo ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo – configurando o chamado Triple Bottom Line – é uma discussão que permeia esferas como as de fornecedores, clientes, entidades de fomento, comunidades acadêmicas, sindicatos, veículos de comunicação, entre outros stakeholders. Cada stakeholder, no âmbito de suas particularidades, visualiza e avalia determinado objeto de peculiar, conforme seus interesses, riscos, oportunidades e ameaças. O presente trabalho tem como objeto de estudo a indústria de base florestal, especificamente focado no processo de colheita, o qual passou por grandes transformações e inovações tecnológicas ao longo dos anos. Dentro deste contexto, foi realizada uma pesquisa documental com o intuito de captar tanto as percepções dos stakeholders quanto a relação entre as tecnologias de colheita florestal e o impacto – positivo, neutro ou negativo – que estas tecnologias causam na economia, no meio ambiente e na sociedade. Baseado em indicadores de sustentabilidade, os resultados qualitativos e quantitativos mostraram que a percepção dos aspectos econômicos predomina sobre os aspectos ambientais e sociais, notadamente entre os stakeholders que possuem poder de barganha e aqueles que possuem alta interdependência. Além disso, a pesquisa mostrou alto índice de neutralidade no âmbito de meio ambiente e opiniões divergentes no que diz respeito a aspectos sociais, demonstrando que há um descompasso entre os discursos dos diferentes stakeholders analisados no que tange às 3 perspectivas da sustentabilidade.Item Propostas de práticas de gestão do conhecimento : um estudo de caso em uma instituição financeira cooperativa.(2023) Brasileiro, Tansley Marinho; Pereira, Alana Deusilan Sester; Morais, Isabela Carvalho de; Pereira, Alana Deusilan Sester; Morais, Isabela Carvalho de; Carvalho, Fábio Câmara Araújo de; Silva, Sergio EvangelistaO conhecimento tem se tornado um ativo cada vez mais importante dentro das organizações. A falta da gestão deste conhecimento pode ser prejudicial em vários aspectos, inclusive quando se trata de um fenômeno muito comum dentro das empresas, a rotatividade de pessoal. Nesse contexto, pode haver a perda de conhecimentos, visto que o funcionário sai do seu posto de trabalho por motivos diversos, levando todo o conhecimento adquirido no decorrer do tempo. Nesse sentido, as áreas de gestão de recursos humanos das organizações, juntamente com as demais lideranças, têm direcionado esforços para entender as causas da rotatividade, objetivando reduzir e mitigar seus impactos, especialmente com relação à temática da gestão do conhecimento. Diante do exposto, o objetivo desse estudo é propor práticas de gestão do conhecimento que visem mitigar os impactos da perda de conhecimentos diante à rotatividade de pessoal em setores da Unidade Administrativa de uma instituição financeira cooperativa. Com relação a metodologia, essa pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único, sendo este classificado como qualitativo e exploratório. O estudo foi realizado em uma instituição financeira cooperativa que atua no mercado há mais de 25 anos e tem mais de 300 funcionários diretos e indiretos. Para a operacionalização do estudo de caso, com relação a técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com funcionários da organização, além da análise documental e a observação participante. Já para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Essa análise buscou entender o impacto da rotatividade de pessoal na organização relacionado a perda de conhecimento, como por exemplo, a perda de agilidade na execução das atividades do setor e a ausência do conhecimento tácito que é levado pelo funcionário que saiu do setor. Foi analisado o cenário de cada setor representado para entender quais as deficiências relacionadas a perda de conhecimento e, a partir disso, foram propostas práticas de gestão do conhecimento para cada um dos seis setores selecionados para participarem desta pesquisa. Como práticas propostas pode-se citar: Gestão do capital humano, Mapeamento de Conhecimentos, Educação Corporativa, Lições Aprendidas, Mentoring, Benchmarking e Business Intelligence. Além disso, os resultados buscam complementar a literatura e auxiliar os gestores na compreensão mais profunda da importância da gestão do conhecimento mediante a rotatividade de pessoal.Item Políticas de solução para o problema dinâmico estocástico de sequenciamento de mina a céu aberto.(2023) Teixeira, Matheus Correia; Silva, Thiago Augusto de Oliveira; Silva, Thiago Augusto de Oliveira; Martins, Alexandre Xavier; Almeida, João Flávio de FreitasDesde 2017, a produtividade da extração mineral no país tem declinado devido à contração do preço do minério no mercado global. Nesse contexto, um planejamento inicial eficaz torna-se cada vez mais crucial para garantir a viabilidade econômica ao longo da vida útil de uma mina a céu aberto. Com esse propósito, o presente estudo busca apresentar alternativas de solução para o problema dinâmico estocástico de sequenciamento de mina a céu aberto. Os métodos propostos consideram as incertezas associadas aos aspectos do preço do minério e às incertezas geológicas. Foi realizada a comparação de seis políticas para a solução desse problema por meio de um framework de simulação que abrange a dinâmica do processo estudado. Dentre as políticas analisadas, três foram treinadas utilizando ferramentas de aprendizado de máquina. Nas instâncias testadas, os métodos não treinados demonstraram-se superiores. O trabalho contribui com o desenvolvimento de métodos para assegurar a viabilidade econômica ao longo do ciclo de vida de uma mina.Item Análise das interações existentes entre governos, universidades e empresas na cidade de João Monlevade pela perspectiva do modelo da hélice tríplice.(2023) Santos, Luzia Nunes dos; Morais, Isabela Carvalho de; Gomes, Frederico Cesar de Vasconcelos; Morais, Isabela Carvalho de; Gomes, Frederico Cesar de Vasconcelos; Barbosa, Ana Paula Franco Paes Leme; Silva, Sergio EvangelistaO modelo hélice tríplice visa demonstrar que interações existentes entre universidade, indústria e governo podem capacitar a inovação e impulsionam o desenvolvimento de determinada região. Nesse sentido, essa pesquisa analisou as interações existentes entre o poder público municipal, as instituições presenciais de ensino superior e representantes da iniciativa privada, na cidade de João Monlevade, para verificação de possíveis parcerias entre esses atores que configurem ou não o modelo hélice tríplice. O modelo foi criado por Etzkowitz e Leydesdorff, pesquisadores que defenderam que a inter-relação das empresas, das universidades e do governo na busca por inovação podem corroborar para o desenvolvimento de determinada localidade. A partir da pergunta de pesquisa “Qual o papel de cada agente e as interações existentes entre governo, universidades e empresas na cidade de João Monlevade na perspectiva do modelo hélice tríplice?” as discussões contidas nesta dissertação estão focadas na análise do papel de cada agente nas interações existentes na cidade de João Monlevade. A pesquisa é baseada em um estudo de caso, com abordagem de natureza qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta da pesquisadora. A seleção de participantes buscou por agentes envolvidos na relação da instituição que ele representa, com capacidade de fornecer informações necessárias ao esclarecimento do objetivo deste trabalho. Dentre os entrevistados estão os formuladores de políticas governamentais, trabalhadores do conhecimento atuantes nas universidades, representantes de empresários locais. Foi utilizada a técnica de triangulação buscando evidências nos dados coletados sobre os três atores, analisando a convergência (ou divergência) que sustentasse a formação (ou não) de parcerias dentro do modelo hélice tríplice. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que as parcerias existentes no município entre governo e universidades, entre governo e empresas privadas, entre universidades e entre universidades e empresas privadas trouxeram benefícios para a cidade ou para algumas entidades específicas. Porém, essas parcerias não configuram um modelo hélice tríplice, por não haver interação propriamente dita entre os atores, havendo somente parcerias pontuais e ações isoladas. A análise destes resultados criou uma oportunidade de apresentar um retrato do cenário atual sobre as parcerias existentes e sobre possíveis parcerias que podem levar à utilização do modelo hélice tríplice no município de João Monlevade.Item Métodos meta-heurísticos para a resolução do problema de sequenciamento de ordens de manutenção preventiva de longo prazo.(2023) Santos, Arthur Almeida; Martins, Alexandre Xavier; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Martins, Alexandre Xavier; Oliveira, Paganini Barcellos de; Noronha, Thiago Ferreira deO sucesso de uma empresa requer o bom funcionamento e a confiabilidade de seus sistemas com máquinas e equipamentos em bom estado. Para isto, é essencial um bom plano de manutenção preventiva, que tende a ficar mais complexo conforme aumenta o número de equipamentos e o horizonte de planejamento. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver algoritmos meta-heurísticos eficientes para tratar o Problema de Planejamento de Ordens de Manutenção Preventiva de Longo Prazo (PPOMPLP). O trabalho se inicia com o desenvolvimento de uma heurística construtiva e de alocação, seguido do desenvolvimento de heurísticas de busca local e de meta-heurísticas, bem como a avaliação do desempenho dos algoritmos propostos frente à outros trabalhos da literatura. Para a calibragem e validação das meta-heurísticas foram resolvidas instâncias fictícias pequenas. Após a calibragem, as meta-heurísticas foram aplicadas na resolução de instâncias maiores e a real. Como resultado, o Iterated Local Search (ILS) foi a meta-heurística de melhor performance e o resultado obtido para a instância real foi 40,5% melhor que o apresentado na literatura.Item Avaliação de parques científicos e tecnológicos : um estudo multinível das propostas, modelos e métricas de mensuração do desempenho.(2023) Bomfim, Márcio Batista; Silva, André Luís; Silva, Sergio Evangelista; Silva, André Luís; Silva, Sergio Evangelista; Viana, Francisca Diana Ferreira; Freitas, Alan Ferreira deOs Parques Científicos e Tecnológicos - STP ́s estão em processo de crescimento e expansão em vários países. Este tipo de empreendimento desempenha vários papéis fundamentais para a sociedade através do estímulo à inovação, melhoria dos níveis de competitividade das empresas, difusão da cultura do empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico das localidades. A participação e contribuição destas organizações como incubadoras e aceleradoras de desenvolvimento de empresas de base tecnológica proporcionam vantagens competitivas, além de gerar resultados incrementais no âmbito social e econômico. Por se tratar de um modelo de negócio complexo, devido aos múltiplos agentes e diferentes objetivos organizacionais, a gestão do desempenho global é um dos maiores desafios. De acordo com este contexto, o objetivo central deste trabalho é descrever e analisar os indicadores e métricas utilizados para a avaliação do desempenho de parques científicos e tecnológicos a partir da elaboração de um estudo teórico e multinível. A visão pretendida do estudo é abordar a avaliação de desempenho dos STP ́s em relação aos principais agentes envolvidos no ecossistema do parque de acordo com as premissas teóricas do modelo de quádrupla hélice (empresa, governo, universidade e sociedade). Neste sentido, os objetivos dos principais stakeholders, estratégias e a geração de valor sustentável a longo prazo serão os direcionadores para a avaliação do desempenho da organização. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado como método de pesquisa a revisão sistemática de literatura, que contemplou 65 artigos de publicações em periódicos sobre a temática, com um recorte de 11 anos (2012-2022). Como principais resultados, foram identificados inicialmente um conjunto amplo de 84 indicadores e/ou métricas de avaliação do desempenho dos STP ́s, em relação aos diferentes agentes. Posteriormente, a análise e discussão dos resultados possibilitaram a sumarização de um conjunto de 15 indicadores-chave comum a todos os agentes, a identificação das principais dimensões do desempenho e por fim, a criação de uma categorização de índices para mensuração do desempenho dos STP ́s de maior grau de confiabilidade. A contribuição desta pesquisa para a teoria, concentra-se em sua abordagem abrangente que proporciona uma visão panorâmica em relação a avaliação dos STP ́s. Além disso, o estudo pode ser utilizado como fonte robusta, confiável e atualizada sobre a temática proposta, para embasar estudos futuros e também como ferramenta auxiliar para os gestores no processo de tomada de decisão.Item Métodos meta-heurísticos para o problema de localização de máxima cobertura multiobjetivo.(2022) Pinheiro, Ruan Carlos Silva Menezes; Gomes, Helton Cristiano; Gomes Júnior, Aloisio de Castro; Gomes, Helton Cristiano; Gomes Júnior, Aloisio de Castro; Guimarães, Irce Fernandes Gomes; Klen, André MonteiroA definição da melhor localização para uma instalação é uma decisão estratégica desafiante para os gestores de organizações públicas e privadas, vistos os inúmeros benefícios que uma decisão adequada pode gerar. A correta localização de uma ou mais instalações pode proporcionar vantagens competitivas para as organizações através da proximidade com clientes/fornecedores e de fontes de recursos, bem como com a redução de alguns custos operacionais e logísticos. Ela pode implicar, também, no melhor atendimento da demanda dos clientes. Porém, a decisão de localização requer inúmeros estudos específicos e necessita da utilização de algum tipo de ferramenta para auxiliar na análise das alternativas. Visando auxiliar os gestores das organizações na determinação da localização de instalações, tornando a tomada de decisão mais adequada, este trabalho tem como objetivo desenvolver métodos para a resolução do problema de localização de máxima cobertura formulado como um problema de otimização multiobjetivo (MO-PLMC). Problemas de localização tratam de decisões sobre a obtenção da melhor configuração para a instalação de uma ou mais facilidades, visando atender com qualidade a demanda de uma população, com o menor custo possível. O MO-PLMC será abordado buscando a otimização de dois objetivos: a maximização da demanda atendida e a minimização do custo de instalação das facilidades. Na resolução de um problema de otimização multiobjetivo é determinado um diagrama de Pareto, onde cada ponto representa uma solução Pareto-ótima. Porém, a construção do diagrama pode ser muito complexa, dependendo da natureza do problema a ser resolvido. Visto isso, foram implementados e testados dois métodos meta-heurísticos, baseados no Greedy Randomized Adaptive Search Procedure e no Variable Neighborhood Search, para gerar conjuntos de soluções Pareto-ótimas para o MO-PLMC. Para avaliar a eficiência dos métodos, os conjuntos de soluções Pareto- ótimas obtidos através da utilização de instâncias geradas como proposto na literatura, e adaptadas para a otimização multiobjetivo, foram comparados através de três métricas de avaliação de desempenho: medidas de distância, diferença de hipervolume e taxa de erro. Foram realizados, também, experimentos estatísticos com o intuito de comprovar a existência de diferença significativa entre os métodos com relação às métricas utilizadas. Para isso foi utilizado o teste estatístico t de Student, adequado para a comparação de duas populações. Com base nos experimentos computacionais, concluiu-se que o MOVNS foi superior ao GMO, para todas as instâncias, em relação às três métricas.Item Apresentação do circuito das práticas como ferramenta para o processo de desenvolvimento de produtos.(2023) Soares, Larissa Mendes; Morais, Isabela Carvalho de; Pompeo, Karin Ligia Brondino; Morais, Isabela Carvalho de; Pompeo, Karin Ligia Brondino; Nascimento, Thaysa Costa do; Pereira, Alana Deusilan SesterExistem diversas metodologias utilizadas para o desenvolvimento de produtos, com diferentes etapas e sequências. As metodologias propostas encaram o processo de desenvolvimento de novos produtos de forma predominantemente racional e linear e não consideram as influências das práticas dos consumidores no processo de desenvolvimento de novos produtos. Sendo assim, o objetivo principal do presente trabalho é entender de que forma as práticas dos consumidores podem ser inseridas no processo e podem afetar o desenvolvimento de produtos. Para responder ao questionamento, analisei a prática de decorar ambientes sob a lente do circuito das práticas, proposto por Magaudda (2011), por meio da análise de conteúdo de vídeos postados no YouTube. A partir da análise, proponho um protocolo teórico-empírico de coleta de dados para desenvolvimento de novos produtos, que pode ser integrado a diferentes etapas dos modelos de desenvolvimento de produtos existentes. Mostro que a investigação das práticas dos consumidores é útil tanto para identificar oportunidades de desenvolvimento de um novo produto quanto para validar um protótipo com os consumidores, tornando os modelos existentes mais eficazes.Item Índices de desempenho em Núcleos de Inovação Tecnológica.(2023) Oliveira, Maiara Gonçalves de; Silva, André Luís; Silva, Sergio Evangelista; Silva, André Luís; Silva, Sergio Evangelista; Bagno, Raoni Barros; Turri, Silvia Novaes ZilberOs Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) possuem história de quase 20 anos de formalização jurídica no Brasil. Sua legislação é datada de 2004 e foi decretada pela Lei de Inovação no 10.973/2004, que dispõe sobre estímulos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Na referia lei, as atribuições são diversas. Porém, mesmo possuindo quase 20 anos de formalização jurídica, alguns pontos deste tipo de instituição continuam sendo questionados e pesquisados. Alguns dos pontos questiona- dos são: obrigatoriedade de existência em todas as universidades, falta de recursos para seu funcionamento e também métodos para avaliar seu desempenho. Diante dos pontos colocados, o objetivo deste trabalho é identificar de acordo com a literatura índices de desempenhos de NITs. Para tanto foi feita uma pesquisa bibliométrica em literatura es- pecializada para analisar, comparar e propor estes índices. Como resultado viabilizou-se um sistema de medição subdivididos em resultados, estrutura, estratégia, ecossistema e processo.Item Concepção participativa do trabalho para uma nova instalação de coleta seletiva.(2023) Rodrigues, Vitor de Araújo; Rocha, Raoni; Rocha, Raoni; Martins, Máximo Eleotério; Duarte, Francisco José de Castro Moura; Moura, Daniel Braatz Antunes de AlmeidaA concepção participativa depende do envolvimento das pessoas para constituir ou melhorar os seus ambientes de trabalho. O presente estudo visa responder através de uma pesquisa-ação à demanda de transferência para uma nova instalação de uma Associação de Catadores de Material Reciclável de Ouro Preto. A investigação parte da Análise Ergonômica do Trabalho e utiliza a participação como meio para projetar o trabalho e desenvolver as atividades da organização. Constitui-se um projeto participativo do trabalho a partir da utilização de objetos intermediários para fomentar decisões coletivas sobre o trabalho. O estudo se insere no ambiente de coleta seletiva, inspirado em estudos da literatura realizados em diferentes ambientes como hospitais, escritórios e ambientes marítimos/portuários. Estudos anteriores indicam que as intervenções ergonômicas enfrentam diversos desafios, entre eles: restrições financeiras e de tempo, níveis de experiência e questões sociais, culturais e individuais. Ainda assim, as relações sociais favorecem o encontro de mundos promotor das transformações do trabalho.Item Estudo comparativo das barreiras que afetam a adoção do Facebook e Instagram no contexto do social commerce de uma indústria cosmética.(2023) Delfino, Thaise Daiara; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Oliveira, Fernando Bernardes de; Christino, Juliana Maria MagalhãesAs tecnologias digitais reformulam a maneira das empresas conduzirem seus negócios. Devido à popularidade dos sites e plataformas de mídias sociais, surgiu uma grande oportunidade para as empresas explorarem esses novos canais para comercialização, dando origem ao chamado Social Commerce (S-commerce), no português, Comércio Social. Trata- se de um novo modelo de negócio de comércio eletrônico intermediado pelas mídias sociais. Em 2020, o processo de adoção do S-commerce se intensificou em virtude do imprevisto cenário de pandemia da COVID-19. Entretanto, o S-commerce ainda é pouco estudado, sendo escassos os estudos realizados com empresas, especialmente as de grande porte. Os estudos empíricos limitam-se a pesquisar apenas os fatores que afetam a adoção do S- commerce nas pequenas e médias empresas (PME’s), sem explorar os elementos que compõem a reconfiguração do modelo de negócio e sem explorar as barreiras presentes no processo de adoção. De maneira mais específica, não há estudos que avaliem as barreiras de modo comparativo entre as diversas mídias sociais existentes, como o Facebook e Instagram, que utilizam as principais teorias de adoção de novas tecnologias como base. Entre essas teorias, tem a Technology-Organization-Environment (TOE), a Unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT) e a Technology Acceptance Model (TAM). Dessa forma, a elaboração de modelos conceituais e teorias a respeito do S-commerce ainda é um desafio para os acadêmicos. Além de possuir baixos custos de implementação, tem grande potencial para impulsionar os negócios, aumentar o reconhecimento de marca, fortalecer o relacionamento com o cliente, alcançar novos clientes e ser uma nova fonte de receitas. Entretanto, devido à escassez de estudos, as empresas não dispõem de um guia que mostre o caminho para implementar e solucionar as barreiras presentes no S-commerce. Este estudo tem por objetivo avaliar as barreiras enfrentadas por uma empresa de grande porte, comparando duas redes sociais, o Facebook e o Instagram. Primeiramente foi proposto um framework da reconfiguração do modelo de negócio a partir da adoção do S- commerce. Neste modelo foi abordado o passo a passo da reconfiguração do modelo de negócio. Para a realização do estudo comparativo para identificar as barreiras da adoção das mídias sociais, foi feito um estudo de caso entrevistando sete colaboradores de uma indústria cosmética, além de observação participante e análise documental para robustecer as análises dos dados. O questionário utilizado para a coleta dos dados esteve ancorado nas teorias de adoção de tecnologia (TOE, UTAUT e TAM) com a inclusão de outros elementos encontrados na literatura. A partir da revisão sistemática foi possível mapear as etapas, identificar os fatores que influenciam a adoção do S-commerce e os que geram valor para o cliente. E a partir do estudo de caso realizado foi possível observar que a presença de barreiras no Instagram foi ligeiramente maior do que no Facebook. Essa presença é destacada nas abordagens limitação das plataformas e contratação de influencer. Entre as dimensões a mais presente foi a ambiental.Item O panorama da logística reversa no Brasil e seus mecanismos de controle.(2023) Pinto, Juliana de Oliveira; Viana, Francisca Diana Ferreira; Martins, Máximo Eleotério; Viana, Francisca Diana Ferreira; Martins, Máximo Eleotério; Freitas, Suzy Magaly Alves Cabral de; Martins, Maria Rosa SelvatiO cenário mundial atual é caracterizado pelo constante desenvolvimento tecnológico, crescimento populacional e consumo excessivo, fatores que ocasionam aumento na geração de resíduos. Diante disso, a gestão eficaz e eficiente desses materiais é uma tarefa que vem ganhando importância nas pautas governamentais desde a década de 1960. Nos dias de hoje, a pauta dos resíduos sólidos é um assunto que interessa, além do governo, as empresas e a população. Em paralelo, a logística reversa vem se consolidando, a partir de 1990, como uma área estratégica das organizações capaz de gerar ganhos financeiros. A sua funcionalidade de retorno dos produtos a partir dos consumidores faz com que ela seja um instrumento indispensável na gestão dos resíduos. No entanto, somente nos últimos anos a logística reversa ganhou reconhecimento neste assunto, a partir da aprovação da lei no12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O objetivo deste trabalho é analisar os principais mecanismos de controle da logística reversa, realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura. Nos resultados foi apresentado o panorama brasileiro atual de gestão de resíduos sólidos, as legislações relacionadas aos canais logísticos dos resíduos de pós-venda e pós-consumo e as legislações nacionais relacionadas à logística reversa, além de analisar a principal legislação que abrange a logística reversa. Por fim, mesmo com um longo caminho a ser percorrido, observa-se um grande avanço das legislações associadas à logística reversa, sobretudo no ano de 2022 com a aprovação de três decretos importante, que visam uma maior sinergia entre os principais atores para o sucesso desse processo: sociedade, indústrias e governo.Item Identificação e análise dos fatores que afetam o desenvolvimento de tecnologias patenteadas no contexto de universidades públicas.(2023) Castro, Eloiza Luzia Boanerges de; Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Rapini, Márcia SiqueiraA universidade ocupa um lugar importante nas economias contemporâneas, no qual o desenvolvimento e a difusão de tecnologias são peças fundamentais. Ainda que a literatura sobre desenvolvimento de tecnologias na universidade tenha tratado dos fatores que interferem nesse processo, verifica-se a necessidade de reuni-los sobre um mesmo arcabouço teórico. Dessa maneira, este estudo se desenvolve em torno da seguinte questão: quais fatores facilitam ou dificultam o desenvolvimento de tecnologias patenteadas no contexto universitário brasileiro? Buscando responder essa questão, objetiva-se identificar e analisar os fatores que facilitam ou dificultam o desenvolvimento de tecnologias patenteadas no contexto de universidades públicas. Com esse propósito, empregou-se a metodologia qualitativa, compreendida em duas fases: análise documental e entrevistas. Estas foram realizadas com 31 pesquisadores das universidades públicas Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que atuam em diferentes áreas do conhecimento e com níveis de experiência em desenvolvimento de tecnologia também distintos. Acerca das implicações teóricas, este estudo traz novos fatores que afetam o desenvolvimento de tecnologias e apresenta um modelo que reuniu e organizou os fatores, alcançando amplitude e profundidade capazes de facilitar sua análise e compreensão. Quanto às implicações para a prática, os resultados poderão contribuir para a elaboração de medidas visando impulsionar a geração de patentes universitárias. Ademais, a comparação entre a situação ideal e real revela o quadro atual do desenvolvimento de tecnologias na universidade, servindo de base para a formulação e execução de um plano de melhoria.Item Análise do desenvolvimento de um ambiente acadêmico de inovação.(2023) Damásio, Camila Alves; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Oliveira, Fernando Luiz Pereira de; Freitas, Jonathan SimõesAs inovações criadas normalmente são o resultado da ação organizada de diversos atores e instituições (por exemplo, universidades, empresas, institutos de pesquisa, entre outros) em sistemas sociais complexos. Esses ambientes são normalmente caracterizados por redes sociais em diferentes níveis formadas por indivíduos com conhecimentos diferentes e complementares. As patentes podem ser consideradas uma importante manifestação da criação de inovações tecnológicas, pois são documentos formais que registram dados da invenção, seus inventores e as instituições detentoras dos seus direitos de propriedade intelectual. Dessa maneira, este estudo buscou responder à seguinte questão de pesquisa: Como os ambientes acadêmicos de inovação se desenvolvem ao longo do tempo? Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar como os ambientes acadêmicos de inovação se desenvolvem no tempo, a partir da interação das equipes de pesquisadores/inventores. Para entender melhor o processo de criação de inovações tecnológicas, foram utilizadas as lentes teóricas dos sistemas sociais de inovação. O objeto de estudo consistiu na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), cujo desenvolvimento de sua capacidade inovadora foi pesquisado por meio dos dados de 93 patentes produzidas em seu ambiente entre os anos de 1988 e 2020. A pesquisa utilizou-se de fontes documentais e baseou-se na coleta de dados dos atores deste ambiente. Como principal resultado, destaca-se que a patente envolve diversos atores; em vários casos, há a reunião de conhecimentos diferentes e complementares advindas de diferentes unidades acadêmicas e não acadêmicas. Esta pesquisa concluiu que no decorrer do tempo os pesquisadores passaram, cada vez mais, a formar equipes entre si para a criação das patentes, demonstrando a importância da troca de conhecimento. Como contribuição para a teoria, este estudo analisa como se desenvolvem os ambientes acadêmicos de inovação. De uma perspectiva prática, esta pesquisa aponta insights e diretrizes que podem guiar a formação e desenvolvimento de novos ambientes acadêmicos de inovação.Item Um estudo das tecnologias e arquiteturas da indústria 4.0 no contexto da cadeia de suprimentos digital e inteligente.(2023) Fernandes, Júlio César Morais; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Fernandes, June Marques; Frazzon, Enzo MorosiniA quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0) é fortemente impulsionada pela transformação digital. E nesse contexto, as empresas dependem cada vez mais de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para alavancarem produtividade e competitividade. Este estudo avança na pesquisa sobre Cadeias de Suprimentos Digital e Inteligente (CSDI) que é uma das dimensões da I4.0. Ao considerar o conceito de I4.0, existem poucas pesquisas sobre as questões relacionadas à sua implementação no nível da Cadeia de Suprimentos (CS). Nesse sentido, é explorada a relação entre as tecnologias avançadas da I4.0 e a CSDI. Para estudar essa relação foi escolhido como contexto de estudo uma importante empresa do segmento siderúrgico do Brasil. Nesse contexto, a análise dessa relação foi realizada a partir do seguinte objetivo geral: propor rotas tecnológicas capazes de integrar princípios da I4.0, arquiteturas e tecnologias em prol de uma CSDI a partir da aplicação do modelo technology roadmap (TRM), no contexto de uma siderúrgica brasileira. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em profundidade e os dados coletados por meio de entrevistas, reunião com grupo focal e workshop. Essa pesquisa apresenta 05 achados: (1) adaptação da arquitetura RAMI4.0 ao contexto da cadeia de suprimentos (artigo 1); (2) foram identificados 03 estágios para adoção das tecnologias da I4.0 no contexto da CSDI: avaliação do status tecnológico da empresa; priorização dos fornecedores parceiros; e, implementação das ações para adoção das tecnologias (artigo 2); (3) a proposição de uma integração de princípios, arquiteturas e tecnologias da I4.0 por meio da elaboração das rotas tecnológicas no modelo TRM (artigo 3); (4) foi observado que diferentes projetos são aplicados especificamente para um determinado grupo de mercadoria (matéria-prima e/ou sobressalente), e, em diferentes etapas da cadeia de suprimentos; (5) um resultado relevante é que o Enterprise Resource Planing (ERP) foi considerado o sistema informatizado que relaciona com as demais tecnologias envolvidas em diferentes projetos de aplicação dessas tecnologias. Os achados 4 e 5 foram observados nos três artigos.Item Gestão do conhecimento como estratégia para a sustentabilidade de uma incubadora tecnológica de cooperativas populares.(2023) Alves, Aline Mara Soares; Pereira, Alana Deusilan Sester; Alves, Jean Carlos Machado; Pereira, Alana Deusilan Sester; Alves, Jean Carlos Machado; Morais, Isabela Carvalho de; Andrade, Emmanuel Paiva deO conhecimento possibilita às organizações a definição de estratégias em busca de sua sobrevivência. Buscando ações que visem a sustentabilidade, as organizações, bem como incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs), precisam definir estratégias para propiciar o aperfeiçoamento e a incorporação do conhecimento à cultura organizacional. As ITCPs inseridas no contexto de instituições de ensino superior (IESs), são vistas como uma forma de aplicação da extensão universitária que combina esforços individuais no intuito de alcançar propósitos coletivos. Assim, possuir a gestão do conhecimento (GC) como uma estratégia organizacional pode possibilitar que a ITCP saiba lidar com seus conhecimentos para alcançar seus objetivos internos e aqueles vinculados às ações de assessoria. Desse modo, esta pesquisa teve como intuito propor possíveis estratégias de GC que visem a sustentabilidade das ações de uma ITCP. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, baseado nas experiências de uma ITCP, definida na instituição a qual está inserida, como um laboratório de extensão. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: observação participante; entrevistas semiestruturadas com membros da ITCP, guiadas por roteiro; e análise documental a partir de registros disponibilizados pela ITCP. Buscou-se, por meio deste trabalho, compreender a metodologia de trabalho da ITCP e as relações que ela estabelecia, assim como identificar processos de conhecimento e práticas de GC existentes na incubadora e associadas a esses processos. Foi analisada a sustentabilidade da ITCP considerando as dimensões econômica, política, social, de gestão e de formação, o que possibilitou a identificação de problemas de conhecimento que poderiam ser obstáculos no desenvolvimento das ações da ITCP e propensos a impactar a sustentabilidade da incubadora, além de atingir aqueles apoiados por ela. Assim, entendendo esses problemas, foram sugeridas ações voltadas ao conhecimento considerando o contexto da ITCP estudada e as estratégias existentes. Por fim, foi proposto um framework de GC adaptado da teoria que visou incluir aspectos considerados relevantes pelos membros da incubadora, que foram expostos nas entrevistas, unindo a essa construção as reflexões estabelecidas quanto ao conhecimento e à sustentabilidade. Ademais, este estudo teve por intuito contribuir com a teoria de GC relacionando a estrutura organizacional de uma ITCP, sua sustentabilidade e os preceitos da filosofia que embasam suas ações, com os conhecimentos existentes e desafios a serem enfrentados quanto ao conhecimento e a continuidade de suas ações.Item Desafios do purchasing em tempos de covid-19 : práticas resilientes para mitigar rupturas na cadeia de suprimentos de saúde.(2023) Araujo, Renato; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Ferreira, Karine Araújo; Pedroso, Carolina BelottiO objetivo deste trabalho é identificar as práticas de gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM) aplicadas à atividade de purchasing capazes de melhorar a resiliência da cadeia de saúde em tempos de pandemia. A atividade de purchasing consiste em execução de compras, gestão dos recursos financeiros, incluindo seleção, avaliação e monitoramento de fornecedores. A literatura aborda as práticas de gestão da atividade de purchasing em diversos contextos organizacionais, contudo, a avaliação da aplicabilidade dessas práticas durante a pandemia da COVID-19 é incipiente. Poucos estudos apresentam as práticas de gestão da cadeia de suprimentos aplicadas à atividade de purchasing que são capazes de reduzir rupturas aumentando a resiliência da cadeia em tempos de pandemia. A resiliência está relacionada à manutenção do fluxo de fornecimento, bem como sistemas e ações voltadas para mitigar os efeitos das rupturas na atividade fim do setor de saúde. Espera-se que a adoção de práticas identificadas como catalisadoras de resiliência possibilite eliminar rupturas e/ou mitigar seus efeitos nos suprimentos de materiais e serviços de saúde. A abordagem adotada é essencialmente qualitativa. Em um primeiro momento, foi utilizada a revisão sistemática da literatura (RSL) a partir das bases de dados ScienceDirect, Emerald, Wiley e Web of Science compreendendo o período de 2017 a 2019. A metodologia de Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-Análises (PRISMA) foi adotada para desenvolver a RSL. Após uma seleção de 705 documentos, foram aplicados filtros e analisados 52 artigos que apresentaram práticas ou conceitos de gestão na atividade de purchasing das organizações de saúde no período de pandemia pela COVID-19. Foram utilizadas as palavras chaves supply chain, resilience, purchasing, hospital, Covid-19, buying e healthcare. Em seguida, foi realizado um estudo de caso múltiplo no contexto de 4 unidades de saúde. Para realizar o registro e tratamento dos dados levantados em campo, esta pesquisa adotou uma abordagem fundamentada em metodologia multicritério. Optou-se pelo Método da Análise Hierárquica (Analytic Hierarchi Process – AHP). Este projeto sugere cinco proposições de práticas de gestão que podem contribuir para o aumento da resiliência do purchasing no enfrentamento a pandemias, a exemplo da COVID-19. As práticas propostas são colaboração, flexibilidade, visibilidade, agilidade e compartilhamento de informação. A sobrecarga nas unidades de saúde e a demanda exponencial por medicamentos e serviços específicos no combate à crise provocada pela pandemia da COVID-19 exigem enorme coordenação de aquisição pelo setor de purchasing. A partir da aplicação dessas práticas, verificou-se a redução de rupturas e/ou seus efeitos na cadeia de suprimento de saúde e aumento de sua resiliência. A partir do AHP foi possível estabelecer um ranqueamento de implantação das práticas de gestão no conjunto das organizações. Essa sequência de implantação foi diferente da literatura para o estudo de caso. A sequência de implantação segue a ordem da prática mais relevante para a prática que menos influencia na redução de rupturas e/ou seus efeitos. Pelos apontamentos visualizados na RSL e no estudo de caso verificou-se que as práticas apresentaram grau de importância diferentes. Todo esse planejamento visa garantir que o atendimento prestado pelo serviço de saúde mantenha o fluxo de valor que atenda aos clientes das unidades de saúde.Item Desenvolvimento e aplicação de técnicas de produção enxuta em uma indústria de confecção de vestuário.(2022) Rodrigues, Michelle Costa; Oliveira, Fernando Luiz Pereira de; Oliveira, Fernando Luiz Pereira de; Cruz, Frederico Rodrigues Borges da; Silva, Sérgio Evangelista; Oliveira, Francisco Horácio Pereira deA indústria de confecção de vestuário é das mais antigas do mundo, comprometendo um grande número de operações críticas. Os principais problemas da indústria de vestuário são: tempo de espera, a taxa de produção, fluxo desbalanceado, a grande variedade de produtos, baixo ciclo de vida e demanda sazonal. A melhoria da produtividade é realizada através da implementação de várias ferramentas da filosofia do lean manufacturing (produção enxuta), juntamente com o CEP (Controle Estatístico do Processo) de forma adaptada para esse tipo de indústria. O estudo tem como objetivo otimizar os processos da indústria de confecção, buscando um modelo que seja eficaz devido às particularidades dessa indústria. Após a implementação das ferramentas enxutas e CEP na indústria de confecções, os resultados alcançados são a redução do estoque de trabalhos em andamento, aumentos no volume de produção e aumento da eficiência da linha.
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